AUDIOVISUAL

Embratur incentiva promoção do turismo por meio do audiovisual no 53º Festival de Cinema de Gramado

A Agência é parceira patrocinadora do festival pela primeira vez entendendo a importância do audiovisual como uma janela para promover o turismo do Brasil no exterior
Divulgação/Embratur
Festival de Cinema de Gramado acontece entre 13 a 23 de agosto

14/8/2025 – Em mais uma ação estratégica para fortalecer a imagem do Brasil no cenário internacional, a Embratur marca presença como patrocinadora inédita da 53ª Edição do Festival de Cinema de Gramado. 

Na próxima sexta-feira (15), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, vai participar da solenidade de abertura do Festival. No dia 16, ele participa do painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”. Na ocasião, Freixo vai destacar o momento vivido pelo audiovisual brasileiro e sua importância na promoção do nosso soft power. O audiovisual como uma janela para mostrar a diversidade cultural, a sustentabilidade, o talento  e a riqueza natural  como as principais faces do Brasil para o mercado internacional.

“Nossa presença inédita como patrocinadora do Festival de Cinema de Gramado marca um novo momento para a Embratur. Entendemos o imenso poder do audiovisual como uma vitrine para o mundo, capaz de mostrar a diversidade cultural, a competência dos nossos profissionais e as paisagens deslumbrantes do Brasil. Estar em dos mais prestigiados festivais do país é afirmar nosso compromisso em transformar a força criativa do nosso cinema em uma poderosa ferramenta de atração de turistas e de construção de uma imagem positiva para o Brasil no cenário internacional”, ressaltou Marcelo Freixo. 

Um dos mais prestigiados da América Latina, o Festival de Cinema de Gramado acontece entre 13 a 23 de agosto e serve de palco para a nova fase da promoção turística brasileira, que vê na cultura uma vitrine para o mundo. 

Estratégia

A presença no festival integra a estratégia da Embratur para consolidar uma imagem global positiva do Brasil, utilizando o ‘soft power’ para influenciar outros países por meio de sua cultura, valores e políticas. Além disso, a Agência entende os festivais como ativos para o turismo e ao apoiá-los busca fortalecer as complementaridades entre o audiovisual e o turismo. 

Nesse sentido, por meio do EmbraturLAB, a Embratur tem lançado editais em parceria com instituições como o Porto Digital para que startups apresentem soluções para os desafios do turismo. 

Além disso, reconhecendo o poder das telas para promover destinos turísticos e a imagem do país, a Embratur estruturou uma série de iniciativas para fortalecer o setor audiovisual. A agência integra hoje o GT para modelar a criação de uma Film Commission Nacional. A iniciativa, que reúne Ministérios, Ancine e a Rede Brasileira de Film Commissions, apresentará uma proposta em setembro. 

Para o presidente da Agência, a Embratur está tratando o audiovisual com a seriedade que ele merece. “Criamos uma área dedicada ao tema e estamos liderando, junto com parceiros, a criação de uma Film Commission Nacional. Estamos atuando em várias frentes para fortalecer o turismo audiovisual. Lançamos editais como o ‘Brasil com S’, que fomenta  curtas-metragens sobre nossos destinos, e o prêmio ‘Brasil tá pra Game’, que reconhece jogos que exploram nossa cultura e apoia uma série de festivais no Brasil e no mundo Essas ações são parte de uma estratégia de soft power: usar nossa criatividade para influenciar positivamente a percepção sobre o Brasil e despertar o desejo de conhecer nosso país”, afirmou. 

Festival de Cinema de Gramado 

O Festival de Cinema de Gramado é um motor econômico e de imagem para a região e para o país. Dados de edições anteriores revelam seu poder de atração e repercussão. A 52ª edição, em 2024, gerou um impacto de R$ 474 milhões em mídia espontânea, com uma audiência online estimada em mais de meio bilhão de pessoas. O evento atrai cerca de 300 mil visitantes, elevando a ocupação hoteleira a patamares entre 90% e 100%. Para o comércio local, o incremento no faturamento pode chegar a 70% durante o festival. 

Em 2025, o festival registrou um recorde de 1.378 filmes inscritos, um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior, sinalizando sua crescente relevância. 

A participação estratégica da Embratur no evento reafirma a importância do audiovisual não apenas como manifestação cultural, mas como um pilar de desenvolvimento econômico capaz de gerar empregos, renda e projetar um Brasil plural e atraente para o mundo. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.