18/08/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo participou do Painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, neste sábado (16), durante a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado (RS). No debate, que contou com com a abertura de Joelma Gonzaga, secretária de audiovisual do Ministério da Cultura, e a participação da gestora cultural da Colômbia, Gisela Fonseca, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, Freixo destacou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e a promoção do Brasil no exterior.
A Embratur é patrocinadora do festival, que reforça o soft power do turismo (a capacidade de um país influenciar outros de forma indireta e positiva, por meio de sua cultura, valores e políticas). Ao apoiar o evento, a Agência reforça a estratégia de fomentar o audiovisual como uma forma de aumentar a presença do Brasil no exterior e atrair mais viajantes estrangeiros para destinos nacionais.
“Na Embratur, nós acreditamos e apostamos no forte potencial das obras audiovisuais como ferramentas de promoção da imagem do Brasil para o mundo. Vivemos uma profunda transformação na forma como o Brasil é percebido globalmente, somos um país que recupera sua autoestima, e que se posiciona com autenticidade no mundo. Esta é uma mensagem que o audiovisual também carrega e imprime em telas mundo afora”, afirmou Freixo.
“As produções brasileiras retratam a riqueza da nossa cultura, a diversidade e o encanto do povo brasileiro, nos projetando de forma positiva e fazendo com que cada vez mais estrangeiros venham visitar o Brasil. Isso aquece o turismo e injeta receita em nossa economia”, defendeu. O Festival é considerado um ativo para o turismo, e o apoio da Embratur visa fortalecer a complementaridade entre o setor audiovisual e o turístico.
Festival de Cinema de Gramado
O Festival de Cinema de Gramado é um motor econômico e de imagem para a região e para o país. Dados de edições anteriores revelam seu poder de atração e repercussão. A 52ª edição, em 2024, gerou um impacto de R$ 474 milhões em mídia espontânea, com uma audiência online estimada em mais de meio bilhão de pessoas. O evento atrai cerca de 300 mil visitantes, elevando a ocupação hoteleira a patamares entre 90% e 100%. Para o comércio local, o incremento no faturamento pode chegar a 70% durante o festival.
Em 2025, o festival registrou um recorde de 1.378 filmes inscritos, um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior, sinalizando sua crescente relevância.
A participação estratégica da Embratur no evento reafirma a importância do audiovisual não apenas como manifestação cultural, mas como um pilar de desenvolvimento econômico capaz de gerar empregos, renda e projetar um Brasil plural e atraente para o mundo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.