18/8/2025 – Boas práticas internacionais e o crescente interesse do mercado turístico global por destinos alinhados à sustentabilidade inspiraram a Embratur em uma ação inédita. A Agência lançou, nesta segunda-feira (18), o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade abordando as práticas e resultados de sustentabilidade no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024. O lançamento foi anunciado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante o evento “A força da cultura e do turismo na bioeconomia brasileira”, realizado no Rio de Janeiro.
Trata-se de um documento de referência, capaz de dar transparência às ações, fortalecer a reputação e posicionar o Brasil como destino competitivo também pela responsabilidade socioambiental. O relatório apresenta o novo ciclo de governança e transparência adotado pela Agência desde 2023. O documento foi desenvolvido com base nos padrões da Global Reporting Initiative e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o relatório mostra que o turismo sustentável promove um desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. “Estamos diante de um momento decisivo para a humanidade, em que precisamos agir diante da crise climática e reconfigurar as relações de trabalho”, lembrou.
“O Brasil vai sediar a COP 30, e nós temos a missão histórica de mostrar ao mundo que é possível gerar riqueza sem devastar biomas, valorizando quem preserva: comunidades tradicionais, povos originários e trabalhadores que mantêm viva a cultura e a natureza. A Embratur trabalha para fazer do Brasil um protagonista nessa transição. Somos um país vibrante, diverso e consciente de que nossa maior riqueza está no cuidado com o meio ambiente e com sua natureza”, completou Freixo.
Segundo o Diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, a decisão de elaborar o relatório surgiu da necessidade de avaliar com precisão e comunicar com transparência as práticas de ESG que vêm sendo incorporadas à atuação da agência desde 2023.
“Demonstrando um novo patamar de modernização e maturidade institucional, este Relatório é uma das entregas fundamentais do nosso Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ele evidencia nosso compromisso com um turismo internacional mais responsável, inclusivo e regenerativo, e materializa a visão que implementamos desde 2023, baseada em parcerias, metas e ações concretas. Com isso, a Embratur reforça sua atuação responsável e seu papel protagonista na construção de um turismo sustentável, capaz de aliar a promoção de destinos à agenda climática e à valorização do nosso maior patrimônio: a diversidade do Brasil”, afirmou Gevaerd.
Relatório de Sustentabilidade
O documento traz um panorama amplo sobre a Embratur, sua história e suas ferramentas e ações para promover o Brasil no exterior. Entre os temas abordados estão o turismo regenerativo e as ações da Agência para descarbonizar as suas atividades. Nesse sentido, o texto apresenta alguns dos parceiros da Agência, como a Biofábrica de Corais, de restauração recifal no litoral brasileiro; a Onçafari, organização que atua na conservação da biodiversidade brasileira por meio da proteção de áreas naturais e do monitoramento da onça-pintada, espécie-símbolo da fauna sul-americana; e a Fundação SOS Mata Atlântica, voltada à promoção conjunta de campanhas de sensibilização e educação ambiental para aquele bioma.
Sobre impactos ambientais, conforme consta no relatório, desde 2023 a Embratur tem planejado ações concretas, metas e compromissos para orientar as atividades institucionais da Agência em relação à presença internacional do Brasil. Esse planejamento “inclui medidas claras para prevenir, mitigar ou compensar impactos negativos, bem como para ampliar os impactos positivos do nosso trabalho.”
No tópico de transparência, o texto apresenta, entre outras coisas, os canais de acesso à Agência, como a ouvidoria oficial, que também recebe denúncias, e a Comissão de Ética e Conduta, para aconselhamento interno.
Como acessar
O documento é 100% digital e estará disponível na página de sustentabilidade da Embratur. Acesse aqui.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.