AUDIÊNCIA PÚBLICA

Embratur apresenta no Senado estratégias de atuação e resultados recordes do turismo internacional

Em audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o presidente Marcelo Freixo destacou as ações realizadas pela gestão e os avanços no setor do turismo frutos do trabalho executado pela Agência.
Pércio Campos/Embratur
Freixo destacou os recordes que o país tem alcançado e que são fruto do trabalho de promoção executado pela Agência

19/8/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou, na manhã desta terça-feira (19), dados e resultados do turismo internacional do Brasil, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. Na ocasião, Freixo destacou os recordes que o país tem alcançado e que são fruto do trabalho de promoção executado pela Agência. O Plano Brasis também foi destaque na apresentação, que abordou ainda os métodos que tem sido adotados para colocar os destinos brasileiros em evidência para o mercado internacional, como a inteligência de dados e segmentação de campanhas. 

Em sua fala, o presidente da Agência afirmou que a cadeia de serviços do turismo é muito ampla, englobando uma série de profissionais e prestadores de serviços, desde motoristas de aplicativo e táxi, garçons de restaurantes, até trabalhadores de hotéis. Diante desse contexto, a atividade turística deve ser pensada também da perspectiva de quem atua para receber o visitante estrangeiro e como isso impulsiona a economia e promove desenvolvimento social.

“O turismo é um grande aliado para o desenvolvimento econômico do Brasil, sendo considerado tão forte quanto o agronegócio, por exemplo, devido às oportunidades que oferece. Ele se destaca por ser muito democrático e pulverizado, beneficiando diversas regiões do país. A percepção do turismo deve mudar: não é sobre ‘quem viaja’ (como um privilégio), mas sim sobre ‘quem recebe’, o que o torna uma prioridade de geração de emprego e renda e impacto econômico”, salientou.

“O turismo representa 8% do PIB brasileiro, enquanto a produção de petróleo e gás é 12% do PIB. Há a necessidade de dar ao turismo uma nova gaveta de prioridade orçamentária e pública, transformando-o em uma política pública independente de governos”, ressaltou Freixo.

Na ocasião, o presidente da Embratur destacou que o Brasil já recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros em apenas 7 meses, e que o segmento já gerou uma renda de US$ 4,1 bilhões, ou cerca de R$ 23 bilhões, no mesmo período. De acordo com ele, 80% da meta para o ano – 7,3 milhões de turistas internacionais – já foi alcançada. 

A presidente da Comissão, senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), mencionou a aprovação de duas emendas específicas do turismo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), destacando sua importância para o orçamento e parabenizando a comissão. Para ela, a apresentação de Marcelo Freixo coincide com as aprovações. “Para que se faça um trabalho estratégico, é necessário que o turismo esteja em evidência no orçamento”, disse.

Já a senadora Augusta Brito (PT/CE), membro da Comissão, expressou surpresa com o alto número de turistas estrangeiros chegando ao Brasil e a dimensão do aumento. A parlamentar solicitou acesso a dados sobre a distribuição dos turistas estrangeiros por estado, para entender quais regiões recebem o maior número, com o objetivo de fortalecer essas áreas, e fazer um pronunciamento sobre o tema.

Estratégia

Marcelo Freixo destacou que os recordes que o país tem alcançado nas chegadas de turistas estrangeiros são fruto da estratégia baseada em inteligência de dados e do conjunto de ferramentas que a Embratur adotou desde o início desta gestão.  “A Embratur adota um novo modelo de gestão baseado em inteligência e dados, garantindo que suas ações e estratégias sejam eficientes e bem direcionadas. Isso permite que a instituição ajude os estados a serem mais eficientes em suas próprias promoções turísticas, como no caso do Amazonas, que mudou sua estratégia de mercado baseada nesses dados”, explicou.

Freixo disse, ainda, que o principal emissor de turistas para o Brasil é a Argentina. Nos primeiros sete meses do ano, mais de 2,5 milhões de Hermanos estiveram no país. Em seguida, como grandes emissores vêm o Chile, os Estados Unidos e o Uruguai.

O Feel Brasil também esteve entre os temas de destaque. Freixo explicou que o programa foca na distribuição geográfica do desenvolvimento do turismo por meio de 101 experiências, de todos os estados do país, que incluem diversos segmentos de turismo e são majoritariamente de micro e pequenas empresas. 

Conectividade

Outro destaque na apresentação foi a ampliação da conectividade aérea do país, que também registra recorde. Somente neste ano, a estimativa é de um aumento de 16,3%, com 75.130 voos programados. Em 2024, foram 64.620. 

“Há um trabalho para aumentar a malha aérea para o Brasil, incluindo 30 novos voos. Por exemplo, o investimento no mercado chileno levou a um aumento significativo no número de chilenos vindo para o nosso país. O Chile se tornou o segundo país que mais visita o Brasil, por meio de acordos com companhias aéreas”, salientou.

Plano Brasis

Por último, Marcelo Freixo apresentou aos membros da Comissão o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 (Plano Brasis). 

“O Plano Brasis é um plano de marketing que o Brasil não tinha há 20 anos, visando promover as especificidades de cada região, pois o Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. Além do plano nacional, cada uma das 27 Unidades da Federação tem um plano próprio, com estratégias regionalizadas. Para a elaboração, foram ouvidas mais de 2,5 mil pessoas”, explicou o presidente da Embratur.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.