20/08/2025 – A Embratur, o Import Promotion Desk (IPD), programa financiado pelo governo da Alemanha para acelerar empreendimentos sustentáveis de 21 países parceiros, e o Sebrae, discutem uma parceria estratégica para a ampliação das ações do IPD no Brasil. O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, participou de um encontro entre o representante do IPD, Marius Thümmrich, e o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
Thümmrich visitou os estados da Bahia, Amazonas e Pará para conhecer alguns dos empreendimentos pré-selecionados na etapa de prospecção. Em setembro, já com as empresas selecionadas para o projeto, o IPD iniciará a etapa de integração e capacitação dos empreendedores que receberão acompanhamento técnico. A reunião com a Agência e o Sebrae aconteceu no início do mês. Os empreendimentos selecionados receberão acompanhamento técnico por três anos, incluindo mentoria, capacitações e apoio em marketing, além de participar de feiras internacionais, como a ITB Berlim e a WTM Londres.
O IPD é uma iniciativa financiada pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha para conectar importadores europeus a fornecedores em 21 países. A iniciativa facilita negócios sustentáveis em turismo e outros setores como ingredientes naturais, produtos frescos, flores de corte, frutos do mar, e até tecnologia da informação, e já presta auxílio financeiro a iniciativas ligadas à sustentabilidade em países como Equador, Malawi, Nepal, Sri Lanka, Tunísia e Uzbequistão.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a proposta é ajudar empresas locais (agências de receptivo, operadores de atividades, meios de hospedagem e de transporte) que atuem com iniciativas inovadoras e sustentáveis a se conectarem com o mercado europeu por meio de oportunidades de matchmaking.
“Ao mesmo tempo que valorizamos empreendimentos alinhados com o posicionamento da Embratur e comprometidos com o pacto global de desenvolvimento econômico sustentável, aprendemos mais sobre as necessidades do mercado alemão e europeu como um todo, tornando nossos destinos mais competitivos no mercado internacional. As empresas participantes contarão com treinamentos, mentorias, participação em rodadas de negócios nas feiras internacionais, viagens de familiarização e ações de promoção comercial e marketing”, afirmou Freixo.
A iniciativa é voltada exclusivamente para empresas já em funcionamento, com atuação em experiências autênticas e sustentáveis, que desejam dar os primeiros passos em relações comerciais no modelo B2B, ou seja, empresa para empresa.
Apoio da embaixada
A aproximação entre a Embratur, o IPD e o Sebrae tem como foco inserir o turismo brasileiro no programa de desenvolvimento econômico sustentável. As articulações para a entrada do país no projeto tiveram início na ITB Berlim 2023, com o apoio da Embaixada do Brasil na capital alemã.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.