20/08/2025 – A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou nesta terça-feira (19), em Brasília, sua nova identidade visual, marcando uma etapa de expansão da aviação nacional. O evento, que contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu autoridades e lideranças do setor para debater caminhos para ampliar a conectividade aérea e consolidar o turismo internacional no Brasil.
Na abertura, o presidente da ABEAR, Juliano Noman, destacou que o setor vive um novo momento, superando os números da pré-pandemia e registrando recordes de passageiros transportados. Ele também ressaltou o papel social das companhias aéreas, lembrando a atuação em situações de crise, como o transporte gratuito de órgãos para transplantes e a mobilização emergencial durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
“Estamos diante de uma nova etapa para a aviação brasileira. O desafio agora é ampliar a conectividade e fortalecer a presença internacional do Brasil, conectando o país a mais destinos nas Américas, Europa e África. Esse é o propósito da ABEAR”, afirmou Juliano Noman.
Ao prestigiar a cerimônia, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou os resultados alcançados pelo Brasil no turismo internacional em 2024 e 2025. Segundo Freixo, o país bateu recorde de visitantes estrangeiros no último ano, com 6,77 milhões de turistas, o que gerou uma receita de 7,3 bilhões de dólares. Apenas em 2025, entre janeiro e julho, o Brasil já recebeu quase 6 milhões de visitantes internacionais, com expectativa de encerrar o ano acima de 8 milhões, marca histórica para o turismo internacional.
“O Brasil é hoje o segundo país que mais cresceu no turismo internacional no planeta, com 48% de aumento em 2025. Isso é fruto de muito trabalho conjunto, público e privado, em especial das companhias aéreas, que são decisivas para a nossa estratégia”, afirmou Freixo.
Ele ressaltou ainda que a conectividade aérea é um pilar para transformar o interesse crescente pelo Brasil em viagens concretas. “Não há turismo qualificado em um país de dimensão continental como o nosso sem uma malha aérea robusta. É preciso maturidade para compreender que se trata de uma relação de interesse comum, público e privado, pelo crescimento do país”, finalizou o presidente da Embratur.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.