IDENTIDADE VISUAL

Inspirada na biodiversidade e cultura brasileira, Embratur lança nova identidade visual no Salão Nacional do Turismo 2025

A nova marca será apresentada no estande da Agência e aplicada em campanhas internacionais, reforçando sustentabilidade, inovação e experiências autênticas do Brasil
Divulgação / Embratur
O lançamento oficial acontece no Salão Nacional do Turismo 2025

20/08/2025 – Com o objetivo de reforçar o posicionamento do destino Brasil com pilares como sustentabilidade, inovação e autenticidade do nosso país, a Embratur lança a nova identidade visual da Agência. O lançamento oficial acontece no Salão Nacional do Turismo 2025, um dos maiores eventos do trade turístico no Brasil, que reunirá representantes de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo agentes e operadoras de turismo, empresas de logística, órgãos federais e estaduais, além de representantes de estados e municípios.

A nova linguagem gráfica foi desenvolvida para as ações de promoção no mercado internacional, destacando texturas e a riqueza sensorial do Brasil. Folhas de ipê e coqueiro, o coração da bananeira, galhos de açaí, palha da costa e casca do landi são os protagonistas do novo conceito, que busca traduzir a autenticidade brasileira em grafismos inspirados na biodiversidade e na cultura nacional. Cada textura foi cuidadosamente escolhida para carregar uma narrativa sensorial, com suas cores e aromas únicos, contribuindo para uma comunicação mais envolvente com o público-alvo. A proposta é conectar a imagem do Brasil a destinos e experiências turísticas que só podem ser encontradas aqui.

A apresentação da nova identidade está alinhada à estratégia de promoção internacional para o público final, estabelecida pela Embratur desde 2023, sob a liderança do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os grafismos vivos serão aplicados em todos os materiais de comunicação da Agência, incluindo campanhas publicitárias, peças promocionais, conteúdo digital e ativações em feiras e eventos globais.

“Esta nova identidade visual é a impressão digital do Brasil que queremos mostrar ao mundo”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Buscamos na nossa ancestralidade, na nossa natureza e na nossa cultura os elementos para criar uma marca única, que expressa a diversidade e a sustentabilidade das nossas experiências. Queremos que o turista internacional sinta a energia do Brasil antes mesmo de embarcar, e que entenda que não há lugar no mundo como o nosso.”

Com o slogan “There’s no place like Brasil” (“Não há lugar como Brasil”), as campanhas internacionais da agência já destacam experiências diversas, sustentáveis e inovadoras. O novo sistema gráfico vem para fortalecer essa mensagem, aliando estética, propósito e estratégia para posicionar a marca Brasil de forma competitiva no mercado internacional.

Este mergulho nas impressões dos destinos brasileiros foi a base para a construção de uma linguagem visual original, proprietária e profundamente conectada à essência do país. O conceito reforça para o mundo a imagem de um Brasil mais criativo e inesquecível, com um forte apelo a experiências multissensoriais. Com isso, a Embratur fortalece seu papel institucional e entrega consistência visual e um diferencial competitivo para a marca-país em um cenário de alta concorrência entre destinos.

Para conhecer o processo criativo da nova identidade, acesse: Embratur rebrand

Salão do Turismo

O Salão do Turismo é mais do que um grande evento para o público brasileiro é uma oportunidade de qualificar e estruturar a oferta turística nacional para a promoção no mercado internacional. Ao reunir a diversidade de destinos e experiências do país, o evento funciona como uma vitrine que reflete o Brasil que o mundo deseja conhecer, um país plural, sustentável e inclusivo.

Além do lançamento oficial da nova identidade visual, a Embratur participa de uma série de agendas ao longo do evento como a cerimônia de abertura, o lançamento do Programa Natureza com Pessoas, em parceria com o ICMBio e a capacitação com o TikTok e a Meta.

No segundo dia estará presente no Conselho Nacional de Turismo, bem como no Workshop de Afroturismo, no Núcleo de Conhecimento, o que  reforça o compromisso de desenvolver e promover produtos turísticos autênticos e de padrão internacional. Além disso, a Embratur realizará a entrega do Plano Brasis para as 27 unidades da federação.