21/08/2025 – A Embratur assinou, nesta quinta-feira (21), um Protocolo de Intenções para aderir ao Programa Natureza com as Pessoas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa, firmada durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo (SP), no estande do Ministério do Turismo (MTur), tem como objetivo desenvolver ações conjuntas de promoção internacional do turismo em Unidades de Conservação.
O Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires. A iniciativa alia a conservação do meio ambiente à visitação e à geração de renda para as comunidades locais por meio do turismo. O Programa Natureza com as Pessoas, lançado em celebração aos 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), busca ampliar o número de visitantes nessas áreas, conciliando proteção ambiental e desenvolvimento social.
O acordo de cooperação entre a Embratur e o ICMBio prevê o desenvolvimento de projetos de interesse mútuo para fortalecer o ecoturismo, o turismo de bem-estar, o turismo de base comunitária e o turismo técnico-científico no Brasil. “É muito importante ter o turismo caminhando junto com esse debate da sustentabilidade. O turismo é um parceiro das unidades de conservação. A Embratur cabe apresentar o Brasil no mundo. E se tem algo que nos ajuda a uma imagem positiva do Brasil, são as unidades de conservação. E a gente não tem como promover o Brasil para um outro caminho que não seja o da responsabilidade ambiental ou climática. O mundo não virá para cá, se não for por esse caminho”, afirmou Marcelo Freixo.
“Esta é mais uma frente de cooperação que abrimos conjuntamente. O engajamento da Embratur nesta iniciativa é crucial para o fortalecimento do turismo sustentável brasileiro, com foco no público internacional, nos parques e reservas geridos pelo ICMBio”, enfatizou Mauro Pires. “Nosso objetivo é que as pessoas se reconectem com a natureza e vivenciem experiências ao ar livre ao mesmo tempo que essa prática fortaleça a economia local, pousadas, hotéis, restaurantes, lojas de artesanato, agências de turismo…”, destacou Pires.
O presidente da Embratur complementou que a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente são pilares da atuação da Agência na promoção internacional do Brasil. Que ferramentas o turismo tem para ajudar as unidades de conservação? O grande debate que a gente faz na Amazônia é qual é a economia que a gente vai viver, uma economia que quer ver a floresta deitada ou uma economia que quer ver a floresta em pé”, exemplificou Freixo.
Desenvolvimento e identidade
O ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, também participaram da solenidade. Sabino também destacou a importância do desenvolvimento econômico do turismo sustentável como uma alternativa ao desmatamento.
“Se as pessoas que vivem próximas a unidades de conservação não tiverem garantido condições de se desenvolverem econômica, financeira, intelectualmente, socialmente, eles vão pra cima da floresta. E o entendimento do Ministério do Turismo é de que a melhor forma de garantir esse desenvolvimento sustentável, social, intelectual, é através do ecoturismo. Para que essas pessoas vejam que a floresta em pé vale mais que a floresta no chão”, disse o ministro.
Já Capobianco destacou que a relação do turista com os destinos visitados é a relação com as pessoas que vivem nessas regiões. “É muito trabalho, é muita dedicação para que a gente possa fazer do Brasil, ‘o’ destino. Um país que possui uma natureza exuberante, diversidade de norte a sul, leste a oeste, está associado a uma cultura densa, a uma culinária, a modos de vida que trazem ao turista um prazer, uma vivência e um espírito de solidariedade” disse.
“Turismo é o contato com as pessoas. Quando você vai para o Tapajós e percorre aquelas unidades de conservação, o parque nacional, terras indígenas, entra em contato com as comunidades, que produzem pescaria, mel, isso cria uma partilha, um respeito pelo outro, uma valorização da cultura”, acrescentou Capobianco.
Trabalho conjunto
A parceria com o ICMBio é uma das ações estratégicas da Embratur para fortalecer a imagem do Brasil no exterior. A Agência já havia assinado um Termo Aditivo a um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto em 2023, além de um novo Protocolo de Intenções em março de 2025, focado na divulgação internacional de Unidades de Conservação por meio de produtos audiovisuais.
O turismo de natureza, que inclui ecoturismo e turismo de aventura, é considerado um segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável, pois proporciona benefícios às comunidades locais e serve como plataforma para a educação ambiental. Este modelo é visto como uma alternativa ao turismo de massa tradicional. As iniciativas da Agência no Salão Nacional do Turismo reforçam o compromisso de promover o Brasil como um destino alinhado com a sustentabilidade.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
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Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.