22/08/2025 – Em um marco para a promoção da diversidade no turismo brasileiro, a Embratur oficializou sua participação na Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A assinatura do termo de adesão ocorreu nesta sexta-feira (22), durante o Salão do Turismo, em São Paulo, e contou com a presença do presidente da Agência, Marcelo Freixo.
A adesão formaliza o compromisso da Embratur em fomentar a autonomia econômica e a integração de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Os objetivos da estratégia incluem o desenvolvimento de políticas públicas para a elevação da escolaridade, a criação de vagas de emprego formal e o combate à discriminação no ambiente de trabalho.
De acordo com Freixo, com a assinatura do termo, a Agência dá um passo importante para mostrar “o Brasil que a gente quer que exista”. “O Brasil que a gente coloca no mundo é um Brasil da democracia, que precisa ser afirmado e reafirmado em todas as nossas ações, seja na capacitação interna, seja na promoção externa. O turismo precisa reafirmar um país democrático. Não há receita que justifique o Brasil não ser o que a gente quer viver”, completou.
Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, do MDHC, celebrou a parceria. “Esta é uma estratégia que coletiviza a responsabilidade pela inclusão e permanência, buscando um novo lugar de autonomia e empoderamento para as pessoas LGBTQIA+. Juntos, estamos construindo a nova jornada do Brasil que desejamos, um país que já existe e só precisa ser visibilizado. Ter a Embratur conosco nesta jornada nos enche de ainda mais esperança e nos honra profundamente. A adesão de uma empresa como a Embratur demonstra que estamos no caminho certo, pois valida todo o processo e reforça nosso compromisso”, disse.
Setor privado
A iniciativa também recebeu o apoio do setor privado, com a adesão de empresas como a Orinter Tour & Travel. Jorge Souza, representante da empresa, comemorou a participação. “A Orinter é uma operadora brasileira com 34 anos de história e eu fico muito orgulhoso e honrado de poder estar aqui hoje participando desta iniciativa do governo federal para poder continuar nosso trabalho de apoio à diversidade”, afirmou.
O compromisso foi reforçado por Rafael Marques gerente de RH da empresa, que destacou a importância da representatividade interna para a efetividade das políticas de inclusão. “Eu sou um homem LGBT, então é muito importante para mim estar dentro do time de recursos humanos, pois se nós como companhias queremos entregar um trabalho diverso, é importante a gente ter diversidade”, disse ele.
Estratégia Nacional
A Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+ tem entre os seus principais objetivos fomentar a autonomia econômica e cidadã de pessoas LGBTQIA+, promover a integração no mercado formal de trabalho, elevar o nível de escolaridade, desenvolver políticas públicas conjuntas e incentivar práticas de integração por parte das empresas. O programa também prevê o fortalecimento da economia solidária, do cooperativismo e do empreendedorismo.
Entre as ações planejadas, destacam-se a implementação do Plano Nacional de Trabalho Digno, o Programa de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda, e o Comitê de Oportunidades Econômicas para essa população.
Para aderir, as empresas deverão atender a critérios de boa conduta, como ausência em cadastros negativos em relação a trabalho análogo à escravidão, e submeter o Termo de Adesão, encaminhando em até dois meses após a adesão um cronograma de atividades como planejamento para cumprir as ações de empregabilidade assumidas pela empresa.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.