INOVAÇÃO

Salão do Turismo 2025: Embratur e TikTok capacitam empreendedores para o mercado internacional

Workshop apresentou estratégias para capacitar os participantes, falando sobre audiência engajada, ferramentas de publicidade, conteúdo criativo e mais funcionalidades do aplicativo
Embratur/Divulgação
A inovação e parcerias com a rede social TikTok e com a Netflix aumentam as possibilidades de promoção dos destinos brasileiros no exterior

22/08/2025 – O EmbraturLab, laboratório de inovação da Embratur, promoveu um workshop em parceria com o TikTok durante o Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo (SP). A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (21), para orientar boas práticas para a digitalização de micro e pequenas empresas (MPEs) do setor. O objetivo é ampliar a presença desses negócios na plataforma, ajudá-los a ganhar espaço no exterior e, com isso, atrair turistas internacionais para o Brasil.

O workshop apresentou ferramentas e estratégias para capacitar os empreendedores a utilizar as plataformas para marketing e comercialização digital. Entre os temas abordados estão a audiência engajada, ferramentas de publicidade, conteúdo criativo e autenticidade. A iniciativa também apresentou alguns cases de sucesso utilizando diferentes funcionalidades da plataforma.

A colaboração com o TikTok reforçou a parceria com a gigante tecnológica, que já havia iniciado com um webinar para aumentar o alcance das empresas. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, é uma oportunidade para impulsionar negócios e o turismo internacional. “Quem faz o turismo no Brasil são os pequenos e médios empreendedores e os trabalhadores. Capacitar essas pessoas, fazer com que tenham acesso a uma ferramenta como o TikTok ou o Instagram para que possam apresentar seus negócios e seu destino, é muito importante para impulsionar quem está na ponta, além de ser uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua essência”, afirmou.

“Desde o empresário até quem recebe o turista no restaurante, no hotel e no receptivo, são essas pessoas que alcançamos. Qualquer turista hoje, quando vai visitar um lugar, primeiro ele visita através da tecnologia, através do seu computador”, completou Freixo.

Turismo audiovisual

O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, também integrou um painel com a Netflix, para discutir o uso do audiovisual como uma forma de promover o Brasil no exterior e fortalecer o turismo internacional nos destinos nacionais. Participaram do encontro Mariana Polidoro, diretora da Netflix; a atriz da série Psica, exclusiva do streaming, Domithila Catete; e o escritor e jornalista Edyr Augusto.

Na ação, Gevaerd lembrou que a Agência prepara o lançamento de um guia de viagens baseado nos títulos da empresa de streaming, que é um dos resultados da parceria entre a Embratur e a Netflix.

Salão do Turismo

O Salão Nacional do Turismo acontece entre 21 e 23 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). O evento é uma estratégia do Governo Federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo.

A Embratur participa ativamente da programação do evento com um estande, reuniões estratégicas, workshops e lançamentos de novas ações com parceiros. Além disso, a Agência fará a apresentação do Plano Brasis para os estados.

No estande da Embratur, estão expostas ativações que integram experiências tecnológicas à divulgação dos destinos. Serão elas:

A exposição nova identidade visual da Embratur: com totens ilustrando as texturas, um texto de apoio e o filme conceito;

Realidade virtual Brasil 360º: apresenta os destinos turísticos estratégicos, com o objetivo de destacar a diversidade cultural, natural e histórica do Brasil. A iniciativa oferece uma experiência imersiva de alta qualidade, por meio de realidade virtual, transportando o público para cinco regiões icônicas por meio de vídeos em 3D e outras tecnologias. Cada vídeo convida o espectador a vivenciar experiências únicas em diferentes partes do Brasil, como o Rio Negro e a Floresta Amazônica (AM), um encontro com a fauna e as tradições do Pantanal e um passeio pela Pequena África no Rio de Janeiro (RJ), entre outras;

Totem Feel Brasil: a ferramenta apresenta, em vários idiomas, o projeto desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que selecionou 101 experiências, em 61 municípios, de 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela Agência.