22/08/2025 – O EmbraturLab, laboratório de inovação da Embratur, promoveu um workshop em parceria com o TikTok durante o Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo (SP). A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (21), para orientar boas práticas para a digitalização de micro e pequenas empresas (MPEs) do setor. O objetivo é ampliar a presença desses negócios na plataforma, ajudá-los a ganhar espaço no exterior e, com isso, atrair turistas internacionais para o Brasil.
O workshop apresentou ferramentas e estratégias para capacitar os empreendedores a utilizar as plataformas para marketing e comercialização digital. Entre os temas abordados estão a audiência engajada, ferramentas de publicidade, conteúdo criativo e autenticidade. A iniciativa também apresentou alguns cases de sucesso utilizando diferentes funcionalidades da plataforma.
A colaboração com o TikTok reforçou a parceria com a gigante tecnológica, que já havia iniciado com um webinar para aumentar o alcance das empresas. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, é uma oportunidade para impulsionar negócios e o turismo internacional. “Quem faz o turismo no Brasil são os pequenos e médios empreendedores e os trabalhadores. Capacitar essas pessoas, fazer com que tenham acesso a uma ferramenta como o TikTok ou o Instagram para que possam apresentar seus negócios e seu destino, é muito importante para impulsionar quem está na ponta, além de ser uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua essência”, afirmou.
“Desde o empresário até quem recebe o turista no restaurante, no hotel e no receptivo, são essas pessoas que alcançamos. Qualquer turista hoje, quando vai visitar um lugar, primeiro ele visita através da tecnologia, através do seu computador”, completou Freixo.
Turismo audiovisual
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, também integrou um painel com a Netflix, para discutir o uso do audiovisual como uma forma de promover o Brasil no exterior e fortalecer o turismo internacional nos destinos nacionais. Participaram do encontro Mariana Polidoro, diretora da Netflix; a atriz da série Psica, exclusiva do streaming, Domithila Catete; e o escritor e jornalista Edyr Augusto.
Na ação, Gevaerd lembrou que a Agência prepara o lançamento de um guia de viagens baseado nos títulos da empresa de streaming, que é um dos resultados da parceria entre a Embratur e a Netflix.
Salão do Turismo
O Salão Nacional do Turismo acontece entre 21 e 23 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). O evento é uma estratégia do Governo Federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo.
A Embratur participa ativamente da programação do evento com um estande, reuniões estratégicas, workshops e lançamentos de novas ações com parceiros. Além disso, a Agência fará a apresentação do Plano Brasis para os estados.
No estande da Embratur, estão expostas ativações que integram experiências tecnológicas à divulgação dos destinos. Serão elas:
A exposição nova identidade visual da Embratur: com totens ilustrando as texturas, um texto de apoio e o filme conceito;
Realidade virtual Brasil 360º: apresenta os destinos turísticos estratégicos, com o objetivo de destacar a diversidade cultural, natural e histórica do Brasil. A iniciativa oferece uma experiência imersiva de alta qualidade, por meio de realidade virtual, transportando o público para cinco regiões icônicas por meio de vídeos em 3D e outras tecnologias. Cada vídeo convida o espectador a vivenciar experiências únicas em diferentes partes do Brasil, como o Rio Negro e a Floresta Amazônica (AM), um encontro com a fauna e as tradições do Pantanal e um passeio pela Pequena África no Rio de Janeiro (RJ), entre outras;
Totem Feel Brasil: a ferramenta apresenta, em vários idiomas, o projeto desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que selecionou 101 experiências, em 61 municípios, de 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela Agência.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.