COP30

“O turismo só pode ser feito com sustentabilidade”, defende Marcelo Freixo em evento que discute temáticas da COP30

Presidente da Embratur participou de painel sobre turismo sustentável no evento “Caminhos para a COP30”
Raíto Santana/Embratur
Freixo ressaltou o papel estratégico do Brasil na agenda ambiental global

26/8/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou na manhã desta terça-feira (26) do painel “Turismo Verde”, realizado durante o evento “Caminhos para a COP30”, em Brasília. A iniciativa, promovida pela Record Brasília, reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor para debater práticas de turismo sustentável, justiça ambiental e a transição para uma economia de baixo carbono.

A programação foi aberta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Na ocasião, ele ressaltou que o aquecimento global, causado principalmente pela queima de combustíveis fósseis e o aumento dos gases de efeito estufa, é o principal problema que o mundo enfrenta e que o negacionismo precisa ser superado.

“Tradicionalmente, o Judiciário tratava a questão climática como política, mas esse comportamento tem mudado. Hoje, ela é compreendida como uma questão de direitos humanos, que afeta a vida, integridade física e propriedade das pessoas, especialmente as mais pobres e as futuras gerações. O Judiciário tem o papel de proteger essas minorias e agir diante da omissão política”, salientou o ministro.

Segundo Barroso, o país tem grande potencial para se tornar uma liderança ambiental. “O Brasil tem toda a condição de ser a grande liderança ambiental global porque possui energia limpa (hidroelétrica, solar, eólica, biomassa) e a Amazônia, que é a maior prestadora de serviços ambientais do planeta pela biodiversidade e pelo ciclo da água. Precisamos monetizar esse serviço e desfazer o equívoco de antagonismo entre agronegócio e proteção ambiental”, pontuou.

Durante o evento, foi apresentado o vídeo Rios da Amazônia, produzido por meio do projeto Turismo Transforma da Embratur. O objetivo é mostrar como o turismo gera impactos positivos no Brasil ao evidenciar a capacidade do setor de promover a cultura, a economia e a biodiversidade.

Painel Turismo Sustentável

O painel integrou a programação do projeto Record Talks, que antecipa os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA). Na ocasião, ao lado da secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Lopes, Freixo ressaltou o papel estratégico do Brasil na agenda ambiental global e reforçou a importância do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. 

“O turismo é fundamental nessa reconstrução da imagem internacional do país, que estava muito ruim, pois não é sobre quem viaja, é sobre quem recebe, gerando emprego e renda de forma sustentável. Batemos recordes de turistas internacionais, arrecadando US$ 7,3 bilhões, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Agência.

Freixo lembrou também que a Embratur tem colocado a sustentabilidade no centro de sua estratégia. Ele destacou que, entre as ações, estão o programa Feel Brasil, em parceria com o Sebrae, que promove mais de 100 experiências turísticas sustentáveis em todos os estados do país, bem como campanhas internacionais voltadas à valorização da Amazônia como destino prioritário. 

“Não é mais possível colocar a sustentabilidade ou o equilíbrio climático em segundo plano. O turismo só pode ser feito com sustentabilidade, não é uma alternativa, é uma necessidade. Ele tem uma dimensão pessoal e social coletiva enorme”, completou Freixo.

O presidente da Agência também citou iniciativas que ampliam a conectividade e fortalecem a presença do Brasil nos mercados internacionais, como a conquista de novos voos entre a Amazônia e a Europa e ações conjuntas com países vizinhos para promover a região amazônica como destino integrado.

No mesmo painel, Ana Carla Lopes, do MTur, também destacou a atuação do governo para o turismo sustentável: “O Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, está focado no turismo sustentável e responsável. Temos a categorização do mapa do turismo responsável brasileiro, que promoverá práticas e produtos sustentáveis para o mundo inteiro. Nosso objetivo é que a sustentabilidade não seja mais uma opção, mas sim uma obrigação.”

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.