FAMTOUR

Convidados pela Embratur, 31 operadores internacionais conheceram destinos brasileiros no primeiro semestre de 2025

Agentes participaram de experiências em Florianópolis, Pantanal, Chapada Diamantina e Rota das Emoções; objetivo é promover o país e alavancar a vinda de turistas estrangeiros
Raíto Santana/Embratur
As quatro famtours passaram por mais de 20 municípios em seis estados brasileiros

1º/9/2025 – A Embratur realizou, no primeiro semestre deste ano, quatro edições de Experience Brasil Famtour. As viagens de familiarização têm o objetivo de proporcionar imersões que aprofundem o conhecimento dos operadores sobre os destinos brasileiros. As ações contaram com a parceria do Sebrae, de secretarias de turismo dos estados e de empresas aéreas e aeroportos.

Entre janeiro e julho deste ano, a Agência trouxe ao Brasil 31 operadores internacionais de sete países estratégicos (Peru, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha e México). Eles participaram de visitas guiadas, rodadas de negócios e encontros de relacionamento com o trade nacional, para fomentar negócios e criar redes de contatos.

Os profissionais selecionados foram capacitados por meio da plataforma Brasil Travel Specialist, ferramenta desenvolvida pela Embratur em parceria com o Sebrae para capacitar agentes de viagens e operadores de turismo estrangeiros. O objetivo é torná-los especialistas em Brasil. Um dos pré-requisitos para participar das ações é a conclusão desse treinamento. 

As quatro famtours passaram por mais de 20 municípios em seis estados brasileiros, envolvendo mais de 40 micro e pequenas empresas do setor. A programação incluiu seis encontros de relacionamento e 548 reuniões de negócios com mais de 70 empresas locais.

O resultado foi a aprovação total dos operadores participantes, com 100% de satisfação, consolidando a estratégia de promoção internacional da Embratur e quatro apresentações de resultados aos parceiros locais, fortalecendo relações institucionais entre a Agência e o trade turístico.

Todas as famtours estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país. O projeto visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil com foco em pequenos negócios e comunidades locais. 

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as famtours cumprem papel essencial na internacionalização do turismo brasileiro, pois aproximam operadores internacionais dos destinos, fortalecem parcerias comerciais e ampliam a competitividade do Brasil, além de estarem diretamente alinhadas com as estratégias apresentadas no Plano Brasis, o plano de Marketing Turístico Internacional do país.

“A estratégia na montagem do famtour, na escolha de mercados, destinos, segmentos e nichos, segue a sinergia das ferramentas da Embratur em consonância com o Plano Brasis. Ao vivenciar o país em primeira mão, esses profissionais retornam aos seus mercados com conhecimento técnico, histórias reais e novas conexões de negócios. As famtours mostram que o Brasil é diverso, sustentável e está pronto para receber turistas de todo o mundo. Elas são fundamentais para consolidar nossa imagem internacional e gerar negócios para toda a cadeia do turismo”, destaca Freixo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra da importância dos micro e pequenos empresários nas viagens de familiarização. “Essa ação fortalece e posiciona o Brasil de forma estratégica para o mundo. Com isso, iremos ampliar o mercado com os atrativos de sol e praia, turismo de base comunitária, esportes, evidenciando a diversidade dos produtos turísticos brasileiros. Os pequenos negócios são essenciais neste trabalho, pois são 97% dos negócios do turismo”, afirma.

Famtours

As famtours são viagens de familiarização destinadas a profissionais do trade turístico para oferecer uma imersão prática nos destinos, combinando visitas técnicas, experiências autênticas e encontros de negócios com parceiros locais. 

As ações têm se mostrado altamente eficazes. Desde que foram implementadas, houve uma série de parcerias estratégicas, que desempenharam papel crucial na implementação de soluções, como por exemplo a diversificação das frequências e rotas de voos internacionais e o mapeamento de novos roteiros turísticos. 

Além disso, famtours são ferramentas importantes para o desenvolvimento de demanda para novos destinos brasileiros, em mercados e/ou segmentos onde a busca por viagens intermediadas é significativa.

“Apresentando as experiências certas para as pessoas certas, ganhamos espaço nas prateleiras, aumentamos vendas e conquistamos interlocutores influentes na busca por mais oferta de serviços aéreos. Esses elementos são essenciais para garantir uma experiência informativa e completa aos operadores e agentes de viagens, contribuindo para a internacionalização do turismo brasileiro e o fortalecimento da cadeia produtiva local”, salienta o presidente da Embratur.

Confira as ações realizadas:

  • Florianópolis e Costa Verde Mar (SC) 

Entre 23 e 30 de março, operadores do Peru e Bolívia conheceram resorts, atrações de Balneário Camboriú, Florianópolis e Itapema, com experiências gastronômicas e culturais.

  • Chapada Diamantina e Boa Nova (BA) 

Entre 9 e 17 de maio, operadores britânicos especializados em birdwatching exploraram a diversidade de aves da região, participaram de trilhas, encontros técnicos e vivências culturais.

  • Pantanal Norte (MT) 

De 17 a 24 de maio, representantes dos Estados Unidos e do Canadá vivenciaram o ecoturismo do Pantanal brasileiro, com safáris fotográficos, passeios de barco, observação de onças e visitas técnicas a pousadas de referência em sustentabilidade.

  • Rota das Emoções (MA, PI e CE) 

De 6 a 14 de junho, profissionais da Espanha e México percorreram Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, experimentando o turismo de aventura, cultura e gastronomia, além de participar de rodadas de negócios.

Confira as opiniões dos operadores sobre as experiências vividas no Brasil:

Famtour Florianópolis e Costa Verde Mar (SC) 

“Os destinos escolhidos para a Famtour foram excelentes para que pudéssemos comercializá-los na Bolívia. A organização e o programa, com muitas atividades, nos permitiram conhecer a fundo os lugares visitados. Pessoalmente, retornei apaixonada por estes destinos por tudo o que oferecem em termos de natureza, parques, gastronomia e pela simpatia de seu povo. Espero poder transmitir essa linda experiência aos passageiros para que eles também se apaixonem por esse país que tem tanto a oferecer.” Representaciones Turísticas Mundiales “RTM” – Ana María Córdova Reque

Famtour Chapada Diamantina e Boa Nova (BA) 

“Agradeço a oportunidade de participar desta incrível Famtour. Foi um privilégio explorar uma parte tão bonita e biodiversa do Brasil, e saí com uma compreensão muito mais profunda da região — não apenas em relação às aves, mas também à cultura, às paisagens e à infraestrutura turística. Como operador de turismo de observação de aves, esta experiência foi inestimável. A combinação de Boa Nova e Chapada Diamantina demonstrou o potencial que o Brasil possui para roteiros especializados em observação de aves, e já estou trabalhando para incluir o Brasil em nossas futuras ofertas, com um cliente já confirmado para um tour no próximo ano. Mais uma vez, agradeço à Embratur e a todos os parceiros locais por organizarem uma experiência tão bem estruturada e inspiradora. Espero trabalhar com vocês novamente no futuro.” Wild Birding – Samuel Ferguson

Famtour Pantanal Norte (MT) 

“Muito obrigado, foi uma viagem fantástica na qual adquiri muito conhecimento específico do destino para entender melhor como desenvolver um ótimo produto nesta parte do Brasil. As reuniões de negócios também foram produtivas para fazer contatos e conhecer fornecedores. Muito obrigado!” G Adventures – Sean Benner

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.