09/09/2025 – A Embratur, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), lançou nesta terça-feira (9) o Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo. O documento define o afroturismo como um segmento que valoriza e promove a cultura, a história, a identidade e a ancestralidade negra. Também propõe experiências afrocentradas conduzidas por protagonistas negros. A iniciativa, que reuniu consultores, empresários e autoridades para debater os rumos do setor, aconteceu em Salvador (BA) durante o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional, realizado pela Agência.
O guia surge como uma resposta direta a um cenário de exclusão. Diante dessa realidade, o afroturismo é apresentado como um vetor de transformação social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza, igualdade de gênero e redução das desigualdades. “Promover a igualdade racial não é apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência de mercado e competitividade”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Ao criarmos ambientes verdadeiramente inclusivos e seguros, estamos qualificando nossos destinos e posicionando o Brasil como um líder global no afroturismo, um segmento com enorme potencial de crescimento que valoriza nossa maior riqueza que é a diversidade cultural.”
A Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, enfatizou que o guia é uma ferramenta para orientar o mercado. “Esta publicação materializa nosso compromisso em fornecer diretrizes claras. É um passo decisivo para construir um setor que reflita a diversidade do Brasil e que acolha a todos de forma justa e respeitosa”, completou.
Para Eddi Marcelin, Diretor de Diversidade da CAF, “o afroturismo é a valorização da cultura, da história e da identidade brasileira. Com este guia, seguimos fortalecendo o ecossistema que tem como protagonistas as pessoas negras, gerando impacto econômico ao mesmo tempo em que se celebra a memória e o orgulho.”
Integrante da equipe responsável pela confecção do Guia, a consultora da Embratur/CAF Natália Oliveira, destaca o ineditismo do material. “Lançar um documento que traz diretrizes para a acolhida do turista negro é um avanço importante na construção de um turismo antirracista.”
O guia propõe uma postura ativa de antirracismo, definida como o enfrentamento contínuo a doutrinas e práticas racistas. O documento oferece um roteiro detalhado para empresas, sugerindo ações como a revisão de vagas para evitar linguagem excludente, a ampliação da divulgação em redes comunitárias negras e a criação de painéis de entrevistadores diversificados. Recomenda ainda a formação contínua da equipe em Letramento Racial, conceito que se refere à capacidade de reconhecer as diferentes formas de racismo, e a criação de materiais de divulgação que representem positivamente a diversidade, evitando associar pessoas negras exclusivamente a funções de serviço, por exemplo.
Com esta iniciativa, Embratur e CAF fornecem ao setor uma ferramenta robusta, defendendo que o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira são o caminho para um turismo mais justo e um Brasil mais forte no cenário internacional.
Trilhas do Afroturismo
O workshop servirá como uma plataforma para aprofundar estes temas. O evento contará com painéis sobre a promoção internacional do afroturismo com empreendedores como Nilzete Santos (Afrotours), Carina Santos (Afrotrip Brasil Turismo) e o criador de conteúdo Leandro Gonçalves (Preto Viajante). A programação também inclui a apresentação de cases, como as ações de diversidade e inclusão da rede de hotéis Accor.
Parceria
Os workshops são resultado de uma cooperação entre a Embratur e o CAF, assinado em janeiro de 2024. O objetivo do trabalho conjunto é estimular o afroturismo brasileiro promovendo suas características no mercado global. A parceria com o CAF busca elevar o afroturismo a um patamar de relevância internacional, alinhando a promoção turística do Brasil a uma agenda de desenvolvimento sustentável e inclusão.
A iniciativa está integrada ao Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional da Embratur, que posiciona o Brasil como um destino comprometido com a sustentabilidade, a democracia e a inclusão, tendo o afroturismo como um de seus pilares.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.