16/09/2025 – A companhia aérea LATAM, promoveu, com apoio da Embratur e do Visit Rio, até sexta-feira (12), uma influencer trip na capital fluminense. Pensada para promover a rota Buenos Aires (Ezeiza)-Rio de Janeiro, que começou a operar em 24 de junho de 2025, a iniciativa integra um conjunto de ações propostas pela companhia aérea no âmbito do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), e conta com a participação do influencer argentino Agustín Neglia.
O convidado, que possui um público de quase 500 mil seguidores, apresentou as experiências cariocas para turistas argentinos em suas redes, reforçando a presença do Rio de Janeiro no mercado turístico internacional argentino. O roteiro foi elaborado em parceria com o Visit Rio para contemplar alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, aliados a experiências inesquecíveis. A agenda incluiu visitas a atrativos tradicionais, como o bondinho do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, além de momentos de lazer nas praias cariocas, city tours históricos e passeios voltados para a descoberta da gastronomia da capital.
A iniciativa estratégica integra o escopo do PATI, que já apoiou cinco projetos em parceria com a Lufthansa, LATAM, TAP e Royal Air Maroc. Como impacto econômico, estudos da FGV indicam que o investimento de R$5 milhões no programa piloto deve gerar R$153 milhões em divisas para o turismo. Além disso, cada R$1 investido pelo Governo Federal mobilizou R$2,58 da iniciativa privada, reforçando a sustentabilidade do modelo.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as ações reforçam o modelo econômico sustentável do PATI, aumentando a entrada de visitantes internacionais. O roteiro da viagem foi desenvolvido em conjunto pela Embratur, Latam e Visit Rio. “Nós temos batido uma série de recordes de chegada de turistas e entrada de divisas porque estamos usando as ferramentas de promoção internacional de formas inovadoras e estratégicas, sempre apoiados no uso de dados e estudos”, afirmou.
“Trazer operadores internacionais, no caso das famtours, e jornalistas e influenciadores, nas press trips e influencer trips, significa apresentar de forma eficiente os destinos brasileiros para que novos turistas conheçam nossos destinos, nossa diversidade e nossa natureza. E essas chegadas representam mais investimento na nossa economia e geração de emprego e renda para a população”, completou Freixo.
Gerente Comercial da LATAM na Argentina Florencia Scardaccione comemorou a promoção do trecho operado pela aérea. “Estamos muito entusiasmados com a rota Rio de Janeiro-Buenos Aires, pois nos permite aproximar duas das cidades mais vibrantes da América do Sul. Dar visibilidade a esta conexão aérea nos permite chegar a mais passageiros. Nosso objetivo é oferecer aos viajantes uma experiência de qualidade, com o conforto e o serviço que nos caracterizam”, garantiu.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.