PROMOÇÃO INTERNACIONAL

LATAM e Embratur levam destinos nacionais a shopping em Santiago, Chile, para atrair turistas internacionais para o Brasil

Iniciativa do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), instalação que simula experiências em destinos da Amazônia, a beleza de Foz do Iguaçu (PR), e praias da Região Nordeste, foi montada em um grande centro comercial do Chile
Divulgação
Os participantes concorreram ao sorteio de passagens aéreas para qualquer destino no Brasil com voos diretos da LATAM, partindo de Santiago

16/09/2025 – A Embratur e a LATAM ativaram, durante o sábado (13) e domingo (14), uma experiência imersiva no Shopping Parque Arauco, em Santiago, Chile, para promover uma série de destinos brasileiros e as rotas diretas da LATAM. Parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), a campanha “Brasil es mucho más que Río de Janeiro” convidou o público a conhecer a Amazônia, a arquitetura moderna de outras capitais, a beleza de Foz do Iguaçu e praias do Nordeste.

O objetivo foi apresentar para potenciais turistas chilenos um Brasil que vai muito além do conhecido. A ação buscou reforçar a posição da  LATAM como opção de companhia aérea com voos diretos, gerar engajamento com o público e promover destinos menos explorados. A iniciativa da companhia aérea com parceria da Agência integra um conjunto de ações propostas pela LATAM  no âmbito do PATI. 

A estrutura da ativação foi dividida em três zonas, simulando a jornada de um viajante. A primeira, o check-in, contou com balcões e equipe uniformizada. A segunda, uma cápsula multissensorial, simulou um voo com telas, sons e efeitos de luz. E a última etapa, chamada “Recuerdo de viagem”, disponibilizou uma cabine para fotos imprimindo boarding passes ou postais personalizados.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de diversificar os destinos brasileiros no exterior. “E fazer isso com o Chile é muito importante. Eles estão aqui do lado, são vizinhos, e o número de chilenos que chegam ao Brasil cresceu bastante nesses últimos anos. Somente de janeiro a agosto deste ano, nós recebemos 539.848 chilenos, 35% a mais que no mesmo período do ano passado”, disse.

“O Brasil é um mercado estratégico para o Grupo LATAM. No ano passado, inauguramos voos diretos de Santiago do Chile para Brasília, Fortaleza e Recife, com o objetivo de oferecer mais opções aos nossos passageiros. Atualmente, contamos com 9 rotas diretas, o que representa 39 voos diários entre os dois países”, afirmou María Paz Villasante, gerente de Estratégia Comercial LATAM Airlines Group.

Dois influenciadores chilenos participaram da ação para ampliar o alcance da campanha. Eles divulgaram a experiência em seus perfis para atrair mais visitantes ao local. Os participantes da ativação concorreram ao sorteio de passagens aéreas para qualquer destino no Brasil com voos diretos da LATAM, partindo de Santiago.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.