17/09/2025 – O Encontro Nacional de Líderes de Competitividade do Sebrae (Enlace), que aconteceu nesta terça-feira (16), em Cuiabá (MT), contou com uma apresentação do Plano Brasis, a estratégia de marketing turístico internacional do país. A Embratur, em parceria com o Sebrae, fez a apresentação abordando o papel das unidades regionais na execução do plano, unindo a perspectiva de crescimento do fluxo de visitantes estrangeiros ao incentivo ao desenvolvimento dos empreendimentos do setor turístico em todo o país. Também foi uma oportunidade para apresentar um pouco do que a Agência disponibiliza de dados para empresas privadas, estados e municípios.
O evento acontece às vésperas da Semana do Futuro, maior evento de construção coletiva da entidade. A discussão foi conduzida pela gerente de Gestão de Gabinete da Embratur, Sáskia Lima de Castro, e pela coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro.
O objetivo da apresentação foi disseminar o Plano Brasis e orientar o papel dos Sebrae das Unidades da Federação e do Sebrae Nacional na implementação do projeto. Construído pela Agência em parceria com o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o plano de marketing combina uma ideia de Brasil como um todo e ferramentas gerais com a especificidade de cada lugar, para uma promoção internacional unificada e que expresse a diversidade brasileira.
Sáskia Lima destacou que novas oportunidades que se abrem a partir da apresentação do plano de marketing na reunião. “É uma oportunidade ímpar poder apresentar o Plano Brasis a todos os gerentes de competitividade do Sebrae das unidades da federação e alinhar com eles a implementação do Plano, proporcionando uma maior sinergia de atuação e potencializando resultados positivos de atuação conjunta entre Embratur e Sebrae”, disse.
De acordo com Ana Clévia, a participação da Embratur no encontro de líderes foi estratégica por mostrar de forma prática a eficiência e as possibilidades do Plano Brasis a representantes d o Sebrae de todo o Brasil. “A Sáskia demonstrou como os Sebraes estaduais podem, no seu planejamento de 2026, potencializar as oportunidades de cada um dos seus estados por meio do nosso contrato. Apresentou o plano Brasis e a inteligência de dados que a Embratur usa para fazer esse trabalho que consegue gerar resultados ampliando a participação do Brasil no mercado internacional”, contou.
“E apresentou dados para tangibilizar que esse trabalho, mostrar que ele é mensurável. A ampliação do número de turistas impacta o território e isso é o interesse do Sebrae, porque o Sebrae tamém trabalha com o turismo, que é um dos setores econômicos que contribui com o desenvolvimento no território”, completou.
O Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.
O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. De janeiro a agosto de 2025, o país recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. O volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 6,77 milhões turistas de outros países vieram ao Brasil.
Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo. Além de fazer apresentações como a desta terça, a Embratur está percorrendo as 27 UFs para debater o projeto com os governos estaduais e municipais e o trade turístico de cada região.
Semana do futuro
A reunião de gerentes de competitividade do Sebrae antecede a Semana do Futuro 2025, que debate os rumos do empreendedorismo no país. O evento é anual e tem enfoque, principalmente, em pequenos negócios. A última edição aconteceu em Salvador (BA), e reuniu centenas de profissionais em três dias de trocas e reflexões. A edição de 2025 contará com 19 palestras, 56 oficinas, salas temáticas e ações interativas que estimulam a conexão entre pessoas, territórios e futuros possíveis para o trabalho no Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.