PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Ciência no Turismo: Embratur e ANPTUR premiam pesquisas inovadoras do projeto Em Tese

Parceria entre Agência e associação financia produção científica com foco em inovação, sustentabilidade , diversidade e políticas públicas, buscando transformar o setor com base em dados e conhecimento científico
Geremias Orlandi
O objetivo do programa é ampliar a produção de conhecimento qualificado e propor soluções científicas para os desafios do setor de turismo

18/09/2025 – A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) divulgaram as quatro propostas de pesquisa de pós-graduação vencedoras do edital Em Tese – Fomentando a Pesquisa para o Turismo Internacional do Brasil. O anúncio aconteceu durante o XXII Seminário ANPTUR e X CLAIT, que teve início na terça-feira (16) e vai até sexta (19), na Universidade de Caxias do Sul (RS). A iniciativa é uma parceria da associação com o EmbraturLab, o laboratório de inovação da Agência.

O programa Em Tese visa incentivar a produção de conhecimento e a inovação, além de contribuir para a qualificação do turismo brasileiro. O objetivo é ampliar a produção de conhecimento qualificado, identificar gargalos e propor soluções científicas para os desafios do setor de turismo no país. Fruto de um termo de colaboração entre as duas instituições, o edital busca apoiar pesquisas de pós-graduação (stricto sensu) na área de turismo, com investimento total de R$ 400 mil.

Ao todo, o edital recebeu 11 propostas. Os quatro trabalhos vencedores abordam temas sobre competitividade internacional de destinos brasileiros, sustentabilidade, gastronomia e imagem de destinos e turismo audiovisual e soft power. Cada um receberá um financiamento de até R$ 100 mil para o desenvolvimento de seus projetos, promovendo a integração de instituições de diferentes estados. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o trabalho vai aproximar a academia do mercado.

“Nossas ações de promoção internacional são guiadas por inteligência e dados, mas queremos ir além. Entendemos que para inovar de maneira consistente, é preciso investir na base do conhecimento. Por isso, essa parceria é tão simbólica: não existe inovação sem pesquisa, e a pesquisa de excelência nasce nas universidades. Ao fomentar a ciência no turismo, estamos construindo estratégias mais sofisticadas e eficazes para que a visita de cada turista internacional se converta em mais desenvolvimento, emprego e renda para todo o Brasil”, disse Freixo.

O presidente da ANPTUR, Osiris Marques, destacou a importância dos estudos para “potencializar as oportunidades do turismo no Brasil”. “O projeto Em Tese, em parceria com a Embratur, reafirma nosso compromisso em aproximar ciência e prática, unindo rigor acadêmico e visão estratégica para enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades do turismo no Brasil. Essa iniciativa é um passo decisivo para consolidar o país como destino internacional competitivo e sustentável, mostrando que o futuro do turismo brasileiro se constrói com pesquisa, inovação e cooperação”, afirmou Osiris.

Conheça os vencedores

Liderada pela professora Christianne Luce Gomes, a pesquisa Brasil Criativo, com Afeto para Você – Reconhecimento Afetivo de Cidades Criativas investiga como as experiências gastronômicas influenciam a imagem de cidades como Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), usando o conceito de Neuroturismo. O estudo analisa o papel do afeto na atratividade de destinos criativos, com uma metodologia que combina teoria e dados empíricos de especialistas, turistas e residentes para criar indicadores que sirvam como base para estratégias de imagem e governança.

Já o trabalho Competitividade Internacional do Turismo no Brasil no Contexto de Transição Climática, coordenado por Paulo Henrique Assis Feitosa, analisa a competitividade do turismo brasileiro em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono. A pesquisa investiga os fatores que limitam a posição do país no mercado global, utilizando dados de 2010 a 2024 para criar indicadores de competitividade e pegada de carbono. Os resultados incluem diagnóstico comparativo e recomendações para políticas públicas e estratégias de promoção internacional.

A proposta encabeçada por Verônica Feder Mayer, Comportamento (In)Sustentável no Turismo, investiga os fatores que influenciam o comportamento de turistas internacionais no Brasil, com foco no setor hoteleiro. O estudo utiliza entrevistas com gestores e um questionário para identificar as práticas, barreiras e oportunidades. Os resultados servirão para orientar redes hoteleiras e apoiar a promoção internacional do país, atraindo turistas alinhados à sustentabilidade.

Já a pesquisa Turismo Cinematográfico e Soft Power, coordenada por André Riani Costa Perinotto, busca criar diretrizes estratégicas para usar o audiovisual brasileiro como ferramenta para promover o turismo internacional. O estudo prevê um diagnóstico das film commissions, levantamento de boas práticas e estudos de caso para analisar o perfil do turista cinematográfico. O resultado será um guia estratégico e recomendações para a Embratur, alinhadas ao Plano Brasis, para reforçar a marca-país e a experiência turística através de filmes e séries.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.