18/09/2025 – O EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), divulga, nesta sexta-feira (19), a lista das 10 empresas finalistas do concurso Brasil Tá Pra Game 2. Além de uma votação popular para os games, os desenvolvedores serão submetidos a uma banca especializada em uma sessão de pitching (apresentação das propostas).
Por meio do prêmio, a Embratur reconhece a força dos games brasileiros como ativos para promover o pais e atrair o interesse de turistas estrangeiros. O projeto acumula R$ 190 mil em prêmios para empresas e jogos que apresentem aspectos contemporâneos da cultura brasileira em suas narrativas (artes, música, design de som, etc) e jogabilidade.
Participam da etapa de votação popular, por ordem de classificação, a Epopeia Games, com o jogo “Buenas Tchê!”; a Trialforge Studio, com o “Deathbound“; a Double Dash Studios, com o projeto “Irmão do Jorel“; a Mother Gaia, com o “A Investigação Póstuma”; a Sue The Real, com o título “Hit It Back”; a OPS Games Studio, com o game “Lunar Axe“; a Seven Moons, com “A Lenda de Niterói”; a Dragonroll Studio, com o “Pivot of Hearts“; a Pink Mango, com o jogo “Mangút“; e a Anversa Jampa, com o Buggys.
Sinergia na promoção internacional
O objetivo do Prêmio Brasil Tá Pra Game é inovar na promoção da imagem do país a partir dos padrões de qualidade e das dimensões tecnológicas e criativas associadas à indústria brasileira de games. O projeto permite identificar e dar visibilidade a soluções originais e inovadoras (jogos digitais) que possam promover o Brasil e com potencial de serem incorporadas ao setor turístico, conectando este setor com empresas desenvolvedoras de games ampliando oportunidades de negócios.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto ajuda apromover o turismo de tela , fenômeno pelo qual filmes, séries, novelas, games e outros conteúdos audiovisuais induzem o deslocamento de turistas aos locais retratados.
“Estamos vivendo um momento em que a experiência digital molda a forma como descobrimos e interagimos com o mundo. Unir a força narrativa dos games com a riqueza dos nossos destinos turísticos não é apenas uma estratégia inovadora, é a forma mais poderosa de convidar o mundo a ‘jogar’ o Brasil, transformando cada viagem em uma aventura interativa”, explicou Freixo.
“Mais de 70% da indústria de games brasileira garante seu faturamento no mercado internacional. O mundo consome os jogos produzidos no Brasil”, acrescentou o presidente.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, por sua vez, ressaltou a importância da ação em parceria. “Promover os games indies nacionais no âmbito do turismo é uma estratégia não só moderna, mas fala diretamente com uma diversidade de viajantes que encontram nos jogos eletrônicos uma forma de conhecer as paisagens, as histórias e a cultura de um país. A segunda edição do ‘Brasil Tá Pra Game’ reforça este compromisso da Embratur e Abragames em levar a linguagem dos games para novos territórios”, afirmou.
A premiação está prevista para dezembro. O primeiro lugar levará R$ 70 mil, o segundo lugar, R$ 50 mil, e terceiro receberá R$ 40 mil. Os novos entrantes (desenvolvedores de jogos com CNPJ a partir de 1º de janeiro de 2020) levam R$ 30 mil.
Para votar, basta clicar aqui.
E para saber mais sobre o Brasil Tá Pra Game 2, basta acessar este link.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.