EXPANSÃO INTERNACIONAL

IFTM Top Resa: Embratur promove destinos brasileiros na principal feira de turismo da França

Delegação brasileira aposta em novos voos, afroturismo, gastronomia e diversidade cultural para conquistar o público francês em evento que consolida a França como mercado estratégico para o Brasil
Embratur – Sebrae / Divulgação
O Rio Grande do Norte será um dos destinos promovidos durante o evento

22/09/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, participa, a partir desta terça-feira (23), da IFTM Top Resa, em Paris. A principal feira de turismo da França e uma das maiores da Europa, vai até quinta-feira (25), reúne os grandes players da indústria global e é considerada estratégica para a ampliação dos negócios e da promoção dos destinos brasileiros.

A Embratur colabora com 21 coexpositores, entre representantes de secretarias e entidades estaduais e municipais de turismo (Amazonas, Bahia, Ceará, Foz do Iguaçu, Maricá, Minas Gerais, São Luís e São Paulo), além de organizações como Visit Rio e Visite Rio Grande do Norte. Também participam operadores receptivos, além de redes hoteleiras. As companhias Azul, LATAM Airlines e TAP Air Portugal reforçam a conectividade aérea entre Brasil e Europa, ponto central para o crescimento do fluxo internacional.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que “a França é hoje um dos mercados que mais cresce e estar na IFTM Top Resa e ativando outras ferramentas de promoção na França é reafirmar ao mundo que o Brasil é diverso, acolhedor e sustentável”. Para ele, “estamos vivendo um momento único para o turismo brasileiro”.

“Só o Brasil tem esta riqueza cultural única. A nossa gastronomia é outro diferencial, cada região com suas características. Além disso, é um momento de exaltar a nossa cultura que vai do Carnaval ao forró. Com isso, queremos mostrar o tamanho do nosso país e nossa diversidade cultural, atraindo os visitantes estrangeiros que quiserem vir para cá. Somos um país criativo e rico culturalmente. Por isso, o Sebrae defende a atividade empreendedora como instrumento para enfrentar os desafios, proporcionando oportunidades econômicas para pessoas que, de outra forma, poderiam ficar à margem do desenvolvimento. Neste sentido, o turismo representa um campo essencial para a geração de emprego e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Feel Brasil
O Brasil apresentará ao público francês o projeto Feel Brasil desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae. O portfólio reúne 101 experiências turísticas criadas por quem vive o país no dia a dia, sendo 91% delas lideradas por micro e pequenos empreendedores e 59% com protagonismo feminino.

O afroturismo será um dos pontos altos da participação brasileira na feira. A programação inclui experiências que valorizam a cultura afro-brasileira em diferentes regiões: na Bahia, terreiros de candomblé e o roteiro Bahia Negra unem espiritualidade, capoeira e música no Pelourinho; no Rio de Janeiro, o tour pela Pequena África passa por locais simbólicos como a Pedra do Sal, berço do samba; em São Luís, o Quilombo da Liberdade mistura tambores, reggae e bumba-meu-boi; e em São Paulo, o passeio São Paulo Negra ressignifica o território urbano sob a ótica afrodescendente.

Essa pluralidade cultural se une à riqueza natural e histórica dos patrimônios reconhecidos pela Unesco, que também estão em destaque na estratégia promocional. Do conjunto das cidades coloniais de Minas Gerais ao centro histórico de São Luís, passando pela Praça de São Francisco em Sergipe, o Cais do Valongo no Rio de Janeiro e as monumentais Cataratas do Iguaçu, o Brasil reafirma a preservação de suas raízes e a valorização de sua diversidade como diferenciais para atrair visitantes.

Instalado no pavilhão 1 do Porte de Versailles, com 168 m², o estande brasileiro inclui em sua programação um cortejo simbólico da Lavage de La Madeleine, maior celebração afro-brasileira em Paris, além de cooking shows que apresentam a gastronomia de matriz africana.

Brasil Travel Specialist
Uma das novidades da participação brasileira é o lançamento da versão em francês da plataforma Brasil Travel Specialist (BTS). Desenvolvida pela Embratur, a ferramenta capacita agentes e operadores internacionais com informações técnicas, conteúdos multimídia e materiais de divulgação para facilitar a venda e a montagem de roteiros no Brasil.

Turismo Mundial
A participação brasileira na IFTM acontece em um momento de forte expansão internacional. Segundo a ONU Turismo, o Brasil lidera em chegadas internacionais na América do Sul e ocupa a quinta posição entre os destinos mais visitados das Américas. Nos oito primeiros meses de 2025, o país recebeu 6,5 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024.

A França é destaque neste cenário. De janeiro a agosto, desembarcaram no Brasil 198.182 franceses, o que representa um crescimento de 28,6% a mais que nos primeiros oito meses do ano anterior. A programação do Ano Cultural Brasil-França amplia ainda mais essa conexão, com mais de 300 ações previstas nos dois territórios.

Conectividade

O crescimento está diretamente ligado ao aumento da conectividade aérea. Em 2025, estão previstos 2.227 voos diretos entre França e Brasil, com 738 mil assentos disponíveis, operados por Air France, Latam e Azul. As rotas ligam Paris a Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Fortaleza e Salvador.

Sobre a IFTM

A IFTM Top Resa é a principal feira B2B de turismo da França e uma das mais relevantes da Europa. Realizada anualmente em Paris, o evento reúne os grandes nomes da indústria global, de destinos e companhias aéreas a operadores, agências e plataformas. Em 2024, contou com a participação de 96 países, mais de 12 mil visitantes profissionais, 4,2 mil compradores e 3,1 mil expositores. Para o Brasil, estar na IFTM é reafirmar ao mercado francês a potência de um país múltiplo, acolhedor e inesquecível.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.