25/9/2025 – Pela terceira vez, o Rio de Janeiro será sede do Congresso Mundial de Cardiologia de 2026 (World Congress of Cardiology – WCC), o evento mais importante do segmento. A edição de 2026 será realizada simultaneamente com a 81º edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia. Juntos, os eventos devem atrair 12 mil médicos e profissionais do setor da área da saúde ao Brasil. No Congresso deste ano, em Madrid, na Espanha, que antecedeu a edição brasileira, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com a Embratur, atuaram para promover o Brasil junto aos públicos estratégicos
A ação da Agência teve como foco incentivar a participação de profissionais da área no evento no Brasil e, também, estimulá-los a permanecer no país por mais tempo para atividades de lazer — promovendo o conceito de “bleisure” (junção das palavras business e leisure), que em português se refere à combinação de negócios com lazer durante viagens internacionais.
Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, o incentivo de participação do público no Congresso é um importante passo na estratégia do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) da Embratur, pois ajuda a incentivar que os conferencistas venham e permaneçam por mais tempo no país, além de consolidar e fortalecer a imagem do Brasil como um destino de excelência para a realização de eventos e viagens de negócios internacionais.
“O Congresso Mundial de Cardiologia é o maior e mais importante encontro da área no mundo, e a realização no Rio reforça o Brasil como destino de excelência para eventos internacionais. Estamos aproveitando essa oportunidade para mostrar nossas conexões, nossa diversidade, nossa hospitalidade e toda a estrutura que o Brasil tem a oferecer para esse público que é super qualificado”, destacou o presidente da Embratur.
Apoio
O apoio ao WCC 2026 foi viabilizado por meio do Programa de apoio à captação e promoção de eventos internacionais da Embratur, ferramenta que tem como objetivo dar suporte para Associações nacionais e Convention & Visitors Bureaux na captação e promoção de eventos internacionais para serem sediados no Brasil, a fim de qualificar, aumentar o fluxo, a permanência e o gasto médio de visitantes estrangeiros.
Além de ser reconhecido como um destino estratégico para eventos internacionais, o Brasil tem papel de destaque no cenário das ciências da saúde. De acordo com a ICCA (International Congress and Convention Association), esse é o segundo segmento que mais realiza congressos no país — atrás apenas das ciências em geral e à frente da tecnologia.
“O congresso reunirá os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo, sendo não apenas uma oportunidade para atualização, mas também para vislumbrar o futuro das políticas para a redução das doenças cardiovasculares”, ressalta o presidente do Congresso, Raul Dias.
A realização do evento no Brasil é uma oportunidade estratégica para apresentar os avanços nacionais nas ciências da saúde e reforçar o país como referência em pesquisa, inovação e políticas públicas. A iniciativa também promove o intercâmbio de conhecimento, conectando o público brasileiro às principais tendências internacionais, o que contribui para a qualificação do setor e sua inserção nas redes globais de desenvolvimento científico.
Brasil na WCC 2025
Em 1998 e em 2022, o Rio de Janeiro já sediou o Congresso. Na última edição em terras brasileiras, o evento reuniu cerca de 12 mil participantes – 10 mil nacionais e 2 mil estrangeiros. “A escolha do Brasil para sediar novamente o evento em um intervalo tão curto confirma o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho desenvolvido no país e da capacidade da cidade em receber grandes encontros globais”, destaca Freixo.
Nesse sentido, Freixo ressalta que “o Brasil lidera o ranking da ICCA 2024 na América Latina em número de eventos internacionais e ocupa a 15ª posição mundial, com 42 cidades preparadas para receber eventos internacionais”.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.