26/09/2025 – A partir deste sábado (27), o Brasil participa, em Buenos Aires, na Argentina, da Feira Internacional de Turismo da América do Sul (FIT) 2025, o mais importante encontro do setor na região. A Agência atua na feira com parceiros como o Sebrae e o Consórcio Nordeste, por exemplo, e tem previsto na agenda, o lançamento da campanha publicitária “No hay lugar como Brasil”, voltada para a América do Sul e fortalecendo esta integração, além do lançamento da Marca Nordeste, que apresenta esses estados de forma conjunta e competitiva no mercado internacional.
O Brasil vive o melhor momento da história de seu turismo internacional, sobretudo em relação ao mercado sul-americano. Entre janeiro e agosto deste ano, 4,4 milhões de turistas da região escolheram o país como destino, um crescimento de 67%, na comparação com o mesmo período de 2024. Outro dado que reforça a integração do Brasil com a América do Sul é de que sete a cada 10 turistas internacionais que visitaram o Brasil em 2025 eram sul-americanos.
O crescimento do fluxo de visitantes argentinos puxa a fila, com aumento histórico de 94%, somando 2.652.419 turistas nos primeiros oito meses de 2025. Também houve crescimento expressivo do Chile (+35%), Uruguai (+38%), Colômbia (+47%) e Paraguai (+14%), no mesmo período.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou que a participação do país na FIT tem como foco celebrar a união e aprofundar a parceria com toda a América do Sul. “Os números mostram que nossos vizinhos estão redescobrindo o Brasil. Nosso papel agora é apresentar e ampliar a visibilidade da imensa diversidade de destinos e experiências que temos a oferecer. O turismo é hoje o mais potente vetor de integração regional, gerando emprego e renda de forma sustentável por todo o continente”, disse.
Já o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a importância econômica da atividade. “Os pequenos negócios estão presentes em todos os setores do Turismo. Em hospedarias familiares, restaurantes locais, transportes turísticos, guias autônomos e artesãos compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social. O aumento do fluxo de turistas pelo país impulsiona diretamente essas atividades, gerando empregos, fortalecendo economias locais e ajudando a distribuir a riqueza de maneira mais equilibrada pelo território nacional”, afirma Décio Lima.
Conectividade aérea
A conectividade aérea é um dos pilares da estratégia de aproximação do Brasil com a América Latina. Atualmente o país mantém em média 749 voos semanais. Em 2025 estão previstos 7.588.874 assentos em voos entre a América do Sul e o Brasil, um aumento de 22,4% no número de assentos e 23,9% no número de voos em relação ao ano passado. Do lado brasileiro, os principais pontos de chegada incluem São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) Natal (RN) e Maceió (AL), garantindo diversidade de opções para diferentes perfis de viajantes.
Principal mercado emissor, a Argentina tem previsão de 16.377 voos em 2025, totalizando mais de 3,2 milhões de assentos, um recorde histórico. A maior parte desse movimento tem origem em Buenos Aires, com mais de 14 mil voos e 2,9 milhões de assentos, mas outras cidades como Córdoba, Mendoza, Rosário, Bariloche e Salta ampliam sua participação.
Também houve avanços na malha aérea regional. Foram 17 novas rotas, iniciadas em 2025, provenientes da América do Sul para o Brasil vindas Argentina, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Peru e Guiana Francesa.
Campanha América Latina
Em parceria com o Sebrae, a Embratur lança sua nova campanha publicitária voltada para a América Latina, com veiculação até novembro em países estratégicos como Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Uruguai, Peru, Paraguai e México.
Com o conceito “Não há lugar como o Brasil”, a campanha destaca experiências turísticas como a Cachoeira de Santa Bárbara e a comunidade Kalunga na Chapada dos Veadeiros (GO), o acervo artístico do Museu de Inhotim em Brumadinho (MG), a imersão na Floresta da Tijuca, no coração do Rio de Janeiro. As experiências apresentadas fazem parte do Feel Brasil, um projeto da Embratur em parceria com o Sebrae que reúne, em uma plataforma digital, disponível em seis idiomas, 101 vivências turísticas transformadoras que revelam a essência do país e inspiram viajantes do mundo inteiro.
De Norte a Sul, o portfólio revela a pluralidade nacional em toda a sua riqueza, reunindo vivências que vão da gastronomia ao afroturismo, do ecoturismo ao patrimônio cultural, da aventura ao contato com comunidades tradicionais. Juntas, essas experiências formam um mosaico que apresenta ao mundo um Brasil que oferece encontros transformadores e memoráveis.
Além de promover o destino, o Feel Brasil é uma ferramenta de transformação social e econômica. Com protagonismo de micro e pequenos negócios, responsáveis por 70% das experiências, sendo 59% lideradas por mulheres, o projeto fortalece comunidades, promove inclusão e consolida práticas sustentáveis.
A campanha também valoriza os protagonistas do turismo nacional: trabalhadores que, com hospitalidade e identidade cultural, revelam a diversidade e a profundidade do país, tornando cada visita uma experiência única e memorável. Para Freixo, o sucesso celebrado “é fruto de uma visão estratégica de longo prazo da Embratur, que reposicionou o Brasil no cenário mundial”. “Por meio do Plano Brasis, abandonamos o óbvio para promover um país de experiências autênticas e sustentáveis”, comemorou.
O Brasil na FIT
A presença do país na FIT 2025 é histórica. O Estande Brasil, em parceria com o Sebrae Nacional, reúne 39 coexpositores e 24 destinos promovendo estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins. No total, são 379,5 m² de área expositiva, transformando o espaço em uma verdadeira vitrine do que o Brasil tem a oferecer e reforçando variedades de experiências que aguardam os viajantes latino-americanos.
Além dos lançamentos, de reuniões de negócios e do contato direto com operadores, companhias aéreas e agentes de viagens internacionais, a Embratur levará aos participantes da feira ativações culturais e gastronômicas, com degustação de pratos típicos, caipirinha e apresentações artísticas que revelam a energia brasileira.
Nordeste em destaque
Na programação de segunda-feira (29), o Consórcio Nordeste apresenta oficialmente a Marca Nordeste, em parceria com a Embratur, o Ministério do Turismo e o Sebrae. A iniciativa inédita une os nove estados da região em uma estratégia integrada de promoção internacional, consolidando um bloco turístico forte, com identidade própria e preparado para atrair ainda mais visitantes estrangeiros.
De olho no verão 2026, a Embratur também lança uma parceria com a Resorts Brasil para destacar destinos autênticos do Nordeste, aliados à sofisticação e à sustentabilidade. Os Roteiros de Charme completam a oferta com experiências de exclusividade e identidade cultural.
FIT América Latina
Realizada em Buenos Aires, a FIT é considerada o mais importante encontro de turismo da América do Sul, reunindo operadores, distribuidores, companhias aéreas e viajantes de toda a região. O Brasil participa desde a primeira edição e, em 2025, reforça seu protagonismo ao transformar o evento em vitrine de integração e cooperação regional. Com recordes de participação, diversidade de destinos e campanhas inovadoras, a Embratur projeta um Brasil que atrai visitantes e se consolida como elo entre os povos da América do Sul.
A FIT 2025 também reforça projetos de integração continental, como o Visit South America (VSA) — iniciativa que reúne Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai — e o Caminho dos Jesuítas, rota que conecta cinco países em torno de um patrimônio cultural comum. Essas iniciativas evidenciam o papel do Brasil como liderança regional na promoção conjunta da América do Sul como destino turístico global.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.