MENDOZA-RIO

Com foco na ampliação da conectividade aérea brasileira, Embratur participa do Routes World, em Hong Kong

Em parceria com as concessionárias de aeroportos brasileiros, a Agência mira na atração de voos internacionais, fortalecimento da imagem do país no setor e oportunidades de negócios
Divulgação
Evento é oportunidade de fortalecer a conectividade aérea internacional no Brasil e gerar novos negócios nesse setor

26/09/2025 – A Embratur participa, a partir desta quarta-feira (24) até sexta (26), do Routes World 2025, em Hong Kong. Trata-se do maior evento do mundo para o desenvolvimento de rotas aéreas. A participação da agência, em parceria com as concessionárias de aeroportos brasileiros visa promover o relacionamento e atrair novas rotas aéreas e oportunidades de negócios para o país.

O objetivo é fortalecer a imagem do Brasil como um destino preparado para o turismo internacional e fortalecer a conectividade internacional, aumentando ainda mais a entrada de turistas estrangeiros nos destinos nacionais. A expectativa é que a atual edição do Routes World conte com a participação de pelo menos 250 companhias aéreas e representantes de mais de 110 países.

O coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Agência, Phillipe Karat, participará de um painel sobre a construção do legado de grandes eventos esportivos. A apresentação abordará como aeroportos, companhias aéreas e destinos podem se coordenar para ampliar suas operações a partir desses grandes eventos e garantir melhores resultados e benefícios econômicos a longo prazo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a Agência vem trabalhando ativamente, em parceria com os ministérios de Portos e Aeroportos (MPor), do Turismo (MTur), governos estaduais e municipais, além de aeroportos e companhias aéreas, para possibilitar a ampliação da conectividade brasileira com o mundo. Uma importante iniciativa da Agência, o presidente lembram foi a criação do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).

Lançado em março de 2024, o PATI prevê a realização de parceria público-privada com companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. “Vivemos um momento histórico do turismo internacional no Brasil, registrando marcas nunca antes alcançadas, e para transformar esse movimento em tendência um dos fatores essenciais é estarmos cada vez mais conectados com mercados estratégicos para o nosso turismo”, explicou Freixo.

“É preciso tornar mais fácil que os turistas internacionais cheguem aos nossos destinos. Nós fazemos isso estreitando laços e firmando parcerias, garantindo mais voos. Para se ter uma ideia, de 2024 para 2025, a expectativa é de um aumento de 9,7% de voos internacionais”, acrescentou.

Acordo de cooperação

Em 2023, a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) firmaram uma cooperação técnica para unir esforços na ampliação de voos para o Brasil, aumentando e facilitando a vinda de turistas estrangeiros ao país. Um plano de trabalho foi definido, com ações conjuntas a serem executadas em aeroportos associados à ABR. Além da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, o acordo prevê melhorias na recepção e na comunicação com os viajantes internacionais. A parceria conta com o apoio dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos.

A parceria entre a Embratur e a ABR para o Routes World já ocorreu nas edições de 2023 em Istambul e 2024 no Bahrein. Em 2026, o Brasil sediará o Routes Americas no Rio de Janeiro, um evento focado no continente americano. A 19ª edição vai reunir, na capital fluminense, os mais importantes tomadores de decisão desse setor nas Américas, além de dezenas de companhias aéreas, abrindo diversas oportunidades de criação de rede de contatos e novos negócios.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.