29/09/2025 – A conectividade aérea entre Brasil e Argentina se fortalece com o lançamento da nova rota aérea da Gol, conectando Mendoza, na Argentina, ao Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa, anunciada durante a Feira Internacional de Turismo (FIT) Argentina 2025, em Buenos Aires, nesta segunda-feira (29), amplia a conectividade aérea do país e reforça a presença de turistas da América do Sul no Brasil.
O novo voo será operado entre 4 de janeiro e 12 de abril de 2026, saindo de Mendoza de madrugada e chegando à capital fluminense no início da manhã, às segundas e sábados. O lançamento oficial da rota Mendoza-Rio contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do diretor comercial da Gol, Danillo Barbizan, do Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca e do presidente da Riotur, Bernardo Fellows, em um evento realizado no estande da GOL na FIT Argentina 2025. A iniciativa simboliza os esforços conjuntos para reforçar a conectividade aérea e a presença do Brasil no cenário turístico internacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o trabalho integrado e o diálogo estabelecidos com os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro e o governo federal para alavancar o turismo no estado, o que se comprova no crescimento do número de chegadas de turistas estrangeiros, que já atingiu a marca de 1,4 milhões até agosto e deve crescer mais com a alta temporada.
“Ainda vem a alta temporada, o verão, e com certeza nós vamos passar de 2 milhões, de turistas internacionais somente para o Rio de Janeiro. Essa nova rota de Mendonça para o Galeão é muito importante, hoje a Argentina e o Brasil têm 30 rotas ligando os dois países. A gente tem um crescimento de argentinos visitando o Brasil de 94% se compararmos esse ano com o ano passado, então é realmente algo muito impressionante, isso gera emprego, gera renda, gera uma melhor relação diplomática, gera conexão cultural. Obrigado à GOL pela confiança e por toda a parceria para mais um vôo“, completou Freixo.
“O lançamento da rota Mendoza-RioGaleão simboliza um momento importante da nossa expansão internacional, que é o foco da Companhia para os próximos anos. Este anúncio, feito em parceria com a Embratur em Buenos Aires, reforça também nossa liderança como a companhia que mais conecta o Brasil e a Argentina e reflete nosso esforço conjunto para fortalecer a conectividade aérea e ampliar a presença de turistas sul-americanos no Brasil. Com o aumento de 50% na oferta em Mendoza graças a este voo, estamos oferecendo aos nossos clientes argentinos mais uma excelente opção para visitar a Cidade Maravilhosa e, de lá, conectar-se com os principais destinos turísticos do Brasil”, disse Danillo Barbizan, diretor comercial da GOL.
O Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, agradeceu à Gol, à Embratur e à Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) pela nova rota, e afirmou que o trecho Mendoza-Rio faz parte da retomada do Galeão. “Ano passado, ultrapassamos 15 milhões de passageiros. A tendência é que a gente volte a disputar a liderança de número de passageiros no mercado do Rio do Brasil nos próximos anos. Por isso, estamos aqui com vários destinos, estandes, ativações, não só da capital, para que a gente possa oferecer o estado como um grande produto. E essa união de esforço junto com as companhias aéreas é fundamental nesse processo”, afirmou.
Já o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, destacou que a rota operada é fundamental para o aumento no número de turistas argentinos na capital fluminense. “Esses quatro voos semanais a partir de Janeiro só tem a acrescentar no nosso turismo. A cidade do Rio está de braços abertos. Tenho certeza que será de grande valia para o nosso turismo nacional, estadual e da cidade maravilhosa”, comemorou.
O lançamento da rota está alinhado ao fortalecimento da parceria institucional entre a Embratur e a Gol, consolidada em agosto com a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT), com o objetivo de ampliar a oferta de voos e atrair mais visitantes estrangeiros ao Brasil. A iniciativa integra a estratégia da Agência de estabelecer parcerias e desenvolver ações voltadas à ampliação da malha aérea com destino ao Brasil para atrair mais visitantes estrangeiros.
Ação internacional
Em paralelo ao lançamento, está em andamento uma campanha cooperada entre Visit Brasil, Gol e parceiros comerciais. A iniciativa busca impulsionar as vendas e reforçar a presença de mercado, potencializando o processo de internacionalização da companhia aérea. A Gol tem um papel fundamental no crescimento de novas rotas internacionais, contribuindo para o aumento no fluxo de visitantes estrangeiros.
O trabalho da Embratur, integrando companhias aéreas, aeroportos e destinos, tem sido um dos fatores para o crescimento do turismo internacional. O foco na conectividade aérea faz parte da estratégia de aumentar a atração de turistas e gerar um impacto positivo na economia.
Gol Linhas Aéreas
Parceira da Embratur, a GOL Linhas Aéreas atualmente conecta o Brasil a 16 destinos internacionais em 13 países das Américas com 42 rotas internacionais, além de operar cerca de 600 voos diários para aproximadamente 60 destinos domésticos, com hubs estratégicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2024, a companhia alcançou 30,1% de participação no mercado doméstico e anunciou a ampliação em 20% da oferta de assentos em voos internacionais para a alta temporada 2025/2026, reforçando seu papel no fortalecimento da presença do Brasil em mercados estratégicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.