1º/10/2025 – Para consolidar a imagem do Brasil como um dos principais destinos de ecoturismo e vida selvagem do mundo, a Embratur, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Turismo do Mato Grosso, inicia nesta quarta-feira (1º), a uma press trip com três renomados jornalistas dos Estados Unidos. A imersão na natureza acontece até segunda-feira (6), onde os convidados conhecerão a biodiversidade do Mato Grosso.
A ação foi desenhada para atender à crescente demanda do mercado norte-americano por viagens sustentáveis, experiências autênticas e observação de fauna. A escolha do período aproveita a sazonalidade favorável para o avistamento de animais, como a onça-pintada no Pantanal, e para a exploração das paisagens exuberantes da Chapada dos Guimarães.
“O Mato Grosso é um estado que sintetiza a potência natural do Brasil. Oferece aos turistas internacionais a chance de vivenciar a transição entre a maior planície alagável do mundo, a savana mais rica em biodiversidade do planeta e a maior floresta tropical do planeta”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Precisamos mostrar ao mercado americano um Brasil que vai além do óbvio, um país comprometido com a sustentabilidade e que oferece experiências transformadoras. Esta ação é um reflexo direto do posicionamento da Embratur, focado em atrair um turista mais consciente e que valoriza nossa sociobiodiversidade, completa Freixo”
A parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que o impacto do turismo seja positivo e duradouro para as comunidades locais. A colaboração visa estruturar a cadeia produtiva do turismo na região, capacitando pequenos negócios e garantindo que a experiência do visitante seja qualificada e segura, desde a hospedagem até os passeios guiados.
“Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. O filósofo Espinoza nos ensinou que tudo na vida é paixão e estamos vivendo em um momento único, em que o Brasil se revela ao planeta. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas, o que representa um diferencial competitivo. A sinergia entre Sebrae e Embratur nos dá a possibilidade de um salto significativo no protagonismo brasileiro no turismo mundial”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Para o Governo do Mato Grosso, a iniciativa é um reconhecimento da relevância do estado no cenário do turismo internacional. “O Mato Grosso, em parceria com a Embratur, está posicionando o Pantanal como um dos principais destinos de safári da América do Sul. O Parque Encontro das Águas, no fim da Transpantaneira, é hoje o local de maior observação de onças-pintadas do mundo, e esse diferencial nos coloca em evidência no turismo internacional”, ressalta a secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa
“Esse press trip é estratégico porque funciona como um braço de promoção do destino, fortalecendo a imagem do Pantanal e de Mato Grosso junto a operadores e formadores de opinião no exterior”, acrescenta a secretária adjunta.
Safári para os Sentidos
A Embratur lançou recentemente o projeto “Safári para os Sentidos”, desenvolvido em colaboração com a National Geographic CreativeWorks. A campanha global mostra ao mundo a experiência singular do Pantanal por meio de imagens, vídeos e narrativas produzidas pelo premiado fotógrafo de vida selvagem Filipe DeAndrade, referência internacional em storytelling de natureza. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, a maior planície alagável do planeta será retratada como um safári único fora da África, onde fauna exuberante e cultura pantaneira se entrelaçam.
A jornada dará origem à Galeria Pantanal, composta por duas galerias exclusivas de fotos no site da National Geographic, uma série de posts no Instagram com legendas do próprio fotógrafo e uma coleção de vídeos imersivos que traduzem a experiência sensorial do “Safári para os Sentidos”. O projeto terá espaço nos Guias de Destino da National Geographic, com uma seção especial dedicada ao Brasil e ao Pantanal, ampliando ainda mais o alcance internacional da campanha. Além disso, as fotos serão expostas na Galeria Visit Brasil em Nova York.
Roteiro
Os jornalistas Joel Lee Balsam, Joseph Goldman e David William Coussins terão um roteiro focado nos segmentos de natureza, ecoturismo e wildlife. A expectativa é que os conteúdos produzidos a partir desta viagem alcancem leitores e potenciais viajantes nos Estados Unidos, reforçando a prateleira de destinos brasileiros nos EUA.
A jornada começa em Cuiabá, portal de entrada para a famosa estrada-parque Transpantaneira. O primeiro destino é a região de Porto Jofre, reconhecida mundialmente como o maior santuário de onças-pintadas do planeta. A bordo de um barco-hotel, os jornalistas realizarão expedições fluviais intensivas, navegando por rios e corixos em busca do majestoso felino e de outras espécies icônicas como ariranhas e jacarés.
Na segunda metade da viagem, a experiência se diversifica com safáris terrestres ao alvorecer, passeios de canoa, focagem noturna, trilhas para observação de aves e um contato genuíno com a cultura local, incluindo uma apresentação de moda de viola. A agenda, que acontece em Barra dos Três Irmãos, também valoriza a conservação, com uma visita a um projeto dedicado à proteção da onça-pintada, e à gastronomia regional, com refeições em restaurantes que celebram os sabores nativos do Pantanal.
Dados
Os Estados Unidos são o terceiro emissor de turistas para o Brasil. De janeiro a agosto deste ano, o país recebeu 516.873 visitantes americanos. A expectativa é que essa press trip impulsione ainda mais a presença de turistas norte-americanos na região.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.