CINEMA NACIONAL

ScreenBrasil: parceria entre Embratur e Projeto Paradiso promoverá o Brasil no exterior através do seu cinema

Iniciativa vai investir em três longas-metragens de ficção para ampliar a distribuição internacional de produções brasileiras e a imagem do país como destino cinematográfico
Marcio Menasce/Embratur
A ação é fruto de um ACT entre a Embratur e o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro do Instituto Olga Rabinovich

06/10/2025 – A Embratur e o Projeto Paradiso lançam, nesta segunda-feira (6), uma parceria para promover a circulação internacional de filmes brasileiros. A iniciativa ScreenBrasil vai apoiar a distribuição de três longas-metragens de ficção produzidos no país em 2024 e 2025, com o objetivo de ampliar a distribuição internacional de produções nacionais, reforçar a imagem do Brasil no exterior e atrair interesse de estrangeiros a partir da promoção da nossa cinematografia.

A ação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre a Embratur e o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro do Instituto Olga Rabinovich. Conforme destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o ScreenBrasil integra a estratégia da Agência que reconhece o audiovisual como uma ferramenta para a promoção internacional do turismo. A seleção dos filmes será realizada por uma comissão técnica especializada.

A iniciativa é inspirada em ações semelhantes de outros países, sobretudo europeus, mas também de iniciativas já executadas no Brasil. O anúncio da parceria acontece no Festival do Rio, durante o Rio Market, nesta segunda-feira (6), e, em 22 de outubro, durante a abertura do Encontro de Ideias da Mostra de Internacional de Cinema em São Paulo, onde o regulamento será apresentado .

O anúncio dos filmes selecionados está previsto para abril de 2026, após o período de inscrições que será entre janeiro e março. “Este projeto é o coroamento de uma estratégia iniciada na nossa gestão na Embratur, que reconhece o audiovisual como vetor estratégico de promoção internacional do Brasil. Nós entendemos que filmes, séries, documentários e outros produtos audiovisuais podem funcionar como potentes vitrines do que o nosso país tem de melhor e despertam o interesse em conhecer o Brasil pessoalmente”, disse Freixo.

“Essa ação busca alcançar os espectadores internacionais com obras que ressaltam nossa qualidade e talento cinematográfico e retratam nossas histórias, nossa diversidade e criatividade. O Brasil vive hoje um momento de grande visibilidade do seu cinema lá fora. Temos também exemplos de países, como a Espanha, Portugal, Coreia do Sul, que colocaram o audiovisual como um setor estratégico relevante para promover o seu soft power. Mais do que isso, estudos indicam que cerca de 80 milhões de turistas globais escolhem destinos influenciados por produções audiovisuais”, completou o presidente.

Para o Projeto Paradiso, a decisão de investir na exibição internacional se insere em seus eixos estratégicos. “Desde 2019, apoiamos a presença de mais de 150 filmes e projetos em grandes festivais e mercados internacionais, por meio do programa Brasil no Mundo. Agora, damos um passo à frente, buscando ampliar janelas de exibição para o audiovisual nacional mundo afora. Nosso desejo com isso é expandir as possibilidades de conexão do público internacional com o cinema brasileiro, fortalecendo, assim, nossa indústria”, explica Rachel do Valle, diretora de programas da instituição filantrópica.

A parceria reafirma o papel da Embratur como agência de promoção do Brasil em múltiplas dimensões — turística, cultural, econômica e simbólica, ampliando o alcance de obras brasileiras no exterior. Os filmes selecionados receberão US$ 15.000 cada para ações de distribuição internacional. Esses recursos poderão ser usados para legendagem, marketing no exterior,assessoria de imprensa entre outras ações necessárias para a promoção e distribuição.

Soft power e turismo de tela

Após o lançamento da parceria, Marcelo Freixo participou do painel “Turismo de Tela: O Audiovisual que conecta indústrias e Projeto O Brasil ao Mundo (O Audiovisual como soft power brasileiro)”. No debate, foram apresentados números que mostram a importância do Rio de Janeiro para o audiovisual brasileiro. Entre os dados, está, por exemplo, o de dias de filmagem autorizados em 2024, que colocam a capital fluminense à frente da Cidade do México. O painel abordou ainda como os conteúdos audiovisuais contribuem para difundir atrativos e fortalecer marcas que formam o imaginário do visitante estrangeiro sobre o Brasil.

Em sua fala, Freixo destacou o turismo como uma alternativa econômica sustentável para os desafios ambientais que o mundo enfrenta, e como o turismo de tela e a inovação no setor potencializam esta atividade. “Se eu olhar para o século XXI, não é possível que eu não entenda que o turismo tem que ocupar um lugar mais estratégico, mais inteligente, de modelo econômico gerador de emprego e renda. E quando se fala de audiovisual, você está falando de inovação”, explicou.

Sobre a Embratur

A Embratur é um serviço social autônomo que tem como objetivo o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal e em parceria com governos, prefeituras e setor privado.

O objetivo é atrair turistas internacionais e fortalecer a economia do país em parceria com os destinos e empreendimentos da cadeia de serviços que fazem a experiência destes turistas inesquecível. Os destinos turísticos preparados para promoção no exterior podem contar com o apoio da Agência e fazer parte desta estratégia.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.