MICE

Embratur consolida o Brasil como destino para viagens corporativas e de incentivo durante a IMEX America 2025

A Agência, em parceria com o Sebrae, marca presença na feira que é uma das principais do setor MICE nas Américas, com oportunidades de geração de negócios e visibilidade para o Brasil
Divulgação/Embratur
A IMEX é a maior feira de turismo de negócios, eventos e incentivos das Américas

7/10/2025 – Reafirmando o compromisso de promover o país como destino competitivo para o segmento MICE (Turismo de Negócios, Incentivos, Congressos e Eventos), a Embratur, em parceria com o Sebrae, estará presente, entre os dias 7 e 9 de outubro, na IMEX America 2025, no Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA). Na ocasião, a Agência vai firmar parceria com a SITE Global, a maior entidade do setor de viagens de incentivo do mundo.

A IMEX é a maior feira de turismo de negócios, eventos e incentivos das Américas e  reúne milhares de compradores e fornecedores globais, oferecendo uma agenda completa de negócios e capacitação. Em seu estande, a Agência levará a presença oficial do Brasil à feira, focando em reuniões para geração de negócios, por meio de experiências e promoção dos destinos. O espaço contará também com a participação de 14 coexpositores selecionados por edital.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do turismo de negócios para o Brasil. Segundo ele, a participação da Agência na IMEX integra a estratégia brasileira para promover experiências, destinos, produtos e serviços voltados ao segmento de viagens de incentivo, expandir negócios, eventos e viagens, com foco no mercado dos Estados Unidos, segundo maior mercado emissor para o país e líder mundial em viagens internacionais.

“O segmento MICE é uma alavanca fundamental de receitas qualificadas, que gera impacto econômico direto, amplia a geração de empregos e combate a sazonalidade. A IMEX America é uma oportunidade única para consolidar a imagem do Brasil como destino para grandes encontros internacionais e viagens de incentivo”, destacou Freixo.

“O Sebrae tem atuado para tornar os pequenos negócios mais competitivos e capazes de se inserir no mercado nacional e internacional. Quando um pequeno ganha espaço, ele leva consigo toda uma rede de restaurantes, pousadas, guias e experiências que fortalecem o destino como um todo. O setor do Turismo conta uma atuação predominante de pequenos negócios. Ao atrair visitantes, o turismo dinamiza a economia de cidades e regiões, incentivando o crescimento de negócios e proporcionando a criação de empregos diretos e indiretos”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

IMEX América 2025

Com destaque no Brasil, a agenda da Embratur na IMEX America 2025 contempla ativações estratégicas e o lançamento de iniciativas inéditas, como a parceria com a SITE Global e apoio à realização da SITE NITE, evento exclusivo realizado pela Site, entidade que reúne os principais especialistas e tomadores de decisão do mercado global de viagens de incentivo.

Ainda durante a IMEX, será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Embratur e a SITE Global, fortalecendo a cooperação internacional no segmento. A convite da SITE, a Embratur participará da Reunião do Conselho Latino Americano da entidade que busca explorar como a SITE pode apoiar a América Latina e atrair mais negócios para a região’.

Além disso, em ação organizada pela Embratur em parceria com a Resorts Brasil, o evento marcará o lançamento da página dedicada aos resorts brasileiros na plataforma Brasil Incentive Showcase, vitrine digital para compradores especializados em viagens de incentivo. O novo espaço digital apresentará uma seleção dos associados da empresa no país.

A Latam Airlines, coexpositora no estande, também apresentará sua malha aérea internacional a diversos compradores interessados no Brasil para o segmento de viagens e eventos corporativos. Este conjunto de estratégias e ações capitaneadas pela Embratur, em sinergia com atores do turismo ampliam de forma estratégica a participação brasileira na feira.

Oportunidades de parcerias

De acordo com o relatório anual Incentive Travel Index mais recente, 70% dos compradores internacionais de viagens de incentivo estão em busca de novos destinos. Essa tendência posiciona o Brasil de forma estratégica: a diversidade cultural, a hospitalidade reconhecida e a oferta de experiências autênticas e sustentáveis colocam o país em evidência no mercado global.

Outro ponto importante é que o mercado norte-americano, foco da IMEX America, é hoje o segundo maior emissor de turistas para o Brasil e líder mundial em viagens internacionais. Em 2024, mais de 728 mil turistas dos EUA visitaram o país, com alto ticket médio. Em 2025, mais de 516 mil turistas daquele país escolheram o Brasil como destino. Este cenário reforça a importância da participação brasileira na feira.

O mercado norte-americano também está contemplado em ações de promoção realizadas recentemente pela Embratur como a famtour Corporate Travel, viagem de familiarização com oito executivos-chave do país e da Europa; o posicionamento do país está na lista dos 15 principais destinos do mundo no Ranking ICCA 2024 (International Congress and Convention Association); as campanhas de marketing promovidas pela Agência em parceria com a Professional Convention Management Association (PCMA), entre outros.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.