08/10/2025 – Com o objetivo de gerar negócios internacionais na feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a Embratur, em parceria com o Sebrae, conectou 50 fornecedores de experiências e DMCs (empresas gestoras de destinos e logística de viagem) do Brasil a operadores internacionais de 15 países. O encontro estratégico desta quarta-feira (8) abriu os trabalhos da edição 2025 do evento que acontece no Rio Centro, no Rio de Janeiro (RJ), e vai até a próxima sexta-feira (10).
Na cerimônia de abertura da ABAV Expo 2025, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou o recorde de 7 milhões de turistas internacionais que o Brasil atingiu de janeiro a setembro. Ele reforçou que o sucesso é resultado de um trabalho em equipe, com diálogo com estados e municípios, em prol do país.
“O turismo tem que ser colocado em um lugar estratégico para pensar o país com sustentabilidade, responsabilidade climática, geração de emprego e renda, dialogando com o Século XXI. Nossa previsão no plano nacional era chegar a 8 milhões de turistas internacionais em 2027. Vamos chegar este ano. Possivelmente passaremos de 9 milhões. Agora é nossa responsabilidade fazer com que isso seja tendência e não um momento”, disse Freixo.
Para alavancar o crescimento de turistas internacionais, a Embratur promoveu a rodada de negócios já no primeiro dia da feira. Os encontros atendem segmentos de grande potencial, como afroturismo, luxo e multiprodutos, reunindo compradores internacionais do programa ABAV Buyers Club com uma curadoria de empresas brasileiras, com destaque para o programa Feel Brasil, que valoriza experiências autênticas e de base comunitária.
O Feel Brasil é uma plataforma criada pela Embratur em parceria com o Sebrae para divulgar e promover experiências turísticas autênticas em todo o país para o mercado internacional.
“Quando o turismo brasileiro cresce, toda a nossa cadeia produtiva ganha, toda a comunidade se beneficia. O sucesso das pequenas, médias e grandes agências têm um impacto positivo direto no desenvolvimento do país. Ações como essa apresentam a diversidade de um Brasil profundo, plural e sustentável para os maiores operadores do mundo”, ressaltou Freixo.
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância de pensar no evento com um enfoque global. “Pensar no ABAV Buyers Club é pensar em um dos pilares da internacionalização de nosso setor. Nossa proposta é conectar o Brasil e o mundo a partir de negócios e profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do turismo”.
Apoiador do projeto, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que a participação na ABAV contribui para mostrar que “sustentabilidade, inovação e inclusão são conceitos que não têm mais volta”. “O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo, desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. A nossa parceria com a Embratur busca ampliar as oportunidades para que o segmento possa continuar gerando mais emprego e inclusão”, reforça.
As rodadas de negócios são eventos estruturados para facilitar a criação de parcerias e a geração de vendas de forma rápida e eficiente. De um lado, participam empresas vendedoras, com produtos ou serviços para oferecer e, do outro, as empresas com interesse em adquirir estes produtos. Em um formato dinâmico, isso permite que cada vendedor apresente sua proposta a diversos potenciais clientes em um mesmo local, otimizando o tempo e os recursos de todos os envolvidos para acelerar a prospecção de novos negócios e o fechamento de contratos.
Feel Brasil representado
A rica diversidade do programa Feel Brasil foi apresentada através de 20 experiências que representam o vasto território nacional. A seleção incluiu desde a observação de aves da Choca-do-acre e o turismo de observação de peixes-boi-marinhos, até a famosa expedição Jaguar Express no Pantanal e a espetacular revoada dos Guarás na Rota das Emoções.
O portfólio de aventura contou com roteiros de cicloturismo na Bahia, a desafiadora Trilha do Rio do Boi nos cânions do sul, uma expedição pelo Jalapão, a subida ao Monte Roraima e Pico da Neblina, um circuito pelas cachoeiras secretas do Parque da Tijuca e uma experiência de natureza em Foz do Iguaçu.
As vivências culturais foram representadas por imersão na Aldeia Shanenawa, na Amazônia, jornada de bem-estar na Chapada dos Veadeiros, experimentação dos encantos do Pontal da Barra, da pesca ao artesanato, e a descoberta da tradição da cerâmica em Icoaraci, do barro ao torno. Completaram a seleção experiências icônicas como o inesquecível amanhecer no Parque Bondinho Pão de Açúcar e um tour gastronômico focado em queijo, cachaça e café, além de diversos passeios náuticos e de caiaque.
Para atender à crescente demanda por viagens exclusivas e personalizadas, foi realizado um Encontro de Relacionamento focado no segmento de luxo. Dez fornecedores de experiências de alto padrão do programa Feel Brasil apresentaram seus produtos em um formato de “pitch” para 15 das principais DMCs de luxo do país.
Entre as propostas estavam um roteiro náutico exclusivo em Anavilhanas, uma imersão na cultura do café gourmet em fazendas especializadas, uma experiência étnica na reserva indígena Porto do Boi, em Caraíva, e um cruzeiro fluvial de luxo pelo Pantanal.
Negócios exclusivos para Afroturismo
Por iniciativa da Embratur, pela primeira vez o Afroturismo ganha destaque como negócio durante a ABAV Expo 2025. No primeiro dia de evento, 15 empreendedores do Afroturismo do Brasil participaram de rodadas de negócios com compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá.
Para a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, “é histórico o que está acontecendo na ABAV Expo 2025.” “Estamos mostrando que o Afroturismo é negócio, que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta. Tudo isso mostra a força do nosso segmento”, afirmou Tania.
A agente de viagens Analía, da empresa Ferrir Viajes, da Argentina, destacou a importância da rodada de negócios. “Trabalhamos com o Brasil há 30 anos e este tipo de encontro é super interessante porque nos permite conhecer provedores do afroturismo que oferecem experiências autênticas da cultura brasileira”, afirmou.
Ainda na quarta, o afroturismo foi destaque durante o workshop “Afroturismo / Black Travel: o mercado que mais cresce economicamente no mundo”, com a presença de Lawrence Phillips, CEO da Green Book Global, maior plataforma de viagens negras dos Estados Unidos.
Já na sexta-feira, o evento contará com o painel de apresentação dos resultados da cooperação técnica “Trilhas de Afroturismo Internacional”. Na oportunidade, ocorrerá o lançamento do Guia Prático de Igualdade Racial e do Mapa Interativo de Afroturismo, ferramentas que reforçam o compromisso da Agência com a diversidade e a inclusão.
Workshop e homenagem
Ainda no primeiro dia de ABAV, o presidente Marcelo Freixo participou do workshop temático “Do destino ao Produto”, promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). O encontro focou em ajudar os municípios brasileiros a promoverem a inserção dos seus destinos no mercado internacional.
O presidente da Anseditur, Italo Mendes, explicou as dificuldades que algumas cidades enfrentam para fortalecer sua promoção internacional como destino. “Muitas vezes, o destino trabalha a preparação do território, mas não sabe como se promover, não consegue estar na grade na prateleira das das operadoras de turismo. E isso é fundamental, inclusive para que a Embratur possa divulgar e promover os produtos brasileiros no exterior”, afirmou.
Programação
A programação da Embratur na Abav Expo inclui participação em reuniões com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), e com a Anseditur, lançamento da Marca Amazônia, capacitação dos convidados internacionais em destinos do Brasil e encontros marcados entre o presidente Marcelo Freixo com governadores estaduais e outras autoridades.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.