08/10/2025 – A promoção conjunta da Amazônia pelos estados da Região Norte está mais próxima. A Embratur participou, nesta quarta-feira (8), do lançamento nacional da Marca Amazônia, na ABAV Expo 2025, no Rio Centro, no Rio de Janeiro (RJ). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, também se reuniu com secretários de turismo dos estados da Região Norte para articular o lançamento internacional da marca, que acontecerá na World Travel Market (WTM) Londres, em novembro.
Fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo formado por representantes dos sete estados da Região Norte, a Marca Amazônia vem para fortalecer a região como produto turístico internacional, valorizando e dando protagonismo a indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. O lançamento regional da logo aconteceu durante a apresentação do Plano Brasis 2025–2027, realizada em Boa Vista (RO) no início de agosto.
A nova marca também inaugura um segmento turístico inédito no Brasil: o turismo de transformação, vivenciado a partir da visita à Amazônia brasileira, que transformam para sempre o visitante e, também, o mundo, ao promover a conservação e divulgar a importância e os saberes da floresta, que podem ser encontrados em entre os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o fortalecimento da Amazônia como produto turístico único é uma saída para combater o garimpo, o desmatamento e outras atividades ilegais da região. “Para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitário, a economia verde”, elencou.
“A gente sabe o quanto isso é importante. Nós vamos ter uma COP30 na Amazônia, uma COP capaz de debater de forma profunda o que é a floresta, levando todos os chefes de estado do mundo para dentro de um estado amazônico. Então essa é uma responsabilidade muito grande na hora de pensar a economia, desenvolvimento, mas sempre de forma sustentável. E o mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia. Parabéns ao trabalho de vocês”, disse Freixo.
Superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Junior, ressaltou a importância da parceria da região com a Embratur. “A Embratur tem sido um órgão essencial para o desenvolvimento do turismo da Amazônia. Estamos com todos os secretários estaduais reunidos aqui na ABAV Expo, e esse alinhamento [entre estados e a Agência] tem impulsionado o turismo de maneira técnica e profissional e nos ajuda a nos conectar com outros países, a saber quais são os potenciais que temos e entrar de uma maneira bem estruturada no mercado internacional para poder alcançar nosso objetivos”, afirmou.
Protocolo de intenções
Outra ação da Embratur nesta quarta na ABAV Expo foi a assinatura de um protocolo de intenções com Amazonas Destination. A iniciativa formaliza uma parceria voltada para promover o estado do Amazonas no mercado internacional. O foco principal da colaboração será o segmento de Turismo de Negócios e Eventos (MICE), setor de alto valor agregado e prioritário no Plano Brasis, o plano de marketing internacional do Brasil.
O documento estabelece diretrizes para atuação conjunta em ações de marketing e promoção e prevê a participação do estado em feiras, campanhas e o desenvolvimento de produtos turísticos para atrair eventos de grande porte para a região. A assinatura reforça a posição da Amazonas Destination no turismo local e destaca o compromisso da Embratur com a internacionalização de destinos brasileiros.
O presidente Marcelo Freixo assinou o documento ao lado dos diretores executivos da Amazonas Destination, Jaime Mendonça de Souza Junior e Luciana Kalvon. O grupo é uma DMC (Destination Management Companies) – empresa especializada em fornecer serviços e expertise incluindo lazer, cultura, eventos e outros segmentos, com o objetivo de atrair turistas de lazer e de negócios.
“Com esse termo de cooperação nós queremos trazer cada vez mais eventos e visitantes para o estado do Amazonas. O Amazonas, enquanto destino, está se reinventando. Manaus (AM) é um grande portão de entrada, uma cidade linda com uma história incrível, agregada a destinos de natureza, com navegação nos rios, hotel de selva, e a possibilidade de interiorização do estado, que é lindo, tem um povo muito hospitaleiro e belezas naturais sem fim”, comemorou Mendonça.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.