PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Brasil leva diversidade de destinos e experiências à FITPAR 2025 no Paraguai

O objetivo da participação no evento é fortalecer a integração turística entre os países e promover o Brasil como destino diversificado, sustentável e hospitaleiro junto ao público paraguaio
Divulgação/Embratur
No ano passado, o espaço da Agência ganhou destaque como o melhor da feira.

10/10/2025 – Para promover os destinos brasileiros junto ao público do Paraguai, além de apresentar a campanha “No hay lugar como Brasil”, que já está em circulação em outros países da América do Sul, a Embratur, em parceria com o Sebrae, participa, de 10 a 12 de outubro, da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), em Assunção.  

O Paraguai tem papel fundamental no turismo brasileiro, ocupando historicamente as primeiras posições entre os maiores emissores de visitantes ao Brasil. Em 2025, a tendência de alta continua e até setembro, as chegadas já aumentaram 14,7%. Os dados também revelam uma relação de proximidade: um em cada três turistas paraguaios escolhe o Brasil como destino, e 88% já visitaram o país pelo menos uma vez. Entre os principais atrativos, o destaque vai para os destinos de Sol e Praia, que concentram 72% das preferências dos viajantes desse mercado. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Paraguai é mais do que um mercado estratégico para o Brasil, é parte da família latino-americana. “Um em cada três paraguaios que viajam para fora escolhem viver momentos especiais em nosso país, e a maioria procura destinos de sol e praia para suas férias. Esse vínculo nos enche de orgulho e reforça nossa missão de criar cada vez mais oportunidades para que nossos vizinhos se sintam em casa”, destaca.

“O turismo impulsiona a economia, gera empregos e movimenta milhares de pequenos negócios. E nós, do Sebrae, estamos aqui para oferecer a eles o processo protetivo, para que eles possam crescer e ter a garantia de longevidade. Para que tenham segurança na produção do seu próprio protagonismo econômico. Cada ação de disseminação dos valores da nossa cultura, representa a oportunidade de fortalecer o segmento, que gera empregos, renda e inclusão”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

“No hay lugar como Brasil”

Em circulação na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e México, a campanha “No hay lugar como Brasil”, lançada em setembro deste ano, será destaque no estande da Agência na Feira. A ação convida o visitante a conhecer a hospitalidade do Brasil, indo além das paisagens, dando destaque às pessoas que recebem os turistas da América Latina. 

Entre os destaques da ação, o Nordeste brasileiro assume papel de protagonista, encantando o público com a experiência de se hospedar em um resort de luxo à beira-mar e vivenciar a hospitalidade do povo nordestino. Nesse sentido, durante a feira, será apresentada a Marca Nordeste, símbolo da união de nove estados em um projeto inédito de promoção coletiva. 

“Mais do que um logotipo, trata-se de um movimento histórico: apresentar ao mundo uma região integrada, competitiva e inesquecível, com sol o ano inteiro, águas cristalinas, ritmos que contagiam e sabores que permanecem na memória de quem visita”, destaca Freixo. 

Brasil na Feira

O estande da Agência na Feira vai apresentar, ainda, outros importantes destinos do Brasil ao público paraguaio e internacional, por meio de 14 coexpositores, entre eles, seis destinos turísticos brasileiros: Foz do Iguaçu (PR), Goiás, Gramado (RS), Rota Pantanal/Mato Grosso do Sul, Salvador (BA) e São Luís (MA). 

Para aproximar ainda mais os paraguaios do Brasil, o estande terá degustação da tradicional caipirinha, apresentações de Axé, gênero musical nascido em Salvador (BA), e a ativação do Brazil Travel Specialist (BTS), convidando agentes de viagem a se tornarem especialistas nos destinos brasileiros e terem acessos a benefícios exclusivos. No ano passado, o espaço da Agência ganhou destaque como o melhor da feira.

Rodada de negócios 

A FITPAR também abre espaço para a tradicional Rodada de Negócios, momento em que as conexões culturais se transformam em parcerias concretas. Na ocasião, compradores e vendedores do trade turístico terão a chance de se reunir em encontros rápidos e objetivos, com potencial para gerar novas alianças estratégicas. 

Comitê Descubra Brasil 

O Paraguai conta com o Comitê Descubra Brasil, criado para facilitar o diálogo e apoiar ações coordenadas, o comitê reúne companhias aéreas, operadoras de turismo, agências de viagem e a própria Embaixada do Brasil em Assunção. 

O Comitê é o principal parceiro comercial da Embratur no fomento à divulgação e à comercialização dos destinos brasileiros no Paraguai. Sua atuação estratégica garante que a oferta turística do Brasil chegue com mais força e capilaridade aos viajantes paraguaios, consolidando a relação de proximidade e confiança entre os dois países. 

Promoção Internacional

Na Feira, haverá destaque para o Plano Brasis, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027. O documento foi construído para estruturar estratégias em cinco grandes objetivos desdobrados em ações, programas e projetos para os próximos anos.

Além disso, entre as iniciativas, está o Feel Brasil, projeto inovador da Embratur com o Sebrae Nacional. A plataforma digital, disponível em seis idiomas, reúne 101 vivências turísticas transformadoras que revelam a essência do país e inspiram viajantes do mundo inteiro. Mais do que um guia, o Feel Brasil é um convite a mergulhar na autenticidade nacional, de Norte a Sul. Com protagonismo de micro e pequenos negócios responsáveis por 70% das experiências, sendo 59% lideradas por mulheres, o projeto fortalece comunidades, promove inclusão e consolida práticas sustentáveis. 

FITPAR

Em 2024, a FITPAR reuniu cerca de 7,5 mil participantes de 10 países e promoveu mais de 2,5 mil reuniões de negócios, consolidando-se como o maior e mais importante evento do setor turístico paraguaio. A edição deste ano promete ampliar esses números, apresentando novidades e tendências que impulsionam o turismo no Mercosul.

A presença da Embratur na FITPAR integra as ações de promoção internacional do Brasil, que buscam diversificar mercados emissores e fortalecer a presença do país na América do Sul, uma das regiões prioritárias na estratégia de promoção da Agência.

SERVIÇO 

Feria Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR) 2025 

Data: 10 a 12 de outubro de 2025

Local: Centro de Convenções Mariscal, Assunção – Paraguai 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.