PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur lança edital para seleção de coexpositores em feiras de turismo multiprodutos na Europa e América Latina no primeiro semestre de 2026 

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico da Agência, até 24 de outubro. A Fitur será realizada na Espanha, seguida da Anato na Colômbia, BTL em Portugal e ITB na Alemanha
Embratur/ Divulgação
A iniciativa, em parceria com o Sebrae, visa fortalecer a imagem e ampliar os negócios do turismo brasileiro no exterior

13/10/2025 – A Embratur publicou nesta segunda-feira (13), o edital de chamamento público para selecionar empresas, destinos e instituições do setor turístico que desejam representar o Brasil como coexpositores em quatro das mais importantes feiras internacionais de multiprodutos no primeiro semestre de 2026. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, visa fortalecer a imagem e ampliar os negócios do turismo brasileiro no exterior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico da Embratur, a partir desta segunda (13) até sexta-feira (24) através deste link

Toda a iniciativa está ancorada no Plano Brasis, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que define os mercados emissores e segmentos prioritários para a promoção do país. A Embratur classifica os mercados em categorias como Consolidados, Essenciais, de Crescimento e de Oportunidade, direcionando os esforços para cada um de forma mais eficaz. A estratégia também reforça nichos de alta rentabilidade e menor sazonalidade, com sustentabilidade, ações climáticas, afroturismo e diversidade como eixos transversais de atuação.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a ação é fundamental para divulgar o Brasil como um destino global e competitivo. “Levar a diversidade dos nossos destinos e a qualidade dos nossos serviços para as principais vitrines do turismo mundial é uma estratégia central da nossa gestão. Queremos mostrar ao mundo um Brasil autêntico, que respeita a natureza e sua gente. Essas feiras são uma oportunidade única para que os participantes fechem novos negócios, fortaleçam parcerias e ajudem a construir essa nova imagem do Brasil, focada na sustentabilidade, no afroturismo e na diversidade”, afirma Freixo.

Vagas

Poderão se candidatar órgãos públicos, entidades representativas de destinos e empresas do setor privado, como operadores de turismo receptivo internacional, meios de hospedagem, companhias aéreas e outros negócios que agreguem valor à promoção do Brasil, a exemplo de atrativos turísticos e parques temáticos. 

A seleção contemplará um circuito de eventos que começa com a FITUR, de 21 a 25 de janeiro de 2026, em Madri, na Espanha. O calendário de promoção segue em fevereiro com a Vitrina Turística ANATO, que ocorre de 25 a 27 de fevereiro em Bogotá, na Colômbia, e, em período próximo, com a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada de 25 de fevereiro a 1º de março, em Portugal. O ciclo de feiras do semestre se encerra na Alemanha, com a ITB Berlin, agendada para os dias 3 a 5 de março.

Webinar

Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o edital e o processo de seleção de coexpositores, a Embratur promoverá um webinar informativo na próxima quinta-feira, (16), às 11h. Clique neste link e se inscreva

Classificação

Os interessados serão classificados por um sistema de pontuação que avalia critérios como estratégias de promoção internacional, diversificação de produtos e práticas de sustentabilidade. Os coexpositores aprovados terão obrigações como garantir a presença no posto de trabalho durante toda a feira, promover exclusivamente produtos brasileiros e preencher relatórios de impacto de negócios, sob pena de sanções em futuras seleções. 

A divulgação dos resultados ocorrerá de forma escalonada em novembro. A lista para a Fitur será publicada no dia 17, seguida pela da Anato no dia 18. Os participantes da BTL serão conhecidos no dia 19, e os da ITB Berlin, no dia 20 de novembro. 

Participação

Os parceiros aprovados têm a oportunidade de apresentar propostas e executar ações promocionais diretamente no estande da Embratur, garantindo um contato qualificado com o público do mercado em questão. Essas ativações buscam encantar potenciais turistas por meio de experiências imersivas e inovadoras, que podem abranger desde a utilização de tecnologia e estratégias de marketing digital até a promoção da conectividade aérea. Além disso, as ações exploram os grandes diferenciais do Brasil, como suas riquezas naturais, a vastidão de sua cultura, a originalidade de suas artes e a exuberância de sua gastronomia.

Inscreva-se neste link.

Para acessar o edital clique aqui

Eventuais dúvidas também podem ser sanadas pelo e-mail: inscricao.feiras@embratur.com.br.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.