15/10/2025 – Uma experiência que convida o público a percorrer locações emblemáticas de filmes gravados em Recife, que projetam o cinema pernambucano e a imagem da cidade no mundo. Essa é a Rota Cinematográfica “A Cidade no Cinema de Kleber Mendonça Filho”. A ferramenta, hospedada no aplicativo Roteo, une cinema, turismo e tecnologia e tem relação direta com estratégia de promoção internacional de destinos brasileiros por meio de experiências audiovisuais.
Guiado por narrativas imersivas, o roteiro da experiência conecta a capital pernambucana, sua arquitetura e sua memória cultural à filmografia do premiado diretor, um dos mais celebrados cineastas brasileiros contemporâneos e vencedor do prêmio de Melhor Diretor em Cannes 2025.
O lançamento oficial da rota vai ser realizado dentro da programação do REC’n’Play 2025, festival que transforma o centro do Recife no chamado “Carnaval do Conhecimento”. A ação deve reunir mais de 700 atividades e a expectativa de público é superior a 90 mil pessoas. Nos dias 16 e 17, acontecem os passeios da rota, com o último reservado a convidados e parceiros.
O apoio à ação faz parte da estratégia da Embratur de consolidar o turismo audiovisual como um pilar da promoção internacional do Brasil. O trabalho da Agência vem se somando a iniciativas que conectam o cinema nacional às políticas de promoção turística, ampliando a visibilidade de locações brasileiras em filmes, séries e produções internacionais.
“O audiovisual é uma das formas mais poderosas de projetar a imagem do Brasil no exterior. O objetivo da Embratur com esse tipo de apoio é ampliar a visibilidade internacional dos destinos brasileiros que já estão nas telas do cinema. Essas histórias ajudam a despertar o interesse de turistas estrangeiros em conhecer o país por meio da sua cultura, sua paisagem e sua criatividade. Além disso, ao transformar o cinema em experiência turística, a Embratur reforça o elo entre arte e desenvolvimento econômico”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A iniciativa é apoiada pela Embratur e feita em parceria com a Prefeitura de Recife por meio do Programa Recife Film Commission, sob gestão das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e de Cultura (SECULT), e apoio da Secretaria de Turismo e Lazer (SETUR-L).
Experiência imersiva
Com duração aproximada de duas horas, a rota será guiada por profissionais capacitados e contará com ônibus de apoio para os deslocamentos entre os pontos de filmagem. A cada parada, os visitantes terão acesso a narrações em áudio, vídeos e conteúdos audiovisuais exclusivos dentro do app da Roteo, além de recursos de realidade aumentada e virtual que recriam cenas icônicas das produções de Kleber Mendonça Filho.
A tecnologia também amplia o engajamento do público: emblemas colecionáveis são desbloqueados automaticamente por geolocalização a cada visita, e os participantes recebem um certificado digital em formato de passaporte, simbolizando a jornada cultural pela capital pernambucana. Brindes, pôsteres e adesivos exclusivos completam a experiência.
Rota no REC’n’Play 2025
Além da rota, no estande da Embratur no evento, os visitantes poderão interagir com um totem digital, experimentar trechos da rota e conhecer outras ações da Agência voltadas à economia criativa e ao turismo cultural. As inscrições para o passeio estão disponíveis no site Sympla e na programação do REC’n’Play.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.