14/10/2025 – O projeto Feel Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, é finalista do prêmio City Nation Place Awards 2025, da plataforma City Nation Place. A iniciativa concorre na categoria Melhor Estratégia de Comunicação em Turismo (Best Communication Strategy – Tourism). O anúncio dos vencedores ocorre em 6 de novembro, em Londres, na Inglaterra. A premiação reconhece as melhores práticas de marketing e posicionamento de marca para a promoção de destinos em escala global. Essa é a segunda vez, somente este ano, em que o projeto chega às finais em uma disputa internacional.
O Feel Brasil estrutura um portfólio com 101 experiências turísticas sustentáveis em 61 municípios passando por todas as 27 unidades da federação. Além disso, o programa destaca o protagonismo feminino, com 59% dos roteiros selecionados na curadoria liderados por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.
Outro detalhe importante é que mais de 90% das experiências são oferecidas por micro e pequenas empresas e a iniciativa busca diversificar a promoção internacional do Brasil e ampliar a competitividade dos destinos no mercado global.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a indicação. “A gente fica muito feliz com o Feel Brasil chegando à final de mais uma premiação internacional. Isso demonstra o acerto da nossa estratégia em parceria com o Sebrae de promover um Brasil que gera desenvolvimento sustentável e valoriza o empreendedorismo local, o turismo de base comunitária e a diversidade”, disse.
“É importante a gente dizer que o Feel Brasil apresenta ao mundo um Brasil inclusivo, com experiências que valorizam nossa natureza, nossa cultura, o turismo de base comunitária, gerando inclusão, emprego e renda para a população. O reconhecimento internacional fortalece nossa competitividade e atrai um visitante que busca experiências autênticas e de impacto positivo”, completou Freixo.
A estratégia do programa visa aumentar o gasto médio do turista estrangeiro nos municípios. O foco nas micro e pequenas empresas atende a um segmento que representa mais de 90% dos negócios do setor de turismo no país. O presidente do Sebrae, Décio Lima, também comemorou o desempenho do Feel Brasil na disputa.
“O turismo permite criar oportunidades para os empreendedores e empreendedoras de todo país. Isso é inclusão, geração de empregos e renda. Este reconhecimento é fruto do esforço de mostrar a criatividade e os valores do povo brasileiro. Os pequenos negócios estão nas ruas, nos bairros e nas comunidades das cidades, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. E quando falamos de turismo, mais de 95% das empresas do setor são de micro e pequenas empresas. O Sebrae se orgulha desta parceria com a Embratur”, afirmou Décio Lima.
Iniciativa de sucesso
Em agosto, o Feel Brasil também foi finalista da 7ª edição do Skift IDEA Awards, premiação internacional que reconhece iniciativas que impulsionam o setor de viagens. Foi a primeira vez que o país chegou às finais nesta disputa. O projeto concorreu na categoria People & Community (Pessoas & Comunidade) do grupo Change Makers (Agentes de Mudança).
Com o sucesso do Feel Brasil, o país ganha cada vez mais competitividade internacional, atraindo turistas que buscam experiências diferenciadas e sustentáveis, o chamado turismo de experiências, que é uma tendência global.
City Nation Place
A plataforma City Nation Place é uma plataforma que reúne profissionais de place branding (reformulação de marca atribuída a uma região) e place marketing (promoção de cidades, estados ou países) com a missão é apoiar cidades, regiões e países a fortalecerem suas economias locais e melhorarem a qualidade de vida das comunidades.
Para ver quem são os finalistas da premiação, basta clicar aqui.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.