ENCANTOS DO BRASIL

Royal Air Maroc e Embratur trazem imprensa marroquina ao Brasil para ampliar divulgação internacional do país

Iniciativa no âmbito do PATI – Programa de Aceleração do Turismo Internacional, com apoio do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, reforça a conectividade entre Brasil e Marrocos
Luciana Faustine/Divulgação
Convidados conhecerão uma série de experiências turísticas e culturais para aprofundar o conhecimento sobre o mercado brasileiro e ampliar a visibilidade internacional do país

16/10/2025 – Doze dos principais jornalistas, editores e dirigentes da imprensa no Marrocos visitam o Brasil este mês a convite da Royal Air Maroc (RAM) e da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). A iniciativa inclui uma série de experiências turísticas e culturais com objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o mercado brasileiro e ampliar a visibilidade internacional do país. A ação, realizada em duas etapas, conta com o apoio do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, pela sua concessionária GRU Airport.

Este é mais um movimento de aproximação entre Brasil e Marrocos, o qual vem se fortalecendo desde o retorno, há dez meses, da rota direta São Paulo-Casablanca operada pela Royal Air Maroc.

“Nosso voo vem mostrando resultados consistentes, com taxas de ocupação superiores a 80%, e há espaço para crescer. O brasileiro descobre no Marrocos um ponto de acesso estratégico para a África, Ásia e a Europa, e os marroquinos e africanos encontram no Brasil um destino vibrante, diverso e acolhedor”, afirma Othman Baba, diretor regional da RAM na América do Sul.

A press trip integra o PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional), iniciativa da Embratur que tem como objetivo fortalecer a conectividade aérea e ampliar o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil por meio de ações cooperadas com o trade internacional. O termo de colaboração, firmado durante a FITUR 2025, em Madri, tem como proponentes a Royal Air Maroc e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU Airport), reforçando a parceria estratégica entre os três atores na promoção conjunta do Brasil como destino turístico e na consolidação da rota.

O fortalecimento dessa parceria também foi reafirmado durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo, com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Embratur e a Royal Air Maroc, que prevê a realização de novas campanhas internacionais, missões comerciais e iniciativas para expansão da conectividade aérea entre os dois países.

“Avançamos ao estabelecer a conectividade com o Marrocos e agora é o momento de gerar oportunidades de negócios, promover os destinos brasileiros e atrair cada vez mais visitantes desta região da África. A ação, em parceria com a Royal Air Maroc, é uma importante ferramenta de promoção do país, pois estes profissionais vão levar, através dos meios de comunicação, as impressões e encantos que o Brasil proporciona a quem nos visita. Serão mais estrangeiros sendo impactados por essas mensagens, mais turistas chegando por aqui e mais emprego e renda sendo gerados através do turismo”, comenta opresidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, maior hub aeroportuário e principal porta de entrada e saída do Brasil, participa do PATI por meio de parceria e incentivos junto à RAM, fortalecendo ainda mais a conectividade Brasil-Marrocos.

“Estamos focados e comprometidos em contribuir com o fomento do turismo brasileiro, estimulando a oferta de voos internacionais por meio de ações de divulgação e iniciativas que incrementem o fluxo de turistas estrangeiros. A parceria com a RAM é mais uma conquista na nossa missão de mostrar ao mundo as belezas de São Paulo e do Brasil como destino turístico”, declara Claudio Ferreira, diretor comercial da GRU Airport.

Imprensa marroquina se encanta com o Brasil

O primeiro grupo da missão esteve no Brasil entre 9 e 14 de outubro e o segundo faz a visita entre 23 e 28 do mesmo mês. A agenda combina experiências turísticas, culturais e gastronômicas, voltadas a destacar a infraestrutura aérea, o potencial de demanda e a diversidade do portfólio de destinos brasileiros, com ênfase em São Paulo – capital e litoral – como porta de entrada para o país.

A expectativa é que a presença dos líderes editoriais, que representam os principais canais de TV, plataformas digitais e jornais de referência do Marrocos, contribua para posicionar o Brasil em destaque na imprensa do norte da África, fortalecendo a imagem do país como destino atraente e estratégico.

“Fiquei muito impressionado com o enorme potencial turístico de São Paulo e Maresias. O contraste entre a energia urbana e o charme litorâneo é realmente notável. Também fiquei tocado pela hospitalidade e gentileza do povo brasileiro, que nos recebeu calorosamente e tornou a experiência ainda mais significativa. Para a imprensa marroquina, essa oportunidade oferece percepções valiosas que permitem uma cobertura mais precisa e culturalmente sensível sobre o Brasil. Ao compartilhar essas experiências com o público marroquino, podemos inspirar maior interesse pelo Brasil como destino turístico e parceiro econômico. Trocas como essa ajudam a construir laços culturais e diplomáticos mais fortes entre os países, promovendo compreensão mútua e futuras colaborações”, afirma Adil CHQUIRY, diretor de Marketing e Digital da 2M TV.

Conectividade em expansão

Com a operação atual de três voos semanais entre São Paulo e Casablanca – uma viagem de cerca de nove horas em aeronave moderna -, e um quarto voo a ser iniciado em dezembro, a Royal Air Maroc vem consolidando sua presença no mercado brasileiro. A companhia, que tem planos para abrir em breve um voo direto também para o Rio de Janeiro, oferece passagens a preços competitivos, duas malas de 23 kg sem custo extra na classe econômica e três de 32 Kg na executiva, além de permitir stopover gratuito no Marrocos, entre outras vantagens para os passageiros.

Sobre a Royal Air Maroc

A Royal Air Maroc (RAM), fundada em 1957, é a companhia aérea nacional do Marrocos. A partir do Aeroporto Internacional Mohammed V, em Casablanca – onde conta com um terminal exclusivo -, conecta África, Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, operando voos para mais de 90 destinos em 46 países.

Integrante da Oneworld, transportou 7,5 milhões de passageiros em 2024 e, como parte de seu plano estratégico de expansão (2023–2037), projeta alcançar 200 aeronaves e 32 milhões de passageiros por ano até o fim do período. Em 2025, realizou seu primeiro voo com combustível sustentável. Nesse contexto de expansão, o Marrocos sediará a Copa Africana de Nações e será coanfitrião da Copa do Mundo de 2030, junto a Portugal e Espanha.

Desde dezembro de 2024, a Royal Air Maroc retomou os voos diretos entre São Paulo e Casablanca, inicialmente com três frequências semanais e, a partir de dezembro de 2025, com quatro voos por semana, operados por aeronaves modernas. Entre 2025 e 2026, está prevista a abertura de uma nova rota para o Rio de Janeiro. Com presença relevante em mercados estratégicos, a companhia atua como plataforma de mobilidade internacional, combinando turismo, negócios e logística.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.