PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur e Sebrae promovem famtour com operadores alemães para fortalecer o turismo na Amazônia

Operadores de turismo participam da viagem de familiarização para conhecer as riquezas naturais e culturais da Amazônia paraense
Embratur – Sebrae / Divulgação
A iniciativa traz ao país, operadores de turismo da europa para uma imersão em um dos destinos mais exuberantes da Amazônia

17/10/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, realiza, a partir desta sexta-feira (17), até a próxima sexta (24), o Famtour Experience Brasil, em Alter do Chão (PA). Com o objetivo de fortalecer a comercialização de roteiros de ecoturismo e de base comunitária no mercado internacional, a iniciativa traz ao país, oito operadores de turismo da Alemanha para uma imersão em um dos destinos mais exuberantes da Amazônia. 

A meta é diversificar a oferta de destinos brasileiros no portfólio das agências, proporcionando um conhecimento aprofundado sobre as experiências autênticas que o Pará oferece. Durante oito dias de programação, os participantes terão contato direto com a rede de parceiros locais, incluindo hotéis, guias e comunidades ribeirinhas, fomentando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo na região. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação contribui para posicionar o Brasil como um líder global em ecoturismo. “Levar operadores a diversos municípios do Pará é mostrar na prática o nosso compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais. Queremos que eles voltem para seus países como embaixadores do nosso turismo, prontos para vender experiências únicas, seguras e de impacto positivo”, afirma. 

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o mundo não aceita mais relações comerciais com economias que agridem o meio ambiente. “A sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta. O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo; desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. E neste momento em que o mundo se volta para a COP 30, precisamos atuar junto ao segmento para que as práticas de respeito ao meio ambiente também estejam presentes e sendo adotadas pelos empreendedores e empreendedoras brasileiros. Isso representa respeito e cidadania”, afirma.

Já a Secretaria de Turismo do Pará, enfatiza a importância desta ação que busca gerar renda e desenvolvimento local. “O turismo de base comunitária ajuda a manter a floresta em pé, reduz as emissões de carbono e fortalece a identidade dos nossos povos tradicionais que poderão assim transmitir todas suas práticas, cultura, saberes e promover os produtos da bioeconomia. É um fomento ao protagonismo das comunidades. A Setur tem ações de estruturação, qualificação e promoção de roteiros de vivência em municípios paraenses para que eles estejam prontos para o mercado”, pontuou o secretário de Turismo, Eduardo Costa.

Imersão

Durante o famtour, as experiências do Feel Brasil serão apresentadas para os operadores internacionais. O Feel Brasil é um projeto da Embratur em parceria com Sebrae que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no país, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca apresentar um Brasil diverso com vivências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.

Entre os destinos do programa, estão uma trilha de ecoturismo na Floresta Nacional do Tapajós e a participação no ritual da Piracaia, um tradicional luau amazônico com peixe assado na brasa à beira do rio. Além dessas, os operadores terão experiências culturais apresentação de Carimbó no Centro de Referência Mestre Chico Malta Arão. A programação conta ainda com passeios fluviais com Navegação pelo Lago Maicá, Canal do Jari e Lago Negro, explorando a fauna e flora aquática.

O grupo participará também de um Encontro de Relacionamento Experience Brasil, onde os operadores europeus se conectarão com o trade turístico local em rodadas de negócios, facilitando a criação de pacotes e parcerias comerciais. As atividades acontecerão em Santarém, Alter do Chão e Belterra. 

Mercados

O Pará é o estado que sediará a COP 30, o que reforça o posicionamento do Brasil como um destino alinhado às pautas globais de sustentabilidade. A escolha do mercado alemão, é estratégico. A Alemanha, por exemplo, é o maior emissor de turistas da Europa e o oitavo para o Brasil, com um perfil de viajante que busca cada vez mais destinos sustentáveis, autênticos e com forte conexão com a natureza.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil recebeu 146.370 turistas alemães, número que representa um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.