20/10/2025 – O Brasil está pronto para conquistar mais um público em plena expansão global: os nômades digitais. Com isso, a Embratur lança, nesta segunda-feira (20), a campanha inédita “Brasil, seu escritório dos sonhos. Venha trabalhar e viver intensamente”, que posiciona o país como um dos principais destinos para profissionais que trabalham remotamente e desejam desfrutar de experiências culturais, de natureza e de qualidade de vida.
A ação será veiculada nos Estados Unidos, no México, na Espanha e no Reino Unido, por meio da plataforma TikTok, com a participação de três influenciadores internacionais que compartilharão suas vivências no Brasil.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o objetivo é posicionar o país como um destino desejado, oferecendo não só um local para trabalhar remotamente, mas também comunidades com infraestrutura adequada para os nômades digitais, impulsionando o setor de viagens e hospedagens sustentáveis no Brasil. “Os nômades digitais representam um público exigente, conectado e de alto impacto econômico. Queremos mostrar que o Brasil reúne todos os ingredientes para se tornar um dos destinos preferidos desse movimento global”, destaca.
Por meio da campanha, a Embratur projeta aumentar em 30% ao ano a emissão de vistos desse público e ampliar a presença do Brasil em comunidades e rankings globais especializados. Com o visto para nômades digitais – instituído pela Resolução Normativa nº 45/2021 –, estrangeiros podem viver legalmente no país por até dois anos, com segurança e acesso facilitado a serviços.
A campanha da Embratur reforça atributos estratégicos do país, entre eles, as experiências do Feel Brasil. O programa é um projeto da Embratur em parceria com Sebrae que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no país, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca apresentar um Brasil diverso com vivências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.
Destinos mais procurados
Alguns destinos no Brasil já são reconhecidos por atrair trabalhadores remotos. Entre eles:
A campanha
O público-alvo da campanha reúne profissionais que exercem atividades para empresas ou clientes no exterior e têm liberdade para trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma boa conexão de internet.
Segundo a pesquisa The 2025 State of Digital Nomads, já são 40 milhões de profissionais vivendo nesse modelo de trabalho no mundo, com previsão de crescimento para 60 milhões até 2030. Só os Estados Unidos concentram 18,1 milhões de nômades digitais, seguidos por Reino Unido, Canadá, Rússia e Alemanha como principais países emissores.
O perfil dos viajantes é altamente qualificado e de alto poder de consumo. A idade média é de 36 anos, a maioria é formada por homens (84%) e quase 90% têm diploma de ensino superior. Em termos de renda, 69% ganham entre US$ 50 mil e US$ 250 mil por ano, o que demonstra o potencial desse público para movimentar economias locais, sobretudo em setores como turismo, moradia, gastronomia, bem-estar e experiências exclusivas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.