NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Remote Immersion: Embratur apoia evento para ampliar visibilidade de destinos de turismo de natureza e luxo sustentável

Chapada dos Veadeiros receberá o evento que propõe conectar destinos únicos a profissionais do turismo de alto padrão, além de ampliar a visibilidade do país junto ao mercado internacional
Divulgação/Embratur
Patrimônio Mundial da Humanidade, a Chapada dos Veadeiros faz parte das  experiências Feel Brasil

20/10/2025 – A Embratur estará presente no Remote Immersion Chapada dos Veadeiros, que acontece de 20 a 23 de outubro, em Alto Paraíso de Goiás (GO). A participação faz parte da estratégia da Agência de ampliar a presença do Brasil no mercado global de turismo de natureza, experiências e luxo sustentável, segmentos que vem ganhando cada vez mais destaque entre os viajantes internacionais.

O Remote Immersion é um evento boutique itinerante que, a cada ano, acontece em um destino diferente da América Latina. Sua proposta é promover conexões humanas, trocas de conhecimento e vivências culturais e ambientais autênticas, aproximando o mercado internacional de destinos que valorizam o contato com a natureza e o bem-estar.

A edição de 2025 leva essa experiência à Chapada dos Veadeiros, um dos mais emblemáticos destinos de ecoturismo do Brasil. Durante quatro dias, o evento reunirá rodadas de networking, painéis inspiradores, atividades culturais e experiências em meio à natureza, destacando o papel do turismo como ferramenta de desenvolvimento local e preservação ambiental.

“A Embratur tem trabalhado para fortalecer a imagem do Brasil e do Cerrado brasileiro como destino de experiências únicas e sustentáveis e a Chapada dos Veadeiros é um exemplo claro desse potencial. Além disso, participar do Remote Immersion é uma forma de aproximar o trade internacional de um destino que representa o melhor do turismo de natureza brasileiro”, destaca o presidente da Agência, Marcelo Freixo.

Remote Immersion Chapada dos Veadeiros

Nesta edição, o Remote Immersion irá receber 77 meios de hospedagem e  DMCs (Destination Management Companies) de 12 países, além de 80 designers de viagem de 16 países, que participarão de encontros de negócios e atividades imersivas junto a cultura quilombola e a rica biodiversidade do Cerrado brasileiro. Mais do que um evento de networking, o Remote Immersion tem como propósito destacar destinos remotos no cenário do turismo internacional de maneira consciente e responsável.

O gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa, representará a Agência na Cerimônia de Abertura, nesta segunda-feira (20). Na ocasião, a Embratur e a Goiás Turismo, destino anfitrião desta edição, darão as boas-vindas aos participantes. 

No dia 22, a Embratur apresentará um painel sobre promoção internacional do turismo no Brasil durante o LEGADO Remote, iniciativa voltada à comunidade local, onde os palestrantes convidados irão debater o tema “Como a Chapada dos Veadeiros pode se preparar melhor para o turismo internacional”, destacando oportunidades de posicionamento global e estratégias de qualificação para o destino

Edições anteriores 

Desde sua criação, o Remote Immersion passou por destinos emblemáticos da América Latina, como Patagônia (Chile e Argentina), Atacama, Amazônia Equatoriana, Deserto de Uyuni (Bolívia) e Vale Sagrado (Peru). Cada edição deixa um legado de visibilidade internacional e desenvolvimento local, incentivando o turismo de impacto positivo.

O LEGADO Remote, por sua vez, busca integrar as comunidades anfitriãs às oportunidades do turismo, promovendo capacitação, sustentabilidade e trocas culturais. Em 2025, na Chapada dos Veadeiros, o foco será ampliar o diálogo sobre turismo responsável e internacionalização de destinos naturais brasileiros.

Chapada dos Veadeiros

Patrimônio Mundial da Humanidade, a Chapada dos Veadeiros faz parte das  experiências Feel Brasil. Na última campanha do programa, foram destacadas a jornada autêntica pela história e tradição do Quilombo Kalunga, além da Cachoeira Santa Bárbara. O local é conhecido por sua biodiversidade, cachoeiras impressionantes e atmosfera mística. O destino tem atraído cada vez mais visitantes em busca de vivências de reconexão, espiritualidade e contato direto com a natureza.

Ao apoiar o evento, a Embratur reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro, promovendo experiências que valorizam o território e beneficiam as comunidades locais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.