DIVERSIDADE

Brasil reforça imagem de destino diverso, inclusivo e acolhedor na maior Convenção Internacional de Turismo LGBTQIA+

Embratur marca presença em evento e participa de rodadas de negócios, encontros com players internacionais e ações de promoção dos destinos brasileiros
Embratur – Sebrae / Divulgação
O evento é considerado o maior e mais influente encontro mundial dedicado à promoção do turismo LGBTQIA+ e reúne líderes, influenciadores  e representantes do setor de mais de 50 países

21/10/2025 – A Embratur participa, desta terça-feira (21) até sábado (25),  da 42ª Convenção Global Anual da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), que acontece em Palm Springs, Califórnia (EUA). Coordenada pela Embratur, a presença brasileira integra a estratégia da Agência de reposicionar o Brasil no mercado internacional como um destino que valoriza a diversidade, é inclusivo, seguro e que acolhe todos os visitantes com respeito e segurança. 

O evento é considerado o maior e mais influente encontro mundial dedicado à promoção do turismo LGBTQIA+ e reúne líderes, influenciadores  e representantes do setor de mais de 50 países.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o IGLTA é considerado a principal plataforma global para networking, educação e negócios do segmento. “A Embratur está indo para, mais uma vez, apresentar o Brasil na Convenção Global da IGLTA. A participação da Agência está diretamente alinhada às diretrizes do Plano Brasis, que orienta a promoção internacional do país com foco em diversidade, sustentabilidade e respeito. Isso é importante porque o turismo precisa ser uma atividade que reforça nossas melhores características, tornando o nosso país um lugar atrativo para se visitar e melhor para viver. Nossa estratégia é trabalhar a diversidade. Quando o turismo ganha, todo mundo ganha”, disse.

O coordenador da IGLTA no Brasil e na América do Sul, Clovis Casemiro, falou sobre a importância da Embratur no evento: “A participação brasileira na convenção reforça o compromisso da Embratur e do trade turístico nacional com a promoção de um turismo diverso, sustentável e inclusivo, capaz de valorizar tanto as grandes celebrações culturais quanto o contato autêntico com a natureza e as comunidades locais.”

Participação

Durante os cinco dias de evento, a Embratur participa de rodadas de negócios, reuniões com players internacionais e do atendimento ao público e ao trade no espaço dedicado ao Brasil na LGBTQIA+ Tourism Expo & Lunch. A Agência também acompanhará ações de promoção dos destinos brasileiros e participará de momentos de networking voltados à ampliação da rede de contatos e parcerias no segmento.

Ao integrar este evento, o Brasil fornece subsídios promocionais para apoiar a comercialização de destinos nacionais. Além de ícones urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, o Brasil apresenta seu vasto potencial em destinos de natureza, que vêm ganhando destaque entre os viajantes LGBTQIA+, mostrando a pluralidade de paisagens e vivências que tornam o país único.

O resultado final deve ser o aumento no número de turistas internacionais no Brasil, o tempo de viagem dentro do país e o ticket médio de gastos desses visitantes.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.