BRASIL EM ALTA

Pesquisa inédita da Embratur e Visa revela perfil e hábitos do turista estrangeiro no Brasil

Estudo mostra que 94% dos visitantes internacionais entrevistados tiveram experiência positiva no Brasil e detalha hábitos de consumo que vão orientar novas estratégias de promoção do país no exterior
Embratur – Sebrae / Divulgação
De janeiro a setembro de 2025, o Brasil já recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, uma marca inédita na história do país

21/10/2025 – A pesquisa inédita Turismo Internacional no Brasil: o comportamento de cinco mercados,  realizada pela Embratur, em parceria com a Visa e o Instituto Ipsos, revela o comportamento, as preferências e o nível de satisfação dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil nos 12 meses anteriores à sua realização. O estudo ouviu mais de 8 mil viajantes de Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Uruguai, mercados responsáveis por quase 60% do fluxo internacional para o Brasil em 2025, e auxilia a compreensão do turismo internacional no país. 

Com uma avaliação amplamente positiva, o levantamento mostra que o Brasil continua sendo percebido como um destino diversificado e acolhedor. Dos entrevistados, 66% classificaram a experiência como muito boa e 28% como boa, totalizando 94% de satisfação. Entre os principais fatores para a avaliação positiva estão a hospitalidade, a qualidade da hospedagem e a gastronomia.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o levantamento contribui para que a Agência possa promover o Brasil de forma cada vez mais direcionada. “A pesquisa nos entrega um mapa detalhado para comunicar o Brasil certo para o público certo, otimizando nossos recursos e ampliando o retorno. Entender que o turista norte-americano busca experiências exclusivas de valor agregado, enquanto o viajante argentino e uruguaio valoriza o preço competitivo e os laços afetivos, nos permite criar campanhas muito mais eficientes. Essas nuances são fundamentais para que o país desenvolva estratégias de promoção segmentadas e mais eficazes”, disse. O presidente garantiu que “independente do perfil do turista, nossa missão é ampliar ainda mais essa experiência positiva, diversificando a oferta e qualificando o turismo”, completa Freixo.

Perfil do Viajante

Do total dos pesquisados, 94% vieram ao Brasil para uma viagem pessoal, enquanto 6% desembarcaram no país por razões profissionais. As praias (mencionadas por 75%) e a natureza (63%) permanecem como as grandes motivadoras da escolha do Brasil como destino, seguidas pelo preço competitivo (55%), que é um fator especialmente relevante para os turistas latino-americanos.

Outro dado revelado pelo estudo é a forma como os turistas planejam sua viagem. A maioria organizou o roteiro por conta própria (57%), mas 23% utilizaram agências de viagem. No que se refere aos serviços reservados ou comprados antes da viagem, os entrevistados adquiriram em média 2,8 serviços com antecedência e os pacotes turísticos foram a opção de  56% dos viajantes. A decisão da viagem foi influenciada, em média, por quatro fontes de informação distintas, com destaque para sites de busca (50%), redes sociais (48%) e sites especializados em viagens (48%). Dentre as redes sociais, o Instagram (84%) e o YouTube (74%) foram  as principais plataformas utilizadas para se informar, e o Instagram também domina o compartilhamento de experiências durante a estadia (69%).

O viajante, que foi dividido a partir de seus comportamentos em cinco perfis sendo eles: explorador, planejador, acolhedor, sereno e distinto, realiza em média cinco atividades no Brasil, com destaque para os estadunidenses, que são os que mais diversificam suas experiências.

Gastos com a Viagem

Em relação aos gastos, o estudo identifica que o turista estrangeiro desses cinco mercados desembolsa, em média, US$ 175 por dia no Brasil. Os norte-americanos lideram com um gasto médio diário de US$ 308,21, quase o triplo dos uruguaios, que gastam US$ 114,73. A hospedagem (21%), a alimentação (17%) e a passagem para o destino (16%) são os itens que mais comprometem o orçamento da viagem. Embora o dinheiro em espécie ainda seja usado por 63% dos visitantes, o cartão de crédito (55%) e o débito (40%) demonstram forte presença, especialmente para despesas de maior valor. A utilização do PIX foi constatado por 16% dos turistas internacionais entrevistados, destacando-se a Argentina, mercado em que quase um terço utilizou o meio de pagamento em sua viagem ao Brasil. 

Para Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, os dados ajudam a embasar políticas públicas e estratégias do setor privado com maior precisão: “Nosso objetivo é fornecer inteligência acionável para que o Brasil aumente sua competitividade no cenário global de turismo.” Com essa iniciativa, Visa e Embratur reafirmam o compromisso com o desenvolvimento do turismo brasileiro, combinando inovação, dados e colaboração estratégica entre os setores público e privado.

Permanência

O tempo de permanência destes visitantes também revela a importância crescente do Brasil como destino turístico. Em média, os turistas provenientes desses mercados passam 12 noites no país, um período considerado elevado. Mais do que o interesse prolongado por experiências brasileiras, este dado reforça o potencial de geração de renda para a cadeia do turismo. 

Recomendação

Com uma taxa de aprovação que chega a nove em cada dez visitantes dispostos a recomendar o Brasil, em que seis em cada dez estão dispostos a falar bem do Brasil mesmo sem serem perguntados, a pesquisa se consolida como um instrumento para mapear a realidade atual e orientar os próximos passos do país na disputa por turistas internacionais em um cenário cada vez mais competitivo. Os resultados contribuirão para direcionar as campanhas no mercado, permitindo que o Brasil se posicione de forma mais precisa para atrair diferentes perfis de viajantes.

Ano histórico

De janeiro a setembro de 2025, o Brasil já recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, uma marca inédita na história do país. Com esse desempenho, ultrapassou, em apenas nove meses, o recorde anual anterior de 2024, quando 6.773.619 visitantes estrangeiros vieram ao Brasil. 

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Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.