21/10/2025 – A Embratur lançou, nesta terça-feira (21), mais um episódio da série de mini documentários Turismo Transforma. Desta vez, a produção audiovisual celebra a vibrante retomada do turismo no Rio Grande do Sul após a tragédia climática em 2024. A peça destaca a resiliência do estado e apresenta um roteiro diversificado e muito além do tradicional. Com foco em conectividade, sustentabilidade, audiovisual e afroturismo, “Rio Grande do Sul, terra que se refaz” revela como a região supera as adversidades e floresce com experiências autênticas e transformadoras.
Um dos pilares da retomada é a conectividade, personificada no Aeroporto de Porto Alegre, que funciona como hub crucial para a chegada de turistas internacionais. O vídeo também explora destinos como Cambará do Sul, Arroio do Meio, Gramado e Poço das Antas, com iniciativas que exemplificam tanto a tradição e a história quanto a inovação.
No município de Cambará do Sul, por exemplo, o doc conta a história de um guia turístico que descobriu, na atividade, uma alternativa para viver próximo à natureza, preservada, em partes, graças à atividade econômica. “Trabalhei 40 anos fechado em uma sala. Abriu a gaiola, o passarinho saiu e não quis mais voltar. O Turismo é uma atividade essencial para termos essa natureza preservada”, afirmou Júlio Nery.
Ainda no tema da sustentabilidade, em outro trecho, a produção apresenta, em Porto Alegre, o projeto Navega, que integra a curadoria do Feel Brasil, projeto de diversificação de destinos brasileiros no mercado internacional da Embratur e do Sebrae. O grupo oferece passeios em um barco a vela, movido pela força do vento. Para a sócio-fundadora do Navega, Juliana Baino, a empreitada foi uma reconexão com o Guaíba após os alagamentos.
“Voltar a navegar no Guaíba depois do que aconteceu foi diferente, uma sensação estranha. Nós mesmos estávamos fazendo as pazes com o rio. Então a gente entende que tinha esse papel de ajudar o gaúcho a ressignificar o Guaíba, o mesmo rio que sempre nos proporcionou momentos maravilhosos”, relatou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a retomada do Rio Grande do Sul. “Essa retomada tem sido extraordinária e os números comprovam isso. A região alcançou a marca de mais de 1,3 milhão de visitantes internacionais nos primeiros nove meses de 2025, um crescimento de 91,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado é fruto da força de uma região com uma história muito brasileira, de força, de fé, de tradição e de sustentabilidade após a catástrofe climática. Os dados mostram não apenas a resiliência do povo gaúcho, mas também a força de seus atrativos, que seguem encantando o mundo”, afirmou.
Afroturismo e Cultura
Em Poço das Antas, o documentário revela uma experiência inovadora de afroturismo: a pisa da uva acompanhada de samba. A iniciativa é liderada pela proprietária do sítio Rosa do Vale, Miriam Guedes, uma empreendedora preta que levou o afroturismo para a região ao integrar sua tradição e sua história a uma atividade tradicional ítalo-brasileira, que é a pisa da uva, criando uma experiência culturalmente rica e singular.
E a conexão do estado com a cultura é celebrada também com o Festival de Cinema de Gramado, evento que contou com o patrocínio da Embratur, reforçando o compromisso da Agência com o setor. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, celebrou a força de um dos mais importantes festivais de cinema do país. “No ano passado, fizemos o festival sem aeroporto. Dessa vez, não. No último fim de semana, do festival, sexta e sábado, foram 180 mil pessoas na cidade”, destacou.
A atriz e diretora Bárbara Paz, que participou da mostra com o Rua do Pescado nº 6, destacou a importância da cultura brasileira para o mundo. Para ela, a retomada também aconteceu a partir da arte e da memória preservada pela atividade cinematográfica, que também atrai turistas internacionais para o Brasil. “O audiovisual brasileiro é bem visto lá fora. Eles pedem pelo nosso cinema, nossa música, nossa cultura”, disse.
O episódio “Rio Grande do Sul, terra que se Refaz” demonstra a amplitude de opções para quem visita o estado e convida os espectadores a redescobrir a região mostrando destinos preparados, seguros e repleto de histórias inspiradoras. O vídeo completo pode ser assistido no canal oficial da Embratur no YouTube.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.