21/10/2025 – A Embratur e o Sebrae realizam, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, a apresentação oficial do Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Ceará, mais uma etapa do Plano Brasis (2025–2027), o Plano Internacional de Marketing Turístico desenvolvido conjuntamente por Embratur, Sebrae e Ministério do Turismo. A ação será realizada durante a BTM – Brazil Travel Market, no Centro de Eventos do Ceará.
O encontro, marcado para a próxima sexta-feira (24), reunirá representantes do trade turístico, gestores públicos e lideranças do setor para apresentar estratégias que orientam a atuação do Ceará no mercado internacional, com foco em ampliar a visibilidade do estado, atrair novos fluxos de visitantes e fortalecer a cooperação entre os entes públicos e privados.
O Plano destaca os principais destinos estratégicos do estado — como Jericoacoara, Cumbuco, Fortaleza, Canoa Quebrada e Fortim — e identifica os mercados emissores prioritários. O documento também aponta oportunidades de expansão a partir de novas conexões aéreas, além de sugerir ações voltadas à diversificação da oferta turística, incluindo segmentos como sol e praia, ecoturismo, esportes náuticos e turismo de base comunitária.
Estarão presentes o secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck; o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Igor Pinho; o assessor da diretoria do Sebrae/CE, Carlos Viana; entre outras autoridades. A apresentação técnica do Plano Brasis será feita pelo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e pela gerente de Gestão de Gabinete da Embratur, Sáskia Lima de Castro.
Serviço:
Lançamento do Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Ceará (Plano Brasis)
Data: 24 de outubro de 2025
Horário: 9h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Espaço Arena SENAC na área da BTM). Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Pavilhão Oeste – Entrada B – Fortaleza/CE.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.