PLANO BRASIS

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Iniciativa da Embratur, plano de marketing internacional do Brasil vai promover o estado no exterior, destacando o ecoturismo, a gastronomia local e as experiências de base comunitária
Eudes Benício/Embratur
Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o plano para Rondônia foi definido de forma participativa, com a colaboração de gestores e do trade turístico local

22/10/2025 – Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicionais amazônicos. Esses são alguns dos atrativos e pontos fortes do turismo de Rondônia destacados no Plano Brasis, plano de marketing internacional do Brasil, que foi apresentado ao trade turístico rondoniense nesta quarta-feira (22). A apresentação aconteceu dentro da programação do Expo Turismo, maior encontro do turismo no estado, em Porto Velho.

Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o plano articula a estratégia nacional de promoção do Brasil no exterior com as vocações de cada unidade da federação para uma promoção coordenada, fortalecendo a presença do estado no exterior e diversificando destinos. A Embratur está percorrendo os estados, apresentando os planos de ação individualizados e incentivando que a estratégia de promoção internacional regional e do país ocorra de forma integrada e colaborativa.

O plano para Rondônia foi definido de forma participativa, com a colaboração de gestores e do trade turístico local, garantindo que a estratégia atenda às necessidades e realidades da região. “O Plano Brasis chega para articular a estratégia nacional de promoção do Brasil com as vocações de Rondônia. É um plano que foi pensado para destacar as características próprias de cada destino. Por isso ‘Brasis’. Somos diversos, muito países dentro de um só. A cooperação entre Embratur, governo estadual e o setor privado rondoniense potencializa a promoção de destinos da Amazônia”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“Nosso objetivo é integrar os esforços para uma atuação coordenada, que resulte em mais visitantes internacionais, gerando emprego e renda para a população do estado”, completou Freixo.

Na abertura oficial da ExpoTurismo, que antecedeu a apresentação do Plano Brasis, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, destacou a importância da atividade turística para o estado. “Tivemos um crescimento de 18% no turismo internacional. A gente acredita no turismo como gerador de emprego e renda. O turismo fortalece o nosso estado. Temos que mostrar a todos que chegam aqui, o quanto nós somos importantes”, disse o chefe do Executivo.

A apresentação técnica no auditório da Expo Turismo foi conduzida pela a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques e pelo gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Agência, Alexandre Nakagawa. Foram discutidos mercados, segmentos e ferramentas com potencial de impulsionar a chegada de turistas internacionais para os destinos rondonienses.

Para o diretor-superintendente do Sebrae Rondônia, José Alberto Anísio, o Plano Brasis vem para somar no desenvolvimento do setor no estado. “Rondônia está em crescente ascensão no turismo, com o investimento do governo federal, do governo estadual, da parceria com a Embratur, todas as entidades que têm relação com o turismo. E esse plano vem para nos fortalecer. Com o desenvolvimento desse setor, nós vamos ter outras cadeias produtivas que estão em formação. Com isso a parte turística acaba sendo agregada de forma direta e na ponta”, afirmou.

“Esse é um momento bem importante do turismo. O Plano Brasis vem justamente para aproximar esses dados técnicos estratégicos, de conhecimento, para o trade. Na verdade, toda a gama de informações serve para o crescimento que nós desejamos e trabalhamos para chegar a cada dia”, acrescentou o superintendente estadual de Turismo, Gilvan Pereira.

Plano Brasis

O Plano Brasis foi instituído pela Portaria nº 11/2025 e sucede o Plano Aquarela, definindo as diretrizes para a promoção internacional do Brasil até 2027. O documento está alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027 e foi construído com ampla participação de estados, municípios, entidades do setor turístico, setor privado e sociedade civil.

Visando posicionar o Brasil como um destino internacionalmente reconhecido por sua diversidade e por suas experiências turísticas autênticas e sustentáveis, o Plano Brasis apresenta uma estratégia de marketing estruturada objetivos que se desdobram em caminhos estratégicos, direcionamentos táticos e um conjunto de ações, programas e projetos a serem implementados até 2027.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.