INTELIGÊNCIA DE DADOS

Brasil supera média de crescimento mundial na chegada de turistas internacionais no 1º semestre de 2025

Newsletter da Embratur, Dadosfera destacou o registro de alta do turismo internacional no Brasil, de 48,2%, superando a média global, segundo dados da ONU Turismo e Embratur
Visit Brasil-Embratur/Divulgação
Entre as informações, a publicação destaca o bom desempenho do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília no Índice Global de Atratividade Turística, que avaliou 191 cidades com base na percepção dos turistas

23/10/2025 – A Embratur divulgou, nesta quarta-feira (22), a edição de outubro da Dadosfera, newsletter trimestral de inteligência de dados voltada para o trade turístico e os destinos brasileiros. O levantamento aponta que o Brasil registrou o maior crescimento em chegadas de turistas internacionais entre os 50 principais destinos do mundo, com alta de 48,2% no primeiro semestre de 2025. Os dados são da Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo).

O crescimento do Brasil superou a média mundial, que foi de 5% em relação a 2024, e a da América do Sul, com alta de 14%. Em relação às receitas do turismo internacional, o país registrou um aumento de 12,9%, o que posiciona o Brasil na 47ª colocação mundial neste quesito. O desempenho do setor no primeiro semestre superou em 4% os níveis de 2019, período pré-pandemia.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o trabalho conjunto da Agência com companhias aéreas, aeroportos, estados e municípios, além da diversificação na promoção internacional de destinos, vem contribuindo para a ampliação da conectividade aérea e a atração de mais turistas internacionais. “Cada iniciativa da Embratur, cada conquista que alcançamos juntos com o trade turístico, é baseada em estudos, em dados que nos ajudam a encontrar a melhor direção para a promoção do Brasil”, disse.

“O desempenho do turismo internacional no Brasil comprova o que estamos falando. No primeiro semestre, tivemos um crescimento nas chegadas de turistas em mais de 48% se comparado com 2024. E os dados, hoje, já mostram que o fechamento do segundo semestre deve manter este mesmo patamar”, acrescentou Freixo.

Nas redes e nos ares

A newsletter destaca, também, o bom desempenho de cidades brasileiras no Índice Global de Atratividade Turística, relatório da Yanolja Research em parceria com a Universidade de Purdue (Estados Unidos) e a Universidade Kyung Hee (Coreia do Sul). A publicação avaliou o apelo de 191 cidades ao redor do mundo, com base na percepção dos turistas registrada a partir de dados de mídias sociais, entre junho de 2024 e maio de 2025.

As três cidades brasileiras analisadas pelo estudo apresentaram avanço em relação a 2024: São Paulo subiu da 40ª para a 33ª posição, o Rio de Janeiro passou do 58º para o 53º lugar e Brasília ganhou destaque ao alcançar a 80ª colocação, uma evolução de 23 posições.

E segundo dados da ForwardKeys, companhias aéreas já emitiram mais de 761 mil bilhetes internacionais para o Brasil para o período de outubro a dezembro deste ano, um crescimento de 15% em relação a 2024. A projeção de crescimento acumulado na venda de passagens do exterior para destinos brasileiros em 2025 é de 41,6%, com destaque para mercados como Colômbia (+65%), México (+47%), Argentina (+37%) e Peru (+26%).

Inteligência de Dados na Embratur

A Embratur coleta, analisa e divulga dados sobre o turismo internacional no Brasil. Ampliado nesta gestão, o trabalha com indicadores internacionais e fluxos de demanda projeta a chegada de turistas estrangeiros e municia gestores públicos e privados com informações para tomada de decisões sobre investimentos.

Além da Dadosfera, para auxiliar o trade, a Agência disponibiliza o Portal de Dados (dados.embratur.com.br), parada obrigatória para qualquer gestor de turismo que queira trabalhar em seus projetos com mais qualidade e com base em informações estratégicas. Nele, é possível encontrar informações bem detalhadas sobre chegadas por origem, receita turística, conectividade aérea com o Brasil e os Market Insights, documentos que trazem estudos detalhados sobre cada um dos principais emissores de turistas ao país, fluxos, perfil, ciclo de compra da viagem, entre outros dados.

Clique aqui e acesse a Dadosfera.

Não perca nenhuma edição. Clique aquiinscreva-se no canal da Embratur no Whatsapp e receba todas as novidades.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.