PROMOÇÃO INTEGRADA

Embratur combina BTM e famtour para impulsionar turismo italiano no Nordeste com sinergia de ações

Sete operadores da Itália participam de rodadas de negócios em Fortaleza e viagem de familiarização pela Rota das Falésias, passando por destinos do Ceará e do Rio Grande do Norte
Ayrana Lopes/Embratur
Além de conhecer estados do Nordeste de forma integrada, operadores italianos descobriram mais sobre o Brasil em encontro de relacionamento profissional

21/10/2025 – A Embratur convidou sete operadores de turismo da Itália para rodadas de negócios na feira Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza (CE). O grupo está no estado a convite da Agência, em parceria com o Sebrae, para a Experience Brasil Famtour Rota das Falésias, viagem de familiarização percorrendo destinos cearenses e potiguares. Integrados ao programa de compradores da feira, os convidados participaram de encontros de relacionamento com 10 representantes do trade turístico brasileiro, ao lado de outros operadores internacionais da Colômbia, Espanha e Paraguai.

A presença dos operadores no evento permitiu a geração de negócios com o setor de turismo local. A ação conjunta com a feira amplia as oportunidades de negócios e reforça o compromisso da Embratur em posicionar o Brasil como um destino competitivo no cenário internacional. Os operadores italianos chegaram nesta quarta-feira (22), estão percorrendo destinos como Aquiraz, Fortim e Aracati, no Ceará, e Macau, Galinhos e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. A viagem se estende até 1º de novembro.

“Estamos conectando quem vende o turismo na Itália com o nosso trade turístico. Ações como o Experience Brasil Famtour, combinadas com a força de feiras como o BTM, são um caminho acertado, eficaz, para mostrar a diversidade do nosso país, gerar negócios e garantir que o Brasil siga crescendo como destino preferencial na América Latina”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“Em parceria com o Sebrae, nós estamos mostramos um Brasil autêntico e preparado para receber um turista que valoriza a sustentabilidade e a cultura local. Esta iniciativa fortalece a cadeia produtiva do turismo na Rota das Falésias, gerando emprego e renda a partir da promoção internacional”, acrescentou Freixo.

“Este trabalho faz parte de uma estratégia que está sendo desenvolvida em várias frentes. Com isso, estamos evidenciando as potencialidades do Brasil, que vem da criatividade do nosso povo, dos aspectos culturais únicos e do empreendedorismo. Os pequenos negócios estão presentes em toda cadeia produtiva do turismo e representam mais de 95% das empresas do setor”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Muitos Brasis

Entre os profissionais italianos, Fabrizia Fanelli, da empresa Daydream, destacou a importância da rodada de negócios conjugada com a famtour. “Penso que é uma excelente oportunidade para nós visitarmos a BTM. Tivemos a possibilidade de falar sobre o Brasil, descobrir as diferenças e ter uma visão mais ampla do que significa estar aqui para organizar um itinerário particular. Acho que é uma grande oportunidade de vender o Brasil em uma visão maior e de encontrar novas rotas”, disse.

Para a também operadora Alessia Lupo, da Travel Experience T.O, a famtour está trazendo uma visão mais diversificada de Brasil para os convidados. “Sempre vendemos o Brasil com itinerários mais clássicos, como o tour Rio, talvez o Pantanal. Neste particular, pude começar a saborear uma visão diferente, uma parte diferente a ser integrada à minha visão do Brasil. E em particular, durante a rodada de negócios, penso que foi interessante ter várias outras opções do que o país pode ser. No final das contas, [o Brasil] é realmente muito grande”, refletiu.

“Este encontro me serviu para ter um panorama mais abrangente do que é o Brasil. Porque não é sempre o mesmo Brasil. É um país realmente vasto, e estou realmente contente por descobrir essa outra parte”, acrescentou Alessia Lupo.

Convidados estratégicos

Ao mesmo tempo que promoveu estados do Nordeste (Ceará e Rio Grande do Norte) de forma integrada, a Experience Brasil Famtour Rota das Falésias apresentou, para os operadores Italianos, um roteiro diverso e com mais de 200 quilômetros de paisagem, cultura e história no litoral brasileiro. Com a ação, a Embratur aumenta a oferta de destinos brasileiros no mercado italiano, possibilitando a geração de novos negócios, com foco nos segmentos de Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo.

A escolha da Itália considera o perfil do turista, que busca, em grande parte, experiências em natureza e cultura. O país europeu é o nono maior emissor de turistas do mundo, e o Brasil é o principal destino na América Latina para este público. Em 2024, o Brasil recebeu 154 mil italianos, um aumento de 19,4% em relação a 2023. A conectividade aérea com hubs europeus para Fortaleza e Natal facilita o acesso à região.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.