23/10/2025 – A Embratur participa, nesta quinta (23) e na sexta (24), da Brazil Travel Market (BTM) 2025, um dos maiores eventos de turismo de negócios do país, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Durante o evento, a Agência promoverá uma série de atividades, incluindo rodadas de negócios com compradores internacionais, painéis temáticos e a apresentação do Plano Brasis Ceará, que detalha as diretrizes e prioridades da promoção internacional para ampliar a presença do estado no mercado turístico global.
“A BTM desempenha papel relevante na internacionalização do turismo brasileiro, aproximando mercados e gerando oportunidades que resultam em mais empregos, renda e desenvolvimento regional. Em Fortaleza, uma das cidades com maior conectividade aérea do Nordeste, o encontro reforça o protagonismo da região no turismo receptivo e emissivo, atraindo investidores e compradores interessados na diversidade de destinos do país”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A agenda da Agência no evento inclui a Famtour internacional “Rota das Falésias”, realizada em parceria com o Sebrae. A ação reúne sete operadores da Itália que participarão de rodadas de negócios com representantes do trade turístico brasileiro ao lado de outros compradores internacionais da Espanha, da Colômbia e do Paraguai.
BTM 2025
Em sua 14ª edição, a Brazil Travel Market se apresenta como uma das principais plataformas de negócios do turismo no Brasil, reunindo mais de 5 mil profissionais, caravanas de todo o país e compradores internacionais. O evento, que contará com cerca de 200 estandes e dezenas de horas de conteúdo e capacitação, busca promover novos produtos e destinos, estimular o empreendedorismo e fortalecer a sustentabilidade no setor.
Parceria estratégica
A participação da Embratur na BTM é uma tradição consolidada, marcada por ações de promoção internacional e apoio à comercialização de produtos turísticos brasileiros. Em edições anteriores, a Agência destacou destinos do Nordeste e do Norte, promoveu encontros entre operadores e empresários e apresentou estratégias voltadas ao turismo sustentável e de natureza, temas que permanecem no centro de sua atuação.
Dentro do evento, a Agência adotará diversas estratégias para articulação com o trade, entre elas estão: programa de compradores internacionais (Hosted Buyers) com recrutamento e convite para compradores especializados; capacitação de compradores convidados, destacando a diversidade dos destinos turísticos brasileiros, com ênfase no turismo de natureza, aventura e experiências, além de evidenciar a rica cultura, gastronomia e biodiversidade do país; geração de oportunidades de negócios, atraindo mais turistas estrangeiros e contribuindo para o aumento da geração de empregos e renda no Brasil; promoção e divulgação dos produtos e destinos turísticos brasileiros durante as visitas aos estandes dos estados, fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional; entre outras.
Com essa nova edição, a Embratur reafirma sua missão de fortalecer a presença do Brasil nos principais mercados emissores, valorizar a diversidade cultural e natural do país e estimular parcerias que gerem resultados concretos para o turismo nacional.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.