PLANO DE MARKETING

Plano Brasis aponta ao trade do Ceará oportunidades para o crescimento do turismo internacional no estado

Embratur e Sebrae apresentaram o Plano Brasis Ceará. Ação faz parte de um conjunto de 27 documentos estaduais, que orientam as ações de promoção internacional do Brasil até 2027.
Divulgação/Embratur
A iniciativa tem o objetivo de ampliar a visibilidade do Ceará no cenário global.

24/10/2025 – A Embratur apresentou, nesta sexta-feira (24), ao trade turístico e a autoridades o Plano Brasis Ceará, documento que integra o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, desenvolvido em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. A estratégia define as diretrizes para promover o estado no exterior, conectando os atrativos locais às tendências globais do setor e fortalecendo sua inserção nos principais mercados emissores de turistas internacionais.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar a visibilidade do Ceará no cenário global, atrair visitantes estrangeiros e impulsionar a geração de emprego, renda e negócios no setor. Com o Plano regionalizado, o estado se insere na estratégia nacional de promoção coordenada dos destinos, com foco na competitividade internacional do Brasil e do fortalecimento das estratégias estaduais. 

Na apresentação, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou que o cenário atual de crescimento no número de turistas estrangeiros é propício para a adoção de uma estratégia integrada de promoção do Ceará internacionalmente.

“A janela de promoção internacional do nosso país está posta, pois pela primeira vez a gente chegou nos 7 milhões de turistas internacionais. Daí a importância do plano de marketing para a gente poder captar turistas ao estado do Ceará, reconhecendo e mostrando seu potencial de atrativos, que são únicos. Com isso, a reflexão para se chegar ao nome “Brasis” do plano foi de que nós somos muitos países dentro de um país, e isso é o que de fato nos diferencia”, salientou Reis.

Sobre a utilização da Inteligência de Dados adotada pela Embratur, Reis destacou que todas as decisões são baseadas em dados. “A gente não usa o achismo com turismo. Para a Embratur, o mais importante é a sinergia entre as ferramentas e a utilização de dados para a tomada de decisões. Com isso, vimos que faltava esse farol do âmbito do Governo Federal para orientar como é que os estados deveriam estar fazendo promoção, quais são os nichos, os países e etc. Assim surgiu o Plano Brasis”, destacou.

“Essa missão de uma estratégia nacional chega muito bem aqui no Ceará. É muito importante a gente ter a percepção que essa promoção no exterior fortalece ainda mais o estado. O papel do Sebrae/CE é ajudar com que pequenos negócios ligados ao trade turístico estejam preparados nas regiões para receber esses turistas. O plano auxilia para que a gente possa preparar cada vez mais as empresas e os pequenos negócios para que recebam bem aqueles turistas que vêm nosso estado a partir dessa ação”, destacou o assessor da diretoria do Sebrae Ceará, Carlos Viana.

“O Ceará é absolutamente bonito e muito diverso. A gente tem todos os segmentos e, se a gente puder, vamos trabalhar todos os mercados, todos os países apresentados como emissores pelo Plano Brasis. Com isso, nós do Ceará, esperamos aprender bastante“, destacou o coordenador da Secretaria de Turismo do estado do Ceará, Thiago Marques.

A secretária de Turismo da capital cearense, Denise Carrá, classificou a apresentação do Plano como “uma verdadeira aula”. “Com ele, não está ganhando só Fortaleza especificamente, mas todo o estado. Ter esse plano de promoção internacional nos deixa cada vez mais confortáveis para receber quem chegar à nossa cidade. Com certeza esse plano vem para somar”, afirmou.

Após a apresentação, o objetivo é que Secretarias de Turismo, convention bureaux, operadores e o trade local atuem de forma coordenada e em uma narrativa única de internacionalização. Essa integração é essencial para transformar a promoção em conversão real, ou seja, o aumento do fluxo de turistas internacionais.

Plano Brasis Ceará

O Ceará tem se consolidado como um dos principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste. Na apresentação, foi destacado que, até setembro de 2025, o estado já recebeu quase 80 mil visitantes do exterior. O volume é 28,30% maior que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Polícia Federal e da Embratur.

Além disso, os participantes do evento conheceram os principais mercados emissores para o estado, dados da conectividade aérea, perfil dos viajantes, motivação das viagens, entre outros pontos. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.