GOVERNO FEDERAL

Com Alckmin, Freixo apresenta dados do turismo internacional e promoção global da cultura como política de Estado

Com 7,09 milhões de chegadas e US$ 6,04 bilhões do turismo internacional no Brasil em nove meses, Embratur mira sustentabilidade do crescimento com campanha cultural global
Renato Vaz/ Embratur
Na última vez em que se encontraram, o presidente da Embratur conversou com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para falar do Plano Brasis

29/10/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (29), com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. No encontro, Freixo apresentou a Alckmin os números recordes do turismo e conversou sobre uma política de internacionalização da cultura brasileira para ampliar a presença do país no exterior e manter a alta nas entradas de turistas internacionais e divisas estrangeiras do setor.

O diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, também participou do encontro. Conforme Freixo explicou ao vice-presidente, a estratégia da Agência é buscar a sustentabilidade do crescimento do turismo internacional no país. O objetivo é provocar uma sinergia integrando a promoção turística com a internacionalização da cultura em diversas áreas. Esse foi o primeiro diálogo sobre o tema com entes estatais.

“Nós falamos sobre os nossos recordes na entrada de turistas e a importância de manter a sustentabilidade do crescimento no número de turistas. Para isso, precisamos estabelecer uma política de Estado que fortaleça essa promoção e se aproprie também de elementos da nossa cultura levando música, filmes, games e a literatura brasileira ao mercado global”, explicou Freixo.

De acordo com Gevaerd, o plano é formar um grupo de trabalho unindo a Embratur, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério da Cultura (MINC) e a Apex Brasil. “A gente tem que pensar como criar uma estratégia de sustentabilidade do crescimento do turismo internacional e a cultura é uma ferramenta central”, acrescentou.

Chegadas internacionais e entrada de divisas

Durante o ano de 2025, o Brasil vem registrando recordes robustos e frequentes na entrada de turistas internacionais e no dinheiro que esses turistas deixam no País. Em nove meses, o país registrou 7,09 milhões de viajantes estrangeiros nos destinos nacionais. O dado representa um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024 e supera todo o ano passado, do ano passado , que já havia sido o recorde histórico, com a chegada de 6,77 milhões de turistas.

Os números são da Embratur em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo. Já em relação à entrada de divisas do turismo internacional, o registro de janeiro a setembro de 2025 foi de US$ 6,04 bilhões, valor 11,7% maior que o registrado no mesmo período de 2024 (US$ 5,4 bilhões).Os dados, nesse caso, são do Banco Central.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.