03/11/2025 – O Brasil se apresenta na WTM Londres, a partir desta segunda-feira (3), com uma série de ações e estande renovado. A Embratur, em parceria com o Sebrae, marca presença, até quinta (6), na feira internacional de turismo B2B World Travel Market (WTM), na capital inglesa, ao lado de 54 coexpositores. O novo espaço foi pensado para fortalecer ainda mais a promoção internacional do país, expressando a essência da brasilidade por meio do design, da experiência e da hospitalidade oferecidos aos participantes do evento interessados no Brasil.
Mais do que uma vitrine, o estande brasileiro posiciona o país como um anfitrião de excelência, preparado para receber viajantes do mundo todo com criatividade, diversidade e riqueza cultural estimulando a procura pelo Brasil durante a WTM e fomentando encontros, reuniões e negócios entre os coexpositores e os demais presentes. Para se ter uma ideia do potencial, em 2024, o evento recebeu mais de 46,3 mil profissionais de 184 países. Com 5 mil compradores internacionais, mais de 29 mil reuniões foram agendadas.
No novo estande, os visitantes serão convidados a vivenciarem um pouco da alma brasileira, com experiências interativas, degustações de pratos típicos e caipirinhas, e apresentações que possibilitam colocar o país na prateleira de negócios do turismo com alta qualidade. Convidativo, o espaço chama os presentes a descobrirem o jeito autêntico, caloroso e vibrante de ser brasileiro ostentando destinos que representam a pluralidade do país, como Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, além de localidades como Bonito (MS), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Niterói (RJ), Salvador (BA), São Sebastião (SP), Pantanal, e Rota das Emoções.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o bom momento do turismo internacional no Brasil é mais um incentivo para a renovação. “Nossa presença na WTM Londres, com este estande renovado, é a materialização da nossa estratégia: mostrar um Brasil autêntico, moderno e pronto para o mundo. Nosso objetivo é claro: fortalecer parcerias, gerar negócios e mostrar que, além das belezas naturais únicas, o Brasil oferece uma experiência turística autêntica, calorosa e inesquecível. Os outros países estão vindo ao Brasil e isso significa nossa economia ficando mais forte e mais emprego e renda nos nossos destinos”, afirmou.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância de marcar presença na WTM para os pequenos negócios. “O Brasil é único. Só o Brasil tem seis biomas. E cada lugar que se vai é surpreendente. Não tenho dúvidas de que o povo brasileiro é um dos mais criativos do mundo. Tenho percorrido o país e vejo o quanto temos de riqueza humana, que se traduz na cultura e na arte. Os pequenos negócios sabem disso e os aspectos culturais e o modo de ser vem sendo um dos elementos estratégicos dos pequenos negócios, que representam mais de 95% do setor do turismo”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Soft Power
Outra importante ação da Embratur na WTM Londres é o lançamento da nova campanha internacional “Brasil. It’s a vibe. Come experience it.”. A campanha é um chamado para sentir a brasilidade a partir da cultura brasileira, em suas diferentes manifestações.
Parceria com a Netflix
Durante o evento, a Embratur e a gigante do streaming Netflix lançam, juntas, um guia turístico baseado em séries e filmes nacionais disponíveis na plataforma e que tiveram bom engajamento. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Agência e a empresa de tecnologia assinado em maio deste ano, durante a Rio2C.
Inspirada em experiências internacionais bem-sucedidas da Netflix em países como França e Espanha, a iniciativa prevê, ainda, um vídeo promocional que associa o potencial turístico do Brasil a produções que já conquistaram o público global.
Pantanal e Amazônia no Feel Brasil
Durante a feira internacional, a Embratur também fará ativações do Feel Brasil. As ações apresentarão aos visitantes do estande do país a grandiosidade da Amazônia e do Pantanal, biomas reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
A programação também inclui ainda um cooking show de gastronomia pantaneira, que apresentará receitas típicas e sustentáveis inspiradas na cultura e nos ingredientes do Pantanal. O público descobrirá ainda a força do projeto Feel Brasil, uma plataforma que transforma em experiências tudo o que faz do país um destino singular.
Desenvolvido pela Agência em parceria com o Sebrae, o projeto está disponível em seis idiomas e foi criado para atender aos novos desejos do viajante global: sustentabilidade, diversidade e conexão humana. São 101 vivências autênticas, distribuídas pelas 27 unidades da federação, conduzidas por quem vive e preserva cada território.
Marca Amazônia
O estande do Brasil também será palco do lançamento da Marca Amazônia, iniciativa que reposiciona o bioma como um destino de transformação. Um lugar onde cada visitante é tocado pela força da floresta e sai diferente de como chegou.
A marca apresenta um novo conceito: o turismo de transformação, que convida o viajante a viver experiências de conexão, aprendizado e propósito. Com o lema “Você muda. A Amazônia muda você.”, a iniciativa promove os estados amazônicos como um único destino e traduz o poder desse território que une natureza, cultura e espiritualidade.
Brasil no centro do turismo mundial
Nos primeiros nove meses de 2025, o país alcançou um marco histórico com mais de 7 milhões de visitantes estrangeiros, superando a meta prevista para todo o ano no Plano Nacional de Turismo 2024–2027 (6,9 milhões de turistas internacionais).
A Europa tem um papel importante nesse crescimento, com alta de 20% nas chegadas de janeiro a setembro. E entre os mercados de destaque, o Reino Unido ocupa posição estratégica: 68% dos britânicos demonstram interesse em conhecer o Brasil, atraídos pela cultura vibrante, clima tropical e gastronomia diversa. Atualmente, duas rotas diretas conectam Londres a São Paulo (Guarulhos) e ao Rio de Janeiro. São 1.135 voos previstos para 2025, totalizando 374 mil assentos disponíveis que impulsionam novas experiências.
Sobre a WTM
Realizada anualmente, a WTM Londres é reconhecida como o principal encontro global B2B de turismo de lazer. O evento reúne a comunidade internacional do setor para compartilhar inspiração, conhecimento e oportunidades de negócios, promovendo conexões que moldam o futuro das viagens no mundo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.