AUDIOVISUAL

Embratur e Netflix lançam guia de turismo audiovisual na World Travel Market, em Londres, para promover o Brasil com séries e filmes

Parceria reforça o papel do Brasil na estratégia global da Netflix de promover destinos e culturas por meio das histórias; Guia está disponível em cometobrasilwithnetflix.com.br
Márcio Menasce/Embratur
O anúncio foi feito durante a abertura do espaço da Embratur na WTM.

04/11/2025 – Embratur e Netflix anunciaram nesta terça-feira (4), durante a feira World Travel Market (WTM), em Londres, o lançamento de um guia virtual de turismo planejado para que viajantes do mundo todo conheçam o Brasil tendo como ponto de partida os lugares eternizados em séries, filmes e reality shows brasileiros da Netflix.

A primeira parada é a região Amazônica, onde foram gravadas produções como a série Cidade Invisível 2, o filme Ricos de Amor 2, a segunda temporada do reality show Casamento às Cegas Brasil e o especial Whindersson Nunes: É de Mim Mesmo. Por meio do guia, fãs e viajantes podem explorar as múltiplas faces da Amazônia — de sua natureza e festividades à vida urbana, gastronomia e cultura local.

O anúncio foi feito durante a abertura do espaço da Embratur na WTM com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do Embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota; e do diretor da Netflix para Parcerias Estratégicas com Governos, Sergio Vinay.

“Além de muito importante para a Netflix, o Brasil é um país riquíssimo em cultura e paisagens. Com este guia, queremos que os espectadores se sintam convidados a conhecer o país de perto, vivenciando na prática as histórias que aprenderam a amar pelas telas”, afirma Sergio Vinay.

“A Netflix é uma grande vitrine internacional, e essa parceria reforça o potencial do audiovisual brasileiro para inspirar pessoas a conhecerem nosso país, nossa cultura e nosso povo. É um exemplo de como o audiovisual e o turismo podem ser grandes aliados na geração de oportunidades e desenvolvimento”, completa Marcelo Freixo.

A iniciativa reforça o papel estratégico do Brasil dentro da atuação global da Netflix em turismo audiovisual, alinhando-se a projetos semelhantes realizados na Coreia do Sul, França, Espanha e Tailândia. Em cada país, o objetivo é o mesmo: usar o poder do audiovisual para inspirar o público a conhecer mais o mundo real por meio das histórias que ama. Em 2026, o guia brasileiro vai ganhar novos capítulos, sobre temas como Pantanal, culinária e praias.

O guia de turismo audiovisual já está disponível em: cometobrasilwithnetflix.com.br.

Sobre a Netflix

A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo. São mais de 300 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, filmes e jogos de diversos gêneros e idiomas. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título quantas vezes quiserem em qualquer lugar e alterar o plano a qualquer momento.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.