INOVAÇÃO

What’s UP, Belém?: Embratur lança guia oficial com IA para o turista aproveitar o melhor da cidade durante a COP30

A ferramenta funcionará como um canal de informações sobre a cidade durante o evento
Embratur – Sebrae / Divulgação
Em Belém, os visitantes poderão acessar o serviço por meio de QR Codes

4/11/2025 – Em uma ação inédita voltada à hospitalidade e à sustentabilidade digital, a Embratur lança, por meio do EmbraturLAB, o “What’s UP, Belém?”, um guia turístico interativo que utiliza Inteligência Artificial para qualificar a experiência de visitantes durante a COP30, em Belém (PA). A ferramenta, disponibilizada a partir desta terça-feira (4), funcionará como o canal oficial de informações turísticas sobre a cidade durante o evento.

Desenvolvido pela Agência e a startup SmartTalks.ai, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) , o agente de IA conversacional multilíngue interage em tempo real com os usuários, oferecendo informações precisas, verificadas e georreferenciadas sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e turismo sustentável. 

O canal  será o WhatsApp, o que dispensa o download de aplicativos. Para acessar a assistente,  QR Codes estão distribuídos em pontos estratégicos, como Centros de Atendimento ao Turista (CATs), totens informativos e postos de hospitalidade da COP30. 

Para compor a base de informações do agente conversacional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma ampla identificação da oferta turística de Belém. O levantamento reuniu dados sobre atrativos culturais, serviços, equipamentos turísticos, garantindo que o conteúdo oferecido pela ferramenta seja preciso, atualizado e representativo da diversidade local. Para esse trabalho foi utilizado o aplicativo desenvolvido pela UFF em parceria com a Embratur no Projeto de Identificação da Oferta Turística da Cidade do Rio de Janeiro. Este passo foi  essencial para assegurar que o “What’s UP, Belém?” reflita a identidade amazônica e contribua para uma experiência turística mais autêntica e qualificada durante a COP30.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o “What’s UP, Belém?” foi desenhado para ser acessível e fácil de usar. “O grande diferencial do “What’s UP, Belém?” está na confiabilidade do conteúdo. Todo o inventário de informações turísticas, culturais e de serviços passa por um processo de curadoria e validação acadêmica conduzido pela UFF e UFPA. Com a leitura dos QR Codes, o sistema também utilizará georreferenciamento, permitindo respostas personalizadas conforme a localização do visitante, como, por exemplo, ‘o que há perto de mim?’”,  explicou.

Em Belém, os visitantes poderão acessar o serviço por meio de QR Codes.  O chat também está integrado a portais oficiais da COP30, da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Além disso, o agente conversacional foi estruturado com filtros de ESG e acessibilidade, possibilitando que a Inteligência Artificial responda a consultas complexas, como: recomende um restaurante acessível para cadeirantes, próximo ao local da COP30, que tenha práticas sustentáveis comprovadas.

Para o coordenador do projeto na UFF, Professor Carlos Alberto Lidizia, o sistema é um espaço de promoção de uma experiência turística respeitosa. “A parceria com a EmbraturLAB representa um avanço no uso da tecnologia aplicada ao turismo. É um passo importante para transformar a experiência do turista em um encontro mais acolhedor com nossos territórios. O “What’s UP, Belém?” deixa também um legado de inovação ao ampliar o acesso à informação e gerar conhecimento sobre o comportamento dos visitantes”, declarou. 

Para a Diretora da Faculdade de Turismo da UFPA, Dra. Silvia Cruz, a parceria foi uma ação positiva onde todos ganharam com o projeto. “A parceria oportunizou não apenas o uso de tecnologias para garantir informações fidedignas aos visitantes,  mas foi fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pedagógico dos discentes do curso de Turismo,  que puderam exercitar as metodologias de pesquisa em Turismo,  e o conhecimento prática das tecnologias informacionais da plataforma para apresentação do assistente”, disse.

Clarissa Santigo, CEO e fundadora da SmartTalks.ai, se diz honrada em poder fazer parte desse projeto tão significativo para o Brasil e para o mundo. “Estar presente na COP 30 é um orgulho muito grande, afinal, somos uma empresa brasileira e de tecnologia proprietária de última geração. Desde 2016, ajudamos a promover o turismo brasileiro e a proporcionar experiências relevantes para as pessoas por meio da tecnologia”, afirmou.

O assistente pode ser acessado através do link: https://linkstt.us/1761739720252

Sustentabilidade

Durante a COP30, o foco das informações será em logística, segurança, transporte e serviços, com atenção especial ao turismo de base comunitária e às experiências alinhadas aos princípios ESG. A iniciativa também permitirá à Embratur coletar dados sobre o perfil e as demandas dos visitantes, fortalecendo políticas públicas e ações de promoção turística voltadas à sustentabilidade.

Marcelo Freixo ressaltou que o projeto reforça o papel da Embratur como indutora de inovação e sustentabilidade no turismo brasileiro. “A COP30 é a maior vitrine que o Brasil terá para mostrar ao mundo seu compromisso com o meio ambiente e sua capacidade de organização. O “What’s UP, Belém?” é uma resposta da Agência a esse desafio com uma tecnologia a serviço da hospitalidade, do combate à desinformação e da promoção de um turismo autêntico e responsável”, afirmou.

COP30

Marcada para ocorrer em Belém (PA), dos dias 10 a 21 de novembro de 2025, a COP30 será palco de um dos principais debates globais sobre o futuro do nosso planeta. Oficialmente, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima tem um significado profundo ao trazer, pela primeira vez, as discussões climáticas para o coração da Amazônia. A escolha de Belém destaca a urgência em focar nas soluções baseadas na natureza, na proteção da biodiversidade e no conhecimento dos povos tradicionais para enfrentar a crise climática.

Rio de Janeiro

Além de Belém (PA), o sistema também será implementado no Rio de Janeiro (RJ), o destino turístico mais consolidado do país. A iniciativa tem como objetivo estabelecer um modelo de destino inteligente em sintonia com as principais tendências globais de uso da tecnologia para o turismo. 

No Rio, o sistema será chamado de “What’s UP Rio” e atuará como um canal digital de hospitalidade e informação, integrando dados oficiais sobre atrações turísticas, transporte, segurança, saúde e eventos culturais. A proposta é otimizar a experiência do visitante e fortalecer a gestão do destino por meio da coleta e análise de dados, ampliando o legado do projeto e posicionando o Brasil como referência em inovação turística.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.