NATURAL PARKS

Brasil lança plataforma global sobre parques naturais e aposta em conservação e experiências autênticas para promover o país

O objetivo é revelar ao turista internacional paisagens de grande beleza, florestas, praias, rios e comunidades que preservam saberes ancestrais com orgulho e afeto.
Divulgação/Embratur
Rota das Emoções, itinerário que contempla três parques – Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara -, é apresentada no site.

05/11/2025 – O Brasil está abrindo uma nova janela para o mundo por meio do turismo de natureza. A Embratur, em parceria com o Instituto Semeia, lança nesta quarta-feira (5), durante a WTM Londres 2025, a plataforma Natural Parks, um portal global dedicado à promoção de parques brasileiros como destinos de turismo sustentável, vivencial e transformador. 

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa posiciona o País como referência internacional em ecoturismo e reforça a importância da conservação ambiental associada ao desenvolvimento econômico e cultural das comunidades locais.

“As pessoas querem viajar com sentido e viver algo que toque de verdade. O Brasil tem esse poder de emocionar, acolher, e transformar. Nossos parques são mais que paisagens lindas. Eles guardam histórias, culturas e modos de vida de quem vive da terra. Com essa iniciativa, colocamos esses territórios no centro da nossa estratégia internacional, mostrando que é possível conservar a natureza, gerar renda, criar oportunidades e encantar o turista. É esse Brasil que queremos revelar ao mundo”, afirma Freixo.

Roteiros

O portal apresenta sete roteiros que combinam biodiversidade, cultura e atividades ao ar livre. Os dois primeiros — Parques da Rota das Emoções e Parques da Amazônia Central — são os pioneiros do projeto. Os itinerários foram definidos com base em critérios técnicos, como conectividade, estrutura de atendimento e disponibilidade de informações turísticas, garantindo uma experiência acessível e completa.

O primeiro trajeto, Parques da Rota das Emoções, percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, conectando natureza e cultura em cenários emblemáticos do Nordeste. O roteiro inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional de Jericoacoara, reconhecidos pela UNESCO como patrimônios naturais e pela integração entre comunidades e meio ambiente.

O segundo itinerário, Parques da Amazônia Central, abrange o Parque Nacional de Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Localizados no estado do Amazonas, esses destinos proporcionam experiências como navegações por arquipélagos fluviais, estadias em ecolodges, trilhas por igarapés e vivências culturais com comunidades indígenas e ribeirinhas.

Em breve, outros cinco roteiros serão adicionados, representando todas as regiões do país — do Cerrado aos cânions do Sul, das montanhas do Espírito Santo às trilhas ancestrais dos povos originários —, compondo um mosaico da diversidade natural e cultural brasileira.

A proposta marca uma nova etapa na promoção global do turismo de natureza, oferecendo ao público internacional vivências com propósito, impacto positivo e conexão real com o território.

Parceria 

O portal Natural Parks é resultado de uma parceria entre a Embratur e o Instituto Semeia, organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do desenvolvimento sustentável de parques e unidades de conservação. A colaboração une conservação ambiental, fortalecimento de economias locais e valorização de saberes tradicionais.

“Somamos hoje cerca de 16 milhões de visitas a parques nacionais e estaduais, mas podemos chegar, de forma sustentável, até 56 milhões de visitas ao ano. O turismo em parques proporciona experiências únicas, bem-estar, além de gerar emprego, renda e conservação ambiental nesses territórios. Fortalecer a visitação dos nossos parques para turistas estrangeiros é uma forma de posicionar o Brasil como potência global para o ecoturismo e apresentar ao mundo o nosso povo e a nossa natureza”, afirma Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia. 

Feel Brasil

A novidade se integra ao Feel Brasil, iniciativa criada pela Embratur e pelo Sebrae Nacional, que reúne 101 experiências turísticas em todo o país. A proposta destaca vivências conduzidas por empreendedores locais e iniciativas de conservação e valorização cultural.

Mais de 70% das experiências são oferecidas por micro e pequenas empresas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% têm foco em inclusão social, diversidade e sustentabilidade. O Feel Brasil foi finalista dos prêmios Skift IDEA Awards 2025 (People & Community) e City Nation Place Awards 2025, consolidando o reconhecimento internacional da força humana e criativa que impulsiona o turismo brasileiro.

Plano Brasis

A nova plataforma integra, ainda, o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae. Com base nos pilares inovação, diversidade e sustentabilidade, o plano orienta a promoção global do Brasil como um destino de experiências autênticas, inclusivas e transformadoras.

Mais do que divulgar paisagens, a iniciativa reforça a visão de um país que promove o turismo como ferramenta de conservação, inclusão e conexão entre natureza, cultura e humanidade.

Acesse o portal em http://naturalparks.visitbrasil.com/

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.